Partilhar

Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Imagem: thjardins.com.br

As rosas-do-deserto, de nome científico Adenium obesum, dependendo dos cuidados podem florir o ano todo e neste artigo do umCOMO, ensinaremos como fazer as rosas-do-deserto florirem constantemente. Existem algumas exceções quanto à sua floração, que costuma ser retardada pela queda de folhas nos locais de clima temperado e em alguns casos pode até entrar em dormência durante o inverno. Mas isso é válido apenas para regiões onde o inverno costuma ser mais rigoroso, e quando acontecem, as dormências não ultrapassam os dois meses. Já em regiões tropicais, a floração pode ocorrer durante todo o ano. Para fazer as rosas-do-deserto florirem existem duas técnicas, a adubação ou poda drástica, você já vai entender como executar cada uma delas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de rosas-do-deserto

Como adubar rosa do deserto

Quando nos perguntamos o que fazer para rosa do deserto florir, a primeira coisa na qual devemos pensar é no adubo. Todas as plantas precisam de nutrientes para conseguir se desenvolverem de forma saudável, sendo assim, um solo pobre poderá não apenas impedir o crescimento de flores como deixar sua planta com um aspecto doente e até mesmo matá-la.

O método dá pouco trabalho àqueles que já cuidam de sua rosa-do-deserto e têm noções básicas de botânica, entretanto, exige a utilização de alguns produtos que podem ser comprados em lojas para jardim. A adubação consistirá em dar para a planta os nutrientes necessários para a floração, não em abundância ou em escassez, mas na medida certa.

Os principais nutrientes para a floração, em ordem de importância, são: potássio, cálcio e fósforo. No entanto, deve-se evitar o nitrogênio em excesso, detalhe que merece atenção pois o elemento podem ser encontrados nos adubos NPK comuns, sendo assim, procure os com baixa concentração como os de medidas do tipo 5-8-8 ou 5-10-10. Quanto ao cálcio, pode vir de pó de osso ou cascas de ovos moídas.

Como fazer adubo caseiro para rosa do deserto

Caso você seja um adepto ao natural e orgânico e costuma evitar o uso destes suplementos químicos comerciais, é possível dar o que a planta precisa utilizando materiais orgânicos. Para fazer adubo para rosa do deserto florir, utilize elementos como cascas de banana, farinha de osso e cascas de ovos, misturados num composto orgânico.

Adubo para rosa do deserto florir

Outra vantagem de se utilizar adubos naturais é que podemos reutilizar restos de alimentos, como as cascas de banana, em vez de jogarmos tais restos no lixo, dando outra utilidade para algo que anteriormente parecia não ter valor. Ter um belo jardim é incrível, mas tê-lo de forma natural e sustentável é ainda melhor!

Para saber mais e aprender como fazer diferentes tipos de fertilizante caseiro para rosa do deserto, leia:

O adubo natural para rosa do deserto florir também pode ser utilizado em outras plantas floríferas.

Como podar rosa do deserto

O segundo método essencial para manter sua rosa do deserto bonita e florida é a poda, que deve ser feita eliminando todas as folhas e mesmo alguns galhos da nossa planta que estejam distanciados entre cinco e quinze centímetros do caule. As folhas, quando eliminadas, estimulam novas brotações por fazer com que a planta entenda que deve concentrar as suas energias em foliação, afinal ela precisa realizar a fotossíntese. Além das folhas e galhos citados, é necessário também eliminar tudo que estiver danificado, como folhas mortas eu atinidas por pregas como insetos.

Não se assuste com a aparência da planta, ela ficará feia e pelada neste período, mas isto não deve ser motivo para escondê-la da vista das pessoas. Aproveite a poda para dar formato à planta, por exemplo, dando mais ênfase à copa.

Utilize sempre ferramentas de poda em bom estado, limpas (esterilizadas) e afiadas para cortar os ramos. Uma ferramenta com um corte fraco pode destruir as fibras encontradas nos galhos e ramos, atrofiando-os. No caso da rosa-do-deserto, planta suculenta - e não é a toa que tem "obesum" no nome científico -, cicatriza rapidamente, dispensando o trabalho de limpar o local do corte.

De início, deixe a planta num local sombreado ou meio-sombreado por quatro dias, até que a planta possa iniciar a sua cicatrização. Após este período, deixe-a receber o sol durante a manhã por aproximadamente 6 horas, mas evite os horários mais quentes do dia.

Para saber mais sobre plantio e cuidados com a rosa-do-deserto, confira os nossos artigos:

Como fazer as rosas-do-deserto florirem - Como podar rosa do deserto

Outros cuidados para rosa do deserto florir

Além das dicas essenciais acima, se você quer saber como fazer rosa do deserto dar flor, também siga as dicas abaixo:

  • Luz: a rosa do deserto, como o nome indica, é uma planta que gosta de calor e sol, sendo assim, é necessário mantê-la em local iluminado com contato direto com a luz solar. Após o período de recuperação causado pela poda, deixe a planta em contato direito com raios solares ao menos 6 horas por dia;
  • Temperatura: é necessário manter a rosa de deserto em local quente para que a planta floresça e se desenvolva de forma saudável. Caso você coloque a planta no interior de sua casa, tome cuidado para mantê-la em local quente de forma que consiga contato direito com o sol e evite ambientes muito fechados.
  • Água: sem água não há vida, por isso, toda planta precisa de hidratação para sobreviver, entretanto, é necessário tomar cuidado quando vamos regar a rosa do deserto pois o excesso de água pode fazer com que a planta apodreça. Caso esteja com dúvidas para saber se já está na hora de adicionar água, coloque o dedo na terra e funde um pouco, se o solo estiver muito seco, está na hora de regá-lo, caso contrário, não arrisque.
  • Vaso: se você deixa a rosa do deserto em um vaso, é necessário tomar cuidado com o tipo escolhido. Como visto acima, esse tipo de planta não lida muito bem com excessos de água, sendo assim, é necessário dar preferência para vasos de material poroso como argila em detrimento àqueles de plásticos, afinal, o material evitará concentração de água parada e, consequentemente, que a planta afogue.

Ainda que a rosa do deserto seja uma planta um pouco difícil de se cuidar e, principalmente, de conseguir fazer florir, não desista e nem poupe esforços, afinal, tudo valerá a pena quando surgirem as primeiras flores. Cada planta exige ambientes e cuidados diferentes, o que pode tornar um pouco difícil manter um belo jardim mas que é também muito recompensador.

Cuidado: apesar de bela, a rosa do deserto é uma planta de seiva tóxica e que não pode ser ingerida, por isso, deve ser mantida longe de animais de estimação.

Veja também: Como cultivar Rosa do Deserto em vaso

Como fazer as rosas-do-deserto florirem - Outros cuidados para rosa do deserto florir

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer as rosas-do-deserto florirem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer as rosas-do-deserto florirem

O que lhe pareceu o artigo?
46 comentários
Darci G. De Oliveira
Amei o artigo agora sei alguma coisa sobre as rosas do deserto devido o seu artigo.
A sua avaliação:
João Serafim Vieira
Artigo interessante. Me ajudou muito.
Albino Costa
A dica sobre a rosa do deserto é importante, só faltou indicar qual a época do ano a ser semeada.
A sua avaliação:
Maria Ema Custódio
Olá, bom dia, sou de Portugal, moro em Lisboa, tenho algumas rosas do deserto mas como não tenho quintal, estão na marquises que é muito quente e onde o sol chega bem. Não sei bem qual o tratamento que lhes devo de dar para obter flor pois que até agora ainda isso aconteceu, são 2 com 2 anos. Entretanto plantei mais umas tantas que já deram algumas folhinhas mas como são muito jovens estou a aguardar para ver. Agradeço que se tiver alguns conselhos para me dar o faça pois eu adoro rosas do deserto. Obrigado
A sua avaliação:
Sandra
Amei as dicas!!
lucineire
como fazer uma muda de rosa do deserto com 7 meses e meio florescer pela primeira vez
Marcondes Carlos Pereira da Silva
Tenho uma rosa do deserto ela tem um ano e ainda Não Flori
Adelaide
Minhas rosas do deserto estão adormecidas a mas de ano o q faço?
Ana Catarina Morais Habib
Olá Adoro Rosas do Deserto ,já comprei várias mas acabam morrendo ou dando flores michurucas. Gostaria de aprender a cuidar delas desde o plantio pois inclusive ganhei várias sementes.Sera que vocês poderiam me ajudar? Obrigada.
Rivanda
ACHEI MUITO BOM A INFORMAÇÃO

Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Imagem: thjardins.com.br
1 de 4
Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Voltar ao topo da página