Partilhar
Partilhar em:

Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Passo a Passo
Avaliação: 5 (89 votos)
12 comentários
27 vezes partilhado
 
Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Fonte: thjardins.com.br

As rosas-do-deserto, ou Adenium obesum, dependendo dos cuidados podem florir o ano todo e neste artigo de umComo, ensinaremos como fazer as rosas-do-deserto florirem constantemente. Existem algumas exceções quanto à sua floração, que costuma ser retardada pela queda de folhas nos locais de clima temperado e em alguns casos pode até entrar em dormência durante o inverno. Mas isso é válido apenas para regiões onde o inverno costuma ser mais rigoroso, e quando acontecem, as dormências não ultrapassam os dois meses. Já em regiões tropicais, a floração pode ocorrer durante todo o ano.

Para fazer as rosas-do-deserto florirem existem duas técnicas, a adubação ou poda drástica. Confira!

Também lhe pode interessar: Como fazer estaquia de Rosas do deserto
Instruções:
1

Antes de mais nada, se restam dúvidas quanto ao plantio e cuidados com a rosa-do-deserto, confira os nossos artigos sobre Como cuidar de rosas-do-deserto e como fazer estaquia de rosas-do-deserto.

2

Agora, comecemos pela poda drástica. Neste método, devemos eliminar todas as folhas e mesmo alguns galhos da nossa planta que estejam distanciados entre cinco e quinze centímetros do caudex. As folhas, quando eliminadas, estimulam novas brotações por fazer com que a planta entenda que deve concentrar as suas energias em foliação, afinal ela precisa realizar a fotossíntese. Aproveite a poda para dar formato à planta, por exemplo, dando mais ênfase à copa.

Fonte: curiosidadeadenium.blogspot.com
3

Não se assuste com a aparência da planta, ela ficará feia e pelada neste período, mas isto não deve ser motivo para escondê-la da vista das pessoas. Ela precisará de sol para estimular a foliação.

4

Reaproveite os ramos retirados da rosa-do-deserto. Em nosso artigo sobre como fazer estaquia de rosas-do-deserto, que deixei o link mais acima, explicamos bem como utilizar estes ramos para dar vida à novas rosas-do-deserto. Estas, com o tempo, também irão florir.

Fonte: portaldojardim.com
5

Utilize sempre ferramentas de poda em bom estado, limpas (esterilizadas) e afiadas para cortar os ramos. Uma ferramenta com um corte fraco pode destruir as fibras encontradas nos galhos e ramos, atrofiando-os. No caso da rosa-do-deserto, planta suculenta - e não é atoa que tem "obesus" no nome científico -, cicatriza rapidamente, dispensando o trabalho de limpar o local do corte.

6

De início, deixe a planta num local sombreado ou meio-sombreado por quatro dias, até que a planta possa iniciar a sua cicatrização. Após este período, deixe-a receber o sol durante a manhã por até três horas, mas evite os horários mais quentes do dia.

7

A outra maneira de se estimular a floração é através da adubação. Este método dá menos trabalho à quem cuida de sua rosa-do-deserto, mas exige alguns produtos que podem ser comprados em lojas para jardim. A adubação consistirá em dar para a planta os nutrientes necessários para a floração, não em abundância ou em escassez, mas na medida certa.

8

Os principais nutrientes para a floração, em ordem de importância, são: potássio, cálcio e fósforo. No entanto, deve-se evitar o nitrogênio em excesso. Digo porque o potássio e fósforo podem ser encontrados nos adubos NPK comuns, enquanto o cálcio pode vir de pó de osso ou cascas de ovos moídas. No caso do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), procure uma medida do tipo 5-8-8 ou 5-10-10.

9

Caso você seja um adepto ao natural e orgânico e costuma evitar o uso destes suplementos químicos comerciais, é possível dar o que a planta precisa utilizando materiais orgânicos como cascas de banana, farinha de osso e cascas de ovos, misturados num composto orgânico. Para saber mais sobre estas formas de adubagem, leia nossos artigos sobre: como fazer compostagem e como preparar substrato para mudas.

Fonte: wordbrasil.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer as rosas-do-deserto florirem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (12)

Escrever comentário sobre Como fazer as rosas-do-deserto florirem

12 comentários
A sua avaliação:
CRISTIANE FERNANDA DA SILVA
Amei as dicas de como cuidar dessa plantinha linda tenho apenas uma,pois estou começando a me dedicar as plantas somente agora,antes não tinha tempo quero ter muitas outras de outras cores e especies obrigada pelas dicas e cuidados com estas maravilhas quero receber sempre mais dicas! Bjssss.
Editor umComo.com.br
Oi Cristiane! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigado pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Luis
Após uma poda drástica minha rosa do deserto floresceu e as flores duraram pouco tempo. Esta com folhas bonitas, porém sem florescer. O que devo fazer?
A sua avaliação:
divina oliveira
comecei com uma muda e a paixão foi imediata hj tenho mais de 400 mudas e sendo que mais de 300 eu mesma germinei apartir da semente acho que leio sempre tudo que vejo a respeito e para floração estou usando o forth flores com um resultado maravilhoso
Editor umComo.com.br
Oi Divina! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e boas plantações ;)
A sua avaliação:
Maria Sirica Feiten
Qual época do ano posso podar a rosa do deserto? deverá estar sem flor?
divina oliveira
maria ja tenho algum conhecimento sobre essas danadinhas kkk apanhei demais no inicio perdi muintas mudas hj tenho mais de 400 sendo que mais de 3oo eu mesma germinei apartir da semente , eu podo as minhas quando acho que estão feias independente da epoca mas ja reparei que com a epoca das chuvas elas brotam mais rapido e o caudex tambem se desenvolve melhor , minha cidade e muinto quente e agora esta chovendo um pouco estou mudando as minhas o caudex cresce visivelmente espero ter te ajudado divina oliveira
A sua avaliação:
Vânia
Gostei muito .
Editor umComo.com.br
Oi Vânia! Que bom saber que o artigo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria RIta de Lourdes
como a flor do deserto pode florir
A sua avaliação:
ANTONIO
TENHO ALGUMAS ADENIUNS, ACONTECE QUE COM PELO MENOS 3 DELAS OS BOTÕES NASCEM E AINDA BOTÕES FICAM MARRONS E CAEM. PODE ME AJUDAR A RESOLVER ISSO?
A sua avaliação:
Zeonil guedes
Como cuidar das rosas do deserto
Editor umComo.com.br
Oi Zeonil! Nesse artigo pode encontrar todos os cuidados que deve ter com as rosas do deserto: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-rosas-do-deserto-18039.html
A sua avaliação:
iraides
gostaria de saber mas sobre as rosas
Sara Monteiro
Como deve molhar a rosa do deserto ?

Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Fonte: thjardins.com.br
Fonte: curiosidadeadenium.blogspot.com
Fonte: portaldojardim.com
Fonte: wordbrasil.com
1 de 5
Como fazer as rosas-do-deserto florirem