Partilhar

Como limpar os pisos em parquet de madeira

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar os pisos em parquet de madeira

Para limpar os pisos em parquet de madeira deve ter em conta várias coisas, sobretudo os produtos de limpeza que utiliza para limpar o chão. Outro tema importante para que os pisos fiquem bem limpos é a qualidade dos materiais de limpeza. Neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe algumas dicas sobre como limpar os pisos em parquet de madeira.

Também lhe pode interessar: Como limpar piso de madeira
Passos a seguir:
1

Pegue num balde (balde de limpeza) e encha-o com água morna. Também pode usar água quente para lavar os pisos em parquet.

2

Deite um esguicho de vinagre normal.

3

Use um pano úmido, sem molhar demasiado a madeira. Não deve lavá-lo com água abundante, a umidade é inimiga do parquet e pode provocar levantamentos nas madeiras.

4

Deixe o piso de parquet secar lentamente.

5

A cada 2 ou 3 meses é recomendável espalhar sobre o parquet uma fina camada de azeite (de oliva) com um pano limpo e arrastando um pano com os pés, com este método evitará que a madeira fique ressequida e os pisos ficarão mais brilhantes.

6

Para que este processo seja o mais eficaz possível é importante não deixar que a sujidade se cole sobre a madeira, para isso limpe regularmente eliminando o pó com um espanador um um pano seco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os pisos em parquet de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Não acrescente produtos com altos teores de ácido à água ou que contenham ceras ou silicones. A sua utilização afeta um posterior envernizamento. O pior inimigo dos pisos de madeira são alguns produtos com químicos ou muito abrasivos, que a longo prazo lhe removem o brilho e geralmente corroem o chão.

Escrever comentário sobre Como limpar os pisos em parquet de madeira

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
val
Estou reformando minha casa e choveu muito em um dos cômodos com parket, será que tem como recuperar?
kelly
Caso voce tenha alguma dificuldade em escolher um bom produto para seu piso, fica aqui minha experiencia,,, a algum tempo atras eu precisava renovar o piso do meu apartamento,, então usei um removedor de ceras chamado W&W,, Este produtinho limpou rapidamente toda a cera antiga que estava aplicada no piso com certa facilidade,, depois eu utilizei uma cera W&W acetinada que teve o poder de restaurar completamente aquele piso velho e sujo que eu tinha no meu apartamento,, produtos excelentes,, recomendo!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Kelly, muito obrigada pelo seu depoimento :) Continue a acompanhar-nos ;)
dirce
qual o material para limpar piso de madeira e onde comprar?
maria garcia
agradeço as dicas mas o meu problema é como remover verniz aplicado há muito tempo e de que ainda há resíduos obrigada
sandra
boa noite, agradeço opiniao como limpar o musaico de minha casa, esta manchado, e em tijoleira castanha 40 x40 cm, esta feio cheio de manchas. cumprimentos
fernandes
os tacos em pinho de minha sala ouparam com umidade junto as paredes,como posso mantelos de novo no lugar, ja pos os pes em cima mas nao encaixam,parece que estao inchados. agradeço a vossa opiniao o que fazer para metelos no sitio. obrigado.
fernandes
boa noite, tenho alguns tacos de pinho levantados com a umidade deste inverno, como voltar a colocalos no sitio? obrigado.

Como limpar os pisos em parquet de madeira
Como limpar os pisos em parquet de madeira

Voltar ao topo da página