Partilhar

Como envernizar um piso de madeira

Por Sara Viega. Atualizado: 12 abril 2018
Como envernizar um piso de madeira

Neste artigo, ensinamos como envernizar os pisos. É provável que a sua casa tenha piso de madeira que já esteja gasto. Isto acontece muitas vezes devido a falta de substituição ou cuidado. Uma opção para ter um piso mais bonito e brilhante é envernizando-o. Você pode pensar que é um trabalho muito pesado e cansativo, mas o fato é que em dois dias é possível ter um piso novo. Envernizar o piso não leva muito tempo uma vez que cada camada de verniz requer secagem por 24 horas. Se pretende saber como fazê-lo, confira o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como envernizar o piso.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como envernizar bem a madeira
Passos a seguir:
1

Primeiramente, você deve lixar a madeira que deseja envernizar com lixa de papel. A lixa deve ser de número 00 ou 000. É importante que a lixa seja passada na mesma direção das marcas da madeira. Isto é, do frisado.

Como envernizar um piso de madeira - Passo 1
2

Uma vez lixada toda a madeira que pretende envernizar, limpe todo o pó produzido com uma escova. É importante tirar o pó dos cantos ou divisões.

3

Em seguida, aplique uma camada de verniz brilhante com um pincel. E aqui devemos repetir o que foi feito com a lixa. Devemos passar o pincel na mesma direção das marcas do frisado da madeira. Em seguida, deixe o verniz secar por aproximadamente 24 horas. Uma grande variedade de vernizes para pisos de madeira pode ser encontrada nas lojas especializadas.

Como envernizar um piso de madeira - Passo 3
4

Após a secagem do envernizado, devemos lixar o piso novamente. É importante lixar de forma suave. E como anteriormente, devemos limpar o pó produzido.

5

Para finalizar, passamos duas camadas adicionais de verniz brilhante ou verniz acetinado. Cada camada deve ser passada com um intervalo de 24 horas.

Leia também: Como fazer cimento queimado

Como envernizar um piso de madeira - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como envernizar um piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como envernizar um piso de madeira

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Joel Machado
Gostaria de aplicar verniz a base de água no meu piso de madeira. Ouvi dizer que o melhor verniz para piso de madeira é o Primma. Vocês me indicam?
Yadia
Passei e me arrependi.
Daiane Regina Xavier
Boa Noite! Gostaria de saber porque se deve lixar novamente a madeira depois da 1º aplicação? Se não lixar, o que acontece? Obrigado!
Gilmar Silveira
Muito boas essas dicas! Eu costumo usar verniz a base de água.
José Maria De Souza Braga
Srsª. Boa Noite! Qual o tipo de verniz ideal para o meu assoalho, pois as tábuas que foram colocadas em meu piso, elas tem a cor escura e clara. Dúvidas, o verniz tem que ser preparado com tinner?
Claudio
Boa noite! Meu piso está com sinteko, tenho que lixar tudo ou posso apenas passar a lixa fina e aplicar o verniz?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudio, sempre antes de envernizar um piso de madeira, você deve lixar com uma lixa adequada ao seu piso.
José Carlos
gostei deste artigo,mas se passar o verniz com um rolo não fica melhor ou tanto faz?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi José, pode sim utilizar um rolo de espuma, tenha em atenção apenas ao seu tamanho, em áreas maiores deverá utilizar um rolo maior e vice-versa. Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
marta ivone
quero envernizar o meu piso de madeira preciso de mais informaçao

Como envernizar um piso de madeira
1 de 4
Como envernizar um piso de madeira

Voltar ao topo da página