Partilhar

Como aplicar verniz na madeira

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar verniz na madeira

O verniz é um produto muito importante para todas as superfícies de madeira, porque protege a madeira para que se conserve em bom estado durante vários anos. Aplicar verniz na madeira não é uma tarefa muito difícil, mas deve fazê-lo com muita delicadeza e colocando em prática a técnica adequada. Lembre-se que pintar uma parede não é a mesma coisa que envernizar um móvel, por isso em umComo damos-lhe alguns conselhos para que saiba como aplicar o verniz na madeira.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como envernizar um piso de madeira
Passos a seguir:
1

Para começar, é muito importante que determine que tipo de verniz quer aplicar na madeira. Existem vernizes transparentes e de cor, mates e brilhantes, cada um com acabamentos finais diferentes e deve ter a certeza de qual é o melhor para a superfície com a qual vai trabalhar.

Se gosta do tom da peça de madeira que quer envernizar e não quer mudá-lo, então o melhor será optar um verniz transparente mate ou brilhante. Caso contrário, se pretende escurecer ou modificar o tom da peça, então opte por um verniz da cor que preferir.

Como aplicar verniz na madeira - Passo 1
2

Antes de aplicar verniz na madeira, deverá lixar a superfície para se certificar de que fica perfeitamente lisa e livre de qualquer verniz aplicado anteriormente, se for este o caso. Além disso, é conveniente limpar a madeira para eliminar qualquer sujeira que possa ter.

3

Quando a superfície já estiver preparada, chega o momento de começar o trabalho de envernizar a madeira. Coloque umas luvas para evitar manchas na pele e comece por misturar o conteúdo da lata de verniz antes de utilizá-lo usando um pincel. O ideal é mexê-lo suavemente sem o agitar para evitar que se formem bolhas que fiquem presentes também na peça de madeira ao trabalhar com o produto. Se o processo demorar tempo, mexa de vez em quando para evitar que o produto assente.

Quando colocar o pincel no verniz, deverá molhar apenas a ponta, para tirar o excesso de produto de umas duas batidinhas com o pincel na lata, sem esfregar o pincel na borda da lata.

4

Para que o resultado fique melhor ao aplicar o verniz na madeira, o ideal é trabalhar sempre de forma horizontal e aplicando uma camada fina de verniz. Trabalhe com firmeza e rapidez, tem que espalhar muito bem o verniz ainda úmido por toda a superfície, pois quando começar a secar já não poderá fazê-lo pois a camada começará a endurecer.

Como aplicar verniz na madeira - Passo 4
5

Nunca deixe o trabalho pela metade, quando começar a envernizar alguma superfície, vá até o fim pois caso contrário irá se notar a diferença entre as pinceladas. Além disso, é recomendável que uma vez que tenha acabado a primeira camada, não toque na superfície, pois sem querer poderá deixar marcas ou bolhas nela que afetarão o resultado final.

6

Deixe que cada camada de verniz fique completamente seca antes de começar a aplicar uma segunda camada, este processo pode levar várias horas mas é importante ser paciente para obter um resultado perfeito.

E se quer saber como pode levar a cabo este processo em uma superfície em concreto, então convidamos você a ler os nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar verniz na madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Não agite a lata de verniz pois desta forma irão formar-se bolhas. Antes de aplicar uma segunda camada de verniz, limpe bem a primeira camada com um pano para tirar o pó.

Escrever comentário sobre Como aplicar verniz na madeira

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
max antonio vitorino ferreira
QUERO ENVERNIZAR MEU VIOLAO E NAO CONSIGO OU O VERNIZ NAO SECA, OU CRIA BOLHAS ?
Aline do Nascimento
Muito interessante o seu blog e as postagens. Recentemente investi na manutenção e reparos dos pisos de casa e indico muito o serviço de aplicação de bona em piso de madeira, o desempenho é melhor que o verniz ou a cera, e o preço é muito acessível.
A sua avaliação:
José
Olá eu envernizei uma mesa e algumas cadeiras mas passou o dia e o cheiro forte do verniz não saio esses cheiro é tóxico? Vou passar na porta do banheiro e preciso sabe.Obrigado
Editor umComo.com.br
Oi José! O cheiro do verniz é tóxico, por isso tome cuidado e tente ventilar a sua casa o máximo possível.
José
OK obrigado.
A sua avaliação:
antonio sidnei b. silva
Boa Noite, adorei a resposta, agora outra dúvida. O que é melhor usar para lavar o pincel, Aguarras ou thiner,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Tanto um como outro são indicados para lavar os pincéis, por isso use aquele que for mais conveniente para si. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Antonio Sidnei B. Silva
Muito bom, excelente explicação, Nota 10. que DEUS Abençoe vcs.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Que saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Paulo Bertulino da Silva
Boa tarde! Poderia me informar se posso aplicar polisten com pincel? E se o pincel tem q ser com cerdas moles?obrigado!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Você pode aplicar o Polisten com um pincel de cerdas moles ou um rolo. Obrigada pelo comentário!
Elzio Pereira da Silva
É necessário utilizar selador antes de aplicar verniz.
anselmo carlos
como aplicar verniz na madeira sendo a primeira mão
luiza
oi bom dia , gostaria de saber como vernizar uma bancada de madeira pra por a cuba no banheiro nao encontro alguém que sabe fazer voce poderia me ajudar o desde ja agradeço
fabienne
Minha cômoda está mofando, tenho que usar seladora antes de envernizar?

Como aplicar verniz na madeira
1 de 3
Como aplicar verniz na madeira

Voltar ao topo da página