Partilhar

Como pegar um gambá

Por Susan NogArt. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pegar um gambá

Os gambás são animais de hábitos noturnos, marsupiais, e que vasculham a noite procurando por comida. São encontrados pelo hemisfério ocidental, e quando sentem o perigo ou se sentem ameaçados fingem-se de mortos. Em alguns casos, costumam viver próximo ao perímetro urbano e acabam por tomar sótãos, forros e até varandas como abrigo nas casas das pessoas.

Nesse caso é preciso prender esses animais para depois soltá-los em um local seguro ou chamar as autoridades locais para cuidarem do animal. Se esse é o seu caso, o umComo separou algumas dicas para você, continue lendo e aprenda como pegar um gambá sem machucá-lo.

Também lhe pode interessar: Como se livrar de gambás

Tenha uma armadilha para capturar o gambá

Para capturar qualquer animal selvagem é preciso uma armadilha, preservando a saúde do gambá e a sua. Você pode comprar essas armadilhas em lojas de materiais para fazenda, procure pelas especificações de 30 X 30 X 76 cm, ela deve ser mais comprida para o fundo, sendo que os espaços entre os arames deve ser maior que 6 cm. Procure por algo que tenha uma porta mais inclinada, facilitando a entrada do animal e dificultando a saída.

Como pegar um gambá - Tenha uma armadilha para capturar o gambá

Montagem da armadilha no local

Essa segunda parte é importante e é preciso um pouco de observação sobre o local que os gambás estão frequentando na sua casa. O local onde se deve colocar a armadilha vai variar muito de onde eles costumam ficar. Se eles estão no sótão, deve-se colocar em um bom local do sótão. No porão, a armadilha deve ficar próxima a entrada dele. Na varanda coloque perto da beirada onde eles costumam se esconder mais. E se você tem cachorros ou outros animais, deixar as armadilhas próximas é uma boa estratégia, já que os gambás são atraídos pela comida deixada pelos outros animais.

Isca na armadilha

Para gambás, qualquer tipo de comida irá atraí-los. São animais pouco exigentes e comem praticamente de tudo. Opte por enlatados de animais de estimação, atum, frutas, e até sobras de comida os atraem.

Ponha a comida próximo a entrada da armadilha que isso atrairá o animal de início, e também coloque no fundo dela, para que o animal entre completamente dentro dela.

Cheque a sua armadilha pelo menos duas vezes ao dia

É importante verificar a armadilha para que o animal não passe muito tempo preso, isso leva ao estresse e pode prejudicar a sua soltura, assim como deixar o animal muito agressivo.

Esvaziando a armadilha com o gambá

Primeiramente contate uma unidade de controle de animais e explique a situação e que você já possui o animal capturado. Profissionais de controle animal irão até a sua residência para remover o animal da armadilha.

Leve a armadilha até uma área mais preservada, com árvores e arbustos. Use luvas ao manusear a armadilha e solte o gambá na floresta. O gambá provavelmente se fingirá de morto após a soltura. Deixe-o lá e vá embora. Verifique também se na região onde você mora é permitido a realocação de animais silvestres. Caso não seja permitido por lei, você terá de levar o animal a outro lugar.

Como pegar um gambá - Esvaziando a armadilha com o gambá

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pegar um gambá, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Se os gambás próximos a sua residência estiverem muito agitados, ou agindo de forma incomum, como, chegando muito perto das pessoas ou vagando pelo dia parecendo meio atordoados, fique atento, ele pode estar portando, tuberculose, raiva ou alguma outra doença. Sendo assim leve-o para as autoridades locais ou ao veterinário.
  • Se o gambá estiver babando ou salivando, é preciso que ele se acalme antes de ser solto ou de mover a armadilha. Os gambás normalmente não são agressivos, mas é melhor evitar o arranhão ou a mordida de um deles.
  • Ao mover a armadilha, cubra-a com um pano, ou toalha, isso ajuda a aliviar um pouco o estresse do animal antes de ser solto.

Escrever comentário sobre Como pegar um gambá

Como pegar um gambá
1 de 3
Como pegar um gambá

Voltar ao topo da página