Partilhar

Como se livrar das moscas

 
Por Redação umCOMO. 13 maio 2020
Como se livrar das moscas

Já passou pela situação de não conseguir fazer uma refeição em paz por conta de moscas que insistem em pousar na sua comida? A verdade é que, além de incômodos, esses insetos são bastante anti-higiênicos, e tê-los voando pelos diferentes ambientes da casa costuma ser totalmente desagradável. O melhor, então, é eliminá-los de casa de uma vez por todas.

Nesse post do umCOMO, explicamos como se livrar das moscas por meio de armadilhas caseiras e pequenos truques eficazes, que servem também para eliminar outros insetos.

Também lhe pode interessar: Como matar e espantar moscas

Armadilha para moscas

Além de voarem por diferentes ambientes domésticos, te incomodando enquanto você dorme e pousando na sua comida, não se esqueça de que as moscas podem também transmitir doenças.

Isso acontece pois elas cumprem uma importante função no meio ambiente, contribuindo para a decomposição de matéria orgânica, especialmente de cadáveres, fezes e lixo. Logo, as moscas podem ser responsáveis pela transmissão direta de diferentes doenças infecciosas e, por isso, o melhor a fazer é mantê-las bem longe de onde você mora.

Se você se deparar com uma mosca rondando pela sua casa, mas não quiser usar inseticidas que também possam ser prejudiciais para a sua saúde e da sua família, te apresentamos a solução ideal: armadilhas caseiras para moscas. Elas funcionam tanto para eliminar moscas de frutas, quanto para outros tipos de insetos.

Como se livrar das moscas - Armadilha para moscas

Como se livrar das moscas com um funil

Essa é a armadilha mais conhecida e eficaz para acabar com as moscas de uma vez por todas. Mesmo que pareça apenas um objeto de cozinha, o funil também funciona perfeitamente como instrumento capaz de capturar esses insetos desagradáveis.

Vamos te ensinar duas alternativas para fazer seu próprio funil, que serão úteis para te ajudar a afastar as moscas da sua casa.

Funil de garrafa plástica

Tendo em mãos apenas uma garrafa de plástico, fita adesiva e tesouras, você poderá fazer seu próprio "pega moscas" caseiro, que vai funcionar como uma das melhores alternativas para pegar tanto moscas de fruta quanto outros tipos. Basta seguir os passos:

  1. Primeiro, pegue a garrafa plástica e recorte o cone superior. Use o pedaço da garrafa que sobrou e coloque nele uma mistura de água, açúcar e uma fruta qualquer.
  2. Uma verdade é que moscas são muito mais atraídas pelo açúcar do que nós, humanos. Por isso, a combinação entre açúcar, fruta e água vai funcionar como um poderoso chamariz para o paladar do inseto.
  3. Feche a garrafa colocando o funil que você criou, e sele com fita adesiva.

Essa armadilha é ideal para espaços abertos e, por isso, é recomendável posicioná-la a uma distância segura da área onde você vai ficar. É importante, ainda, colocá-la em um lugar onde ela não receba luz direta do sol e não esquente. Caso contrário, a fruta vai acabar fermentando, e ainda mais moscas serão atraídas para dentro da sua casa.

Garrafa antimosquitos e antimoscas com funil

A única diferença entre essa armadilha e a anterior é que, em vez de usar uma garrafa de plástico, você vai precisar de um frasco de vidro sem tampa. Dessa vez, porém, você deve construir o funil usando papelão ou papel, e colocá-lo no recipiente da mesma forma que explicamos anteriormente.

Outra isca que costuma funcionar para capturar esses insetos indesejáveis é a cerveja. É que as moscas também são atraídas por odores considerados desagradáveis, motivo pelo qual o dióxido de carbono costuma ser muito estimulante para elas.

Armadilhas para moscas com papel

O 'papel pega mosca' é outra armadilha caseira das mais populares. Para fazer o seu, basta usar alguns ingredientes que com certeza você já tem em casa:

  • Duas colheres de sopa de leite
  • Duas colheres de sopa de açúcar
  • Quatro colheres de sopa de pimenta
  • Duas colheres de sopa de mel
  • Uma sacola de papel
  • Tesouras

Estas são as etapas que você deve seguir para criar a sua armadilha caseira para moscas de maneira eficaz:

  1. Coloque os ingredientes em uma frigideira em fogo médio.
  2. Misture tudo até que fique com um aspecto pastoso.
  3. Recorte a sacola de papel em tiras e passe a pasta que você acabou de fazer em cada uma delas.
  4. Você pode tanto colocar as tiras de papel em lugares estratégicos da casa, quanto pendurá-las no teto.

As moscas vão acabar grudando na mistura, e será muito mais fácil se desfazer delas depois.

Caso você note larvas, sugerimos as dicas do post que explica como matar larvas de mosca.

Como se livrar das moscas - Armadilhas para moscas com papel

Como se livrar das moscas com repelentes caseiros

É possível, ainda, lançar mão de repelentes caseiros na intenção de eliminar as moscas do ambiente – mas tenha em mente que a função principal desses remédios é, em primeiro lugar, prevenir o surgimento dos insetos:

Sacolas de água contra moscas

Se você tem varanda, um jardim ou árvores plantadas na sua casa ou próximas dela, esse repelente é o ideal. Encha uma sacola com água até a metade e posicione-a na direção dos raios solares. O sol, quando atravessa o líquido, é capaz de mandar os insetos embora, já que o reflexo forma uma espécie de prisma, quebrando a luz de maneira incômoda para a visão dos mosquitos.

Plantas que repelem moscas

Já te dissemos que as moscas são comumente atraídas pelo dióxido de carbono e por outros odores fortes, e é por isso que o cheiro agradável de algumas plantas aromáticas acaba sendo ideal para espantá-las de casa.

Plantas como manjericão, alecrim e citronela costumam ser bastante eficazes para espantar o voo das moscas. É um “remédio” que, além de útil para livrar seu ambiente dos insetos, deixa a casa perfumada.

Limão para espantar moscas

A essa altura você já deve ter percebido que o jeito mais fácil e eficiente de atrair ou espantar moscas é por meio dos cheiros – inclusive, olfato e paladar são os sentidos mais aguçados nesses insetos. Se você deseja usar o limão para mandar as moscas embora, siga as seguintes dicas:

  1. Corte algumas rodelas de limão e espete alguns palitos de dente nelas.
  2. Deixe um prato com os limões sobre uma mesa, e pronto. Não se preocupe mais com moscas voando pelo ambiente.
  3. Outra alternativa é esperar pela aproximação dos insetos e, assim que isso acontecer, capturá-las com auxílio de um copo ou tigela.

Para que a receita continue funcionando, o ideal é trocar o limão todos os dias. Dessa forma, ele não vai ficar ressecado e nem perder a eficiência.

Vinagre contra moscas

O repelente para moscas com vinagre é um dos mais simples e eficazes, e não à toa acaba sendo um dos métodos mais populares na intenção de espantar os insetos. Um jeito rápido de colocá-lo em prática é criar um vaporizador com vinagre, já que o ingrediente é capaz de desacelerar o voo dos mosquitos, fazendo com que eles caiam. Para isso, siga os passos:

  1. Esquente um pouco de vinagre e coloque-o em um copo.
  2. Use um dos funis ensinados anteriormente e coloque-o no copo para que as moscas entrem no recipiente sem poder sair.
  3. O cheiro quente do vinagre é capaz de atrair as moscas e capturá-las onde quer que estejam na casa.
  4. Deixe o copo em um lugar estratégico do ambiente e nunca mais se preocupe com esses insetos.

Se você deseja conhecer outros repelentes caseiros capazes de mandar embora e acabar com as moscas de casa, recomendamos que você dê uma olhada neste artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar das moscas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como se livrar das moscas
1 de 3
Como se livrar das moscas

Voltar ao topo da página