Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um caminho de pedras no jardim

Como fazer um caminho de pedras no jardim
Fonte: laughingabi.com

Se você está procurando ideias para decorar seu jardim ou apenas uma forma de o atravessar sem danificar o gramado ou pisar na terra molhada, porque não fazer um caminho de pedras? Esse elemento é realmente simples de colocar em prática e, além de embelezar o espaço, irá conferir um aspeto muito natural ao jardim, como se as pedras lá estivessem desde sempre. Ficará ainda melhor se você já tiver montado um jardim com pedras, de forma a combinar na decoração. Continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra como fazer um caminho de pedras no jardim!

Também lhe pode interessar: Como fazer um jardim com pedras

Método 1 - Pedras naturais

Fazer um caminho com pedras verdadeiras ficará um luxo em seu jardim e você pode criar um ambiente próprio dependendo da forma e cor da pedra que escolher!

Para começar defina o trajeto do caminho no jardim, evitando interceptar plantas existentes. Meça a extensão e largura do caminho, isso o ajudará a perceber a quantidade de pedras de que irá necessitar e as dimensões máximas que deverão ter. Se existir grama nesse espaço, corte-a para facilitar o trabalho.

Procure por pedras para caminhos de jardim em lojas de jardinagem ou de construção. Entre a variada oferta você encontrará a chamada pedra São Tomé, placas de arenito, de basalto, de ardósia, mosaico português, etc. Pedras de formato irregular irão conferir um aspeto mais natural e rústico ao jardim, enquanto que as de formato geométrico contribuem para um paisagismo contemporâneo. Se quiser pode ainda coletar seixos grandes na natureza.

De volta ao jardim, disponha as pedras ao longo do espaço que definiu para o caminho, colocando-as juntas ou a uma distância ideal para dar passadas confortáveis sobre elas. Se quiser, pode enterrá-las na terra (como na imagem ao lado), assim irá parecer que já lá estiveram desde sempre, e este passo é importante sobretudo se você tiver optado pelos seixos grandes, caso contrário será perigoso caminhar sobre eles.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Método 2 Pedras simuladas

Fazer um caminho de pedras naturais em seu jardim pode se revelar dispendioso, sobretudo se o caminho for longo. Como alternativa muitas pessoas optam pelo concreto simulando pedras, usando moldes de diferentes formas e desenhos.

Você encontrará moldes para concreto no Mercado Livre e em lojas de jardinagem mas, caso não aconteça, pergunte para o seu fornecedor de concreto onde os pode adquirir.

Determine o caminho no seu jardim e limpe esse espaço de forma a restar apenas terra nele, nada de grama, plantas ou pedras pequenas. Em seguida comece a preparar o concreto, misturando o cimento com água na proporção indicada na embalagem ou de acordo com as instruções do vendedor.

Pegue no molde, coloque-o no início do caminho e recheie-o com a mistura de cimento, pressionando com a pá para se certificar que o concreto ocupa todos os espaços do molde. Remova o concreto que fica sobrando em cima e, antes que seque, levante o molde com cuidado, para não danificar a forma criada e, com a ajuda de uma espátula, aperfeiçoe as quinas. Volte a pegar no molde e coloque-o lado a lado do bloco de concreto, ou ligeiramente afastado, para continuar fazendo o caminho. No final, deixe os blocos secar durante um dia, para que o concreto fique bem sólido.

Este trabalho demorará mais ou menos tempo consoante o comprimento do caminho que pretende criar mas, de forma geral, é um método muito simples para embelezar seu jardim!

Fonte: umjardimparacuidar.blogspot.pt

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um caminho de pedras no jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Comentários (9)

Escrever comentário sobre Como fazer um caminho de pedras no jardim

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
waldemir
Muito bom e bonito, como fazer o molde, é madeira? explique por favor, ou compra o molde pronto.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Waldemir! Aqui compramos o molde pronto em alumínio.
junior
boa noite, adorei os jardins mostrados na pagina e estou aprendendo muito como faço para adquirir a forma para fazer as pedras para calcada?
A sua avaliação:
mara
tenho um jardim de inverno e gostaria de deixa-lo bonito.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Mara! Pode encontrar algumas dicas para decorar o seu jardim de inverno aqui: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-decorar-um-jardim-de-inverno-19952.html
A sua avaliação:
Maria Helena Fogaça Alves
Gostaria de ter uma ideia para jardim com taludes, tenho 3 taludes na frente da minha casa e nao sei o que faço com eles ,ao lado tenho uma entrada para carros (rampa) que tem acesso a porta da frente .
A sua avaliação:
Nilza Alves Macedo Albuquerque
preciso fazer um caminho do Rancho da minha Chácara até o córrego, pode me ajudar? Obrigado!!!
A sua avaliação:
candido mendes
onde adquirir o molde para a cologação do seixo ou agrgado
Charles
Oi bom dia. Quando eu preencho o molde tenho que esperar secar um pouco para tirar o molde?
F Rocha
Gostei muito.
Sara Silva
Oi F Rocha! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
Ubirajara
Bom dia!!! Onde posso encontrar este tipo de molde em pequena quantidade? grato!!!
Sara Silva
Olá Ubirajara, você encontrará moldes para concreto no Mercado Livre e em lojas de jardinagem mas, caso não aconteça, pergunte para o seu fornecedor de concreto onde os pode adquirir. Obrigada e continue nos acompanhado!

Como fazer um caminho de pedras no jardim
Fonte: laughingabi.com
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Fonte: umjardimparacuidar.blogspot.pt
1 de 3
Como fazer um caminho de pedras no jardim