Limpeza de estofos

Como limpar o estofado de cadeiras

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o estofado de cadeiras

Ao redor de uma mesa é onde, normalmente, se faz mais vida em uma casa. Por isso, é frequente que as cadeiras se sujem, mais ainda se forem de algum tecido especial. Se se encontra com um caso similar, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos propor para você algumas soluções caseiras, naturais e econômicas com as quais poderá levar a cabo as suas tarefas de limpeza rapidamente. De seguida, vamos explicar para você como limpar o estofado de cadeiras. Com as seguintes dicas e conselhos, conseguirá eliminar de forma eficaz qualquer mancha do estofado das suas cadeiras. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como limpar estofados

Passos a seguir:

1

Um dos produtos que mais podem ajudar você a limpar os estofados é o sal. Ao tratar-se de um branqueador natural, é perfeito para eliminar manchas e desinfetar tecidos. Pode misturá-lo com vinagre ou suco de limão, outros dois ótimos produtos que ajudam a branquear os estofados, sem alterar sua composição. Também pode diluir o sal em água antes de aplicar sobre o tecido da cadeira.

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 1
2

Outro produto ideal para a eliminação de manchas em estofados é o peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada. Ainda que seja imprescindível para múltiplas tarefas de limpeza, entre elas a de tecidos e estofados, é importante que o use com cuidado, já que pode ser agressivo com tecidos delicados. Para limpar suas cadeiras, recomendamos que misture água oxigenada com água, esfregue o estofado e deixe secar. Cuidado! Não deixe que a cadeira seque ao sol, já que poderia originar danos no tecido.

3

Entre os líquidos mais comuns para a limpeza de tecidos, devemos destacar a soda ou água gaseificada. Se a sua cadeira é felpuda ou conta com elementos soltos, o melhor é utilizar este produto, já que com seu poder efervescente, produzido por suas borbulhas, conseguirá tirar até a sujeira mais pequena. Experimente!

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 3
4

Como produto de limpeza natural por excelência, recomendamos a você o leite, que além de ser um produto econômico é muito bom com os tecidos e os estofados. Antes de aplicar sobre a cadeira manchada, deverá ferver o produto, para conseguir ativar suas enzimas e, por sua vez, as liberar. Depois, aplique sobre as manchas do estofado da sua cadeira e deixe atuar. Pode enxaguar com água depois. Rápido, simples e eficaz!

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 4
5

E amoníaco? Embora seja um produto muito agressivo, dado o seu poder abrasivo, pode utilizá-lo com muita precaução sobre um tecido se o diluir, previamente, em água. Além disso, não é recomendável usar sobre tecidos de cores já que podem desbotar facilmente. Apesar de funcionar com as manchas mais profundas, não é totalmente recomendável o seu uso na limpeza de um estofado de cadeira.

6

Não podemos esquecer o produto rei da limpeza: o bicarbonato de sódio. Polvilhe-o seco sobre o estofado da cadeira e deixe-o atuar durante uns minutos. Para o retirar, ao tratar-se de pó, recomendamos que utilize um aspirador ou, no caso de não dispor de um, uma escova. Com o bicarbonato, conseguirá se desfazer das manchas mais rebeldes. Também pode combiná-lo com suco de limão ou vinagre de álcool.

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 6
7

Outro ótimo produto para remover as manchas é o limão. Como referimos anteriormente, é um produto perfeito, já que ajuda a clarear os tecidos, além de ser um desinfetante natural e nada agressivo com os tecidos. Pode aplicar sobre as manchas diretamente ou misturá-lo com água. Depois, deixe secar o estofado ao sol. Notará o resultado!

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 7
8

Por último, entre as soluções caseiras mais destacadas está o talco. O seu uso é eficiente uma vez que ajuda a alcançar facilmente a sujeira úmida. Pode polvilhar o produto sobre as manchas, esfregar suavemente e deixar atuar. No dia seguinte, retire o talco com a ajuda de um aspirador.

Como limpar o estofado de cadeiras - Passo 8
9

Se, além disso, quiser saber Como limpar o estofado do sofá, não hesite em consultar os conselhos deste artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o estofado de cadeiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Antes de utilizar qualquer produto de limpeza, aspire bem a cadeira para eliminar a sujeira superficial.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ernestina barata
fiquei a saber como se limpam as cadeiras de tecido..
1 de 7
Como limpar o estofado de cadeiras