Partilhar

Como se livrar de baratas com bórax

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se livrar de baratas com bórax

O bórax é um composto solúvel em água procedente do borato, que se origina de forma natural nos depósitos de evaporito criados pela evaporação constante de lagos estacionários. Ao contrário de outros inseticidas comerciais, o bórax pode ser usado para acabar com pragas de baratas sem ser tóxico para pessoas ou pets. Trata-se de um produto barato e simples de usar. Neste artigo de umComo.com.br vamos ensinar para você como se livrar de baratas com bórax para acabar com elas de forma simples, barata e inofensiva para os restantes habitantes da casa.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para matar baratas
Passos a seguir:
1

Se localizar uma barata em sua casa, é provável que existam mais escondidas entre os móveis e paredes de sua casa. As baratas são omnívoras e gostam de se esconder em cantos estreitos, úmidos e escuros, onde depositam os seus ovos. É importante que localize as zonas de infestação mais prováveis, faça uma inspeção ocular pelos cantinhos das zonas úmidas como banheiros, cozinhas, garagens e despensas. Olhe por trás da mobília, estantes, encanamentos, por trás da geladeira ou onde possa existir comida acumulada.

Quando tiver localizado o lugar onde se encontra o seu ninho, confirme isso provocando um estímulo que consiga que as baratas se assustem e fujam, pois é possível que não as veja a olho nu. Pode usar um ventilador ou uma luz intensa; certifique-se de descobrir todos os pontos de infestação (o normal é que tenha vários) antes de continuar com o processo.

Como se livrar de baratas com bórax - Passo 1
2

Realize uma limpeza exaustiva de sua casa para evitar que fiquem restos de alimentos ou água estancada onde as baratas possam se alimentar e sobreviver. Não se esqueça de limpar o interior dos armários, por trás das privadas, canos e outros cantos susceptíveis de se transformar em lugar de vida e reprodução.

Quando já tiver tudo limpo e higienizado poderá começar a usar o bórax como inseticida; pode comprar ácido bórico em farmácias e supermercados a um preço bastante razoável. É importante que armazene corretamente o ácido bórico, deverá fazer isso em um recipiente limpo e seco e etiquetar para que ninguém confunda com sal. Guarde em um lugar fresco e seco para evitar que se formem cristais de grandes dimensões.

3

Polvilhe as zonas infestadas com o ácido bórico. Não é necessário que deixe pedaços de comida ou iscas, pois as baratas transportarão o produto para os seus ninhos e para outros insetos, como se de uma infecção se tratasse. Pode introduzir o ácido bórico ou bórax nas paredes desmontando os interruptores e polvilhando um pouco de produto.

Se precisar de aplicar bórax em zonas de trabalho da cozinha, como bancadas ou pias, limpe a zona com um pano úmido antes de manipular alimentos nelas.

O bórax é muito eficaz mas pode ser mais lento em seus efeitos que outros inseticidas; é possível que precise repetir a operação várias vezes para conseguir acabar com toda a praga, mas no final conseguirá.

Como se livrar de baratas com bórax - Passo 3
4

Outra opção é misturar o ácido bórico com açúcar, para isso precisará de 100 g de ácido bórico e 100 g de açúcar de confeiteiro. Deverá misturá-los, sempre com cuidado, com luvas e em um ambiente ventilado, pois o ácido bórico é irritante, além de colocar nos lugares estratégicos onde as baratas moram.

Deve ter cuidado se tiver animais ou crianças pequenas em casa, pois a ingestão deste produto é altamente perigosa por se tratar de um agente tóxico. Etiquete bem as iscas alertando sobre o seu conteúdo e evite colocar em lugares acessíveis para animais e crianças. Você pode colocar o veneno em uma caixa de fósforos vazia, corretamente etiquetada, onde poderá fazer um pequeno buraco por onde passem os insetos; assim conseguirá matar as baratas em poucos dias.

5

Por último, apresentamos outra combinação para eliminar as baratas com bórax: trata-se de misturar o ácido bórico com a cebola. Precisará de duas colheres de sopa de ácido bórico, uma cebola, meio copo de farinha de trigo, água e tampas de potes que não utilize.

Corte a cebola em pedaços pequenos e introduza em um pote, adequadamente etiquetado, adicionando os restantes ingredientes até conseguir uma pasta. Se for muito líquida, espesse com mais ácido bórico; se, pelo contrário, for excessivamente sólida, adicione um pouco mais de água. Coloque o resultado nos potes e depois deposite-os nas zonas de infestação. Este inseticida natural, simples e barato, é muito eficaz apesar de não atuar de imediato, pois deve esperar que várias baratas entrem e ingiram o veneno e, pouco a pouco, infestem as outras.

Como se livrar de baratas com bórax - Passo 5
6

Se além dele quiser utilizar outros produtos eficazes para acabar com as baratas e que sejam 100% naturais, não perca os que mostramos para você no artigo Remédios caseiros para matar baratas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de baratas com bórax, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como se livrar de baratas com bórax

O que lhe pareceu o artigo?

Como se livrar de baratas com bórax
1 de 4
Como se livrar de baratas com bórax

Voltar ao topo da página