Os mosquitos

Como fazer um mosquiteiro de teto

Como fazer um mosquiteiro de teto

Com a ameaça iminente do Zika vírus, transmitido pelo mosquito aedes aegypti, muitas pessoas estão tomando precauções para se proteger das picadas do inseto. Além dos repelentes para a casa e para a pele, usar um mosquiteiro sobre a cama é uma forma eficaz de proteger a família da entrada dos mosquitos. Além da proteção, o mosquiteiro oferece um charme inconfundível ao quarto, tornando a cama digna de reis e rainhas. Se você gostaria de fazer o seu próprio mosquiteiro ao invés de gastar todo o seu dinheiro para comprar um, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como fazer um mosquiteiro de teto, também conhecido como coroa de cama ou dossel.

Vai precisar de:
  • Lápis
  • Serra
  • Lixa
  • 2,5 cm de fibra (de média densidade)
  • Tule
  • Parafusos
  • Placa de MDF
Também lhe pode interessar: Como construir uma rede de mosquitos
Passos a seguir:
1

Para fazer um mosquiteiro de teto, comece por desenhar um semicírculo na fibra de média densidade (de 2,5 cm). Para uma cama de casal, desenhe o semicírculo com 60 cm de circunferência e 30 cm de altura.

Para uma cama de solteiro, as medidas usadas devem ser 45 cm de circunferência e 27,5 de altura.

2

Corte o semicírculo, usando a serra. Lixe as extremidades ásperas para que fiquem lisas e regulares.

3

Usando parafusos, anexe dois suportes de prateleira (em forma de "L") na parte inferior do semicírculo de fibra. O pedaço de madeira perpendicular deve estender-se até abaixo da parte plana do semicírculo para garantir uma boa fixação.

4

Quando tiver escolhido o tule na sua cor favorita para o quarto, corte dois pedaços de 2,75 m por 2,45 m. Faça uma bainha nos quatro lados dos dois pedaços de tecido.

Dica: Para saber como costurar à mão, confira essas dicas.

5

Grampeie um pedaço de tecido na extremidade da placa de MDF. Comece pela parte de trás da fibra e trabalhe em direção á parte da frente até terminar o tecido no meio do círculo. Faça o mesmo do outro, usando o resto do tecido. Para que os grampos fiquem invisíveis, cole um pouco de tecido na borda da placa.

6

Usando os suportes de prateleira e mais alguns parafusos, fixe o mosquiteiro no teto sobre a zona da cama.

7

Se desejar, pode decorar o mosquiteiro com duas fitas de cetim no centro, de forma a abrir e fechar o mosquiteiro mais facilmente. Também pode usar aplicações como bordados, flores e estampas coloridas. Esse tipo de decoração fica lindo em quarto infantil!

Como fazer um mosquiteiro de teto - Passo 7
8

Agora que já sabe como fazer um mosquiteiro de teto e dar segurança e charme ao seu quarto, confira esses artigos e fique informado sobre a ameaça do Zika vírus:

Quais os sintomas do Zika vírus

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mosquiteiro de teto, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
cLEONIS
Tenho tule de 1,50 de largura quantos metros preciso para fazer um mosqueteiro de casal?
A sua avaliação:
PENHA DE CASSIA ARAUJO REIS
VOCÊS NÃO PODERIA ENSINAR PESSOALMENTE, PARA EU APRENDER À FAZER O MOSQUITEIRO? OBRIGADA.
Editor umComo.com.br
Oi Penha! Infelizmente pessoalmente não vai dar, mas se precisar de algum esclarecimento não hesite em perguntar.
1 de 2
Como fazer um mosquiteiro de teto