Partilhar

Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Por Nicolas Santos. Atualizado: 27 dezembro 2017
Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Fonte: thjardins.com.br

As rosas-do-deserto, ou Adenium obesum, dependendo dos cuidados podem florir o ano todo e neste artigo de umComo, ensinaremos como fazer as rosas-do-deserto florirem constantemente. Existem algumas exceções quanto à sua floração, que costuma ser retardada pela queda de folhas nos locais de clima temperado e em alguns casos pode até entrar em dormência durante o inverno. Mas isso é válido apenas para regiões onde o inverno costuma ser mais rigoroso, e quando acontecem, as dormências não ultrapassam os dois meses. Já em regiões tropicais, a floração pode ocorrer durante todo o ano.

Para fazer as rosas-do-deserto florirem existem duas técnicas, a adubação ou poda drástica. Confira!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de rosas-do-deserto
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, se restam dúvidas quanto ao plantio e cuidados com a rosa-do-deserto, confira os nossos artigos sobre Como cuidar de rosas-do-deserto e como fazer estaquia de rosas-do-deserto.

2

Agora, comecemos pela poda drástica. Neste método, devemos eliminar todas as folhas e mesmo alguns galhos da nossa planta que estejam distanciados entre cinco e quinze centímetros do caudex. As folhas, quando eliminadas, estimulam novas brotações por fazer com que a planta entenda que deve concentrar as suas energias em foliação, afinal ela precisa realizar a fotossíntese. Aproveite a poda para dar formato à planta, por exemplo, dando mais ênfase à copa.

Como fazer as rosas-do-deserto florirem - Passo 2
Fonte: curiosidadeadenium.blogspot.com
3

Não se assuste com a aparência da planta, ela ficará feia e pelada neste período, mas isto não deve ser motivo para escondê-la da vista das pessoas. Ela precisará de sol para estimular a foliação.

4

Reaproveite os ramos retirados da rosa-do-deserto. Em nosso artigo sobre como fazer estaquia de rosas-do-deserto, que deixei o link mais acima, explicamos bem como utilizar estes ramos para dar vida à novas rosas-do-deserto. Estas, com o tempo, também irão florir.

Fonte: portaldojardim.com
5

Utilize sempre ferramentas de poda em bom estado, limpas (esterilizadas) e afiadas para cortar os ramos. Uma ferramenta com um corte fraco pode destruir as fibras encontradas nos galhos e ramos, atrofiando-os. No caso da rosa-do-deserto, planta suculenta - e não é atoa que tem "obesus" no nome científico -, cicatriza rapidamente, dispensando o trabalho de limpar o local do corte.

6

De início, deixe a planta num local sombreado ou meio-sombreado por quatro dias, até que a planta possa iniciar a sua cicatrização. Após este período, deixe-a receber o sol durante a manhã por até três horas, mas evite os horários mais quentes do dia.

7

A outra maneira de se estimular a floração é através da adubação. Este método dá menos trabalho à quem cuida de sua rosa-do-deserto, mas exige alguns produtos que podem ser comprados em lojas para jardim. A adubação consistirá em dar para a planta os nutrientes necessários para a floração, não em abundância ou em escassez, mas na medida certa.

Veja também: Como cultivar Rosa do Deserto em vaso

8

Os principais nutrientes para a floração, em ordem de importância, são: potássio, cálcio e fósforo. No entanto, deve-se evitar o nitrogênio em excesso. Digo porque o potássio e fósforo podem ser encontrados nos adubos NPK comuns, enquanto o cálcio pode vir de pó de osso ou cascas de ovos moídas. No caso do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), procure uma medida do tipo 5-8-8 ou 5-10-10.

9

Caso você seja um adepto ao natural e orgânico e costuma evitar o uso destes suplementos químicos comerciais, é possível dar o que a planta precisa utilizando materiais orgânicos como cascas de banana, farinha de osso e cascas de ovos, misturados num composto orgânico. Para saber mais sobre estas formas de adubagem, leia nossos artigos sobre: como fazer compostagem e como preparar substrato para mudas.

Fonte: wordbrasil.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer as rosas-do-deserto florirem, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como fazer as rosas-do-deserto florirem

43 comentários
A sua avaliação:
Maria Ema Custódio
Olá, bom dia, sou de Portugal, moro em Lisboa, tenho algumas rosas do deserto mas como não tenho quintal, estão na marquises que é muito quente e onde o sol chega bem. Não sei bem qual o tratamento que lhes devo de dar para obter flor pois que até agora ainda isso aconteceu, são 2 com 2 anos. Entretanto plantei mais umas tantas que já deram algumas folhinhas mas como são muito jovens estou a aguardar para ver. Agradeço que se tiver alguns conselhos para me dar o faça pois eu adoro rosas do deserto. Obrigado
A sua avaliação:
Sandra
Amei as dicas!!
lucineire
como fazer uma muda de rosa do deserto com 7 meses e meio florescer pela primeira vez
Marcondes Carlos Pereira da Silva
Tenho uma rosa do deserto ela tem um ano e ainda Não Flori
Adelaide
Minhas rosas do deserto estão adormecidas a mas de ano o q faço?
Ana Catarina Morais Habib
Olá Adoro Rosas do Deserto ,já comprei várias mas acabam morrendo ou dando flores michurucas. Gostaria de aprender a cuidar delas desde o plantio pois inclusive ganhei várias sementes.Sera que vocês poderiam me ajudar? Obrigada.
Rivanda
ACHEI MUITO BOM A INFORMAÇÃO
Sóstenes Barbosa Pestana
Já faz um tempo que tenho uma rosa_do _ deserto. Ela tá muito bonita,só nunca botou flor. Eu comprei ela sem saber qual é a cor. Estou curioso para saber qual é. O que fazer???
zeni
já tem 1 ano que comprei minha rosa do deserto ela veio com flor, agora suas folhas estão lindas e bem verdes mas não dão flores deixo elas sempre ao sol aqui em maringá o clima é quente por q será que ela não dá flores?
A sua avaliação:
Ingrid Moreno
Gostei muito das informações, e orientação. Recomendado. Grata
Editor umComo.com.br
Oi Ingrid, que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)

Como fazer as rosas-do-deserto florirem
Fonte: thjardins.com.br
Fonte: curiosidadeadenium.blogspot.com
Fonte: portaldojardim.com
Fonte: wordbrasil.com
1 de 5
Como fazer as rosas-do-deserto florirem

Voltar ao topo da página