Partilhar

Como acabar com a lagarta do pinheiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com a lagarta do pinheiro

Você tem uma praga de lagartas do pinheiro em seu jardim ou chácara e não sabe como se desfazer dela? A verdade é que, quando chega o verão, é muito comum que estes insetos se proliferem nos pinheiros e inclusive que desçam das árvores e comecem a desfilar em procissão pelo chão. Preste muita atenção porque a processionária do pinheiro, outro nome pela qual é conhecida, provoca urticária e pode gerar graves problemas nos cães, por isso neste artigo de umComo onde explicamos a você como acabar com a lagarta do pinheiro.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os cupins
Passos a seguir:
1

A lagarta do pinheiro ou processionária (Thaumetopoea pityocampa) é um inseto que normalmente habita nos pinheiros - apesar de também poder aparecer em abetos e cedros - e pode virar uma praga. Além dos problemas que provoca nas árvores, este lepidóptero provoca urticária e reações alérgicas nos humanos, e também é uma grave ameaça para os cães.

Como acabar com a lagarta do pinheiro - Passo 1
2

Em alguns países da Europa, as processionárias descem dos pinheiros quando o clima começa a ficar quente e se aproxima a primavera, ou seja, entre fevereiro e abril. É então quando começam a desfilar, uma atrás de outra, como se fosse uma procissão; é deste fato que vem o seu nome.

Logo, os pelinhos - denominados tricomas - que cobrem as traças do pinheiro são urticantes, não só por contato direto mas também quando o vento os espalha. Do mesmo modo, são perigosas especialmente para crianças e animais por estes serem curiosos e correrem um risco maior de entrar em contato com as lagartas do pinheiro que se encontram no chão.

Como acabar com a lagarta do pinheiro - Passo 2
Imagem: doglink.pt
3

Deste modo, é importante tomar medidas para acabar com as lagartas do pinheiro e os ninhos que criam nos pinheiros, bem como realizar tratamentos para prevenir a sua proliferação. É muito importante aumentar ao máximo a precaução na hora de eliminar este tipo de pragas para evitar os seus efeitos urticantes.

Um dos métodos tradicionais para se desfazer das lagartas do pinheiro é mecânico, ou seja, arrancar os ninhos e queimá-los para evitar que os insetos se espalhem. Recomenda-se tirar os ninhos à tarde para evitar que as processionárias possam construir um novo durante o dia e, com o clima mais frio da noite, morram por não ter proteção. Também existe a possibilidade de disparar os ninhos com uma espingarda de munição especial e para depois colocar fogo no ninho.

Como acabar com a lagarta do pinheiro - Passo 3
4

Outra opção para acabar com as lagartas do pinheiro são as armadilhas com feromônios que atrairão estes animais e evitarão que cheguem ao solo. Deste modo, ficarão presas neste sistema de controle de pragas e depois poderão ser eliminadas mais facilmente.

Além disso, como remédio caseiro, também é possível instalar algum tipo de barreira física, como cones plásticos ao redor dos pinheiros ou anéis no solo, que impeçam a traça de se espalhar.

Como acabar com a lagarta do pinheiro - Passo 4
Imagem: blog.ferrovial.com
5

Caso queira acabar com a lagarta do pinheiro com tratamentos fitossanitários, o mais apropriado é entrar em contato com uma empresa de controle de pragas que conheça os produtos químicos permitidos para acabar com as processionárias dos pinheiros. Do mesmo modo, é imprescindível usar inseticidas que não danifiquem as árvores e, principalmente, que não coloquem em perigo outras espécies nem o meio ambiente.

Como acabar com a lagarta do pinheiro - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a lagarta do pinheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como acabar com a lagarta do pinheiro

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Óscar
Por experiência própria, a lagarta do pinheiro só deve ser queimada depois de afogada. Ou seja, como ela é resistente a altas temperaturas, optei por afogá-las. Elas morrem facilmente dentro de água, leva alguns minutos, mas morrem. Depois podem queimar.
Eu queimei uns ninhos e elas resistiram, então foi a melhor opção que eu fiz.
Maria
Odeio estes bichos o pior e que a minha avo tinha um pinheiro e casa dela e que neste momemto ja nao tem , ela foi picado ou uma coisa assim do genero . Queria perguntar se e contagioso ? Por exp ela touca na farida e depois tou em mim tambem fico com isso

Como acabar com a lagarta do pinheiro
Imagem: doglink.pt
Imagem: blog.ferrovial.com
1 de 6
Como acabar com a lagarta do pinheiro

Voltar ao topo da página