menu
Partilhar

Como aumentar a força da descarga

 
Por Yasmin Fonseca. 6 janeiro 2021
Como aumentar a força da descarga

Existem alguns problemas de funcionamento em nossa casa com os quais podemos lidar e até mesmo aprender a conviver. Entretanto, outros são completamente inviáveis e nos impedem de realizar tarefas básicas diárias, como é o caso da baixa pressão na força da descarga. São diversos os motivos que podem fazer com que nossas descargas não ganhem força o suficiente para funcionar da forma devida e, seja qual for o fator motivador, é inegável que esse é o tipo de problema que precisamos resolver o quanto antes. Afinal, uma descarga problemática pode causar até mesmo um mau cheiro que pode se espalhar pela casa e incomodar todos os moradores ou fazer com que fiquemos utilizando baldes para jogar água na privada, o que é uma tarefa incômoda.

Se você acabou de se mudar ou se simplesmente sua descarga parou de funcionar de um dia para o outro e você precisa de um ajudinha, veja como aumentar a força da descarga neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como desentupir um chuveiro

Confira o hidrômetro da residência

Um hidrômetro nada mais é do que um aparelho que confere a quantidade de água que está sendo consumida em sua residência, é assim que a empresa responsável pelo fornecimento e cobrança consegue conferir o quanto você consumiu no mês e enviar uma fatura equivalente[1].

Antes de saber como aumentar a força da descarga, é importante que nós confiramos se estamos efetivamente recebendo uma quantidade de água usual. Afinal, caso contrário, você continuará tendo fezes que não descem com a descarga não importa o que faça porque terá pouca força de água.

Em casas, você poderá facilmente encontrar o hidrômetro em um local externo que permita que o funcionário da empresa passe em frente a sua casa e anote a medição sem que, para isso, seja necessário que algum residente esteja presente ou precise se locomover unicamente para isso. Caso você more em apartamento, talvez o hidrômetro seja compartilhado por todo o prédio de forma que, caso houver algum problema, outros moradores também ficarão cientes. Assim, você poderá pedir ajuda para alguém da administração do edifício, como um síndico ou porteiro.

Ao encontrar o hidrômetro, você poderá conferir o consumo e ver se está equivalente ao esperado. Se você não souber o quanto costuma consumir para ter uma base e fazer essa comparação, pegue uma conta de água recente e utilize-a como parâmetro. Se tudo estiver em ordem, siga lendo para descobrir como regular descarga de parede.

Como aumentar a força da descarga com válvula de pressão

Como você já deve ter reparado, aprender como aumentar a força da descarga não necessariamente envolve aumentar pressão descarga caixa acoplada, afinal, o sistema de recebimento de água por residências é bastante complexo de forma que o problema pode se encontrar antes mesmo da água chegar até a caixa. Se, seguindo as dicas acima, você percebeu que não está chegando água suficiente em sua casa, saiba que existe uma solução: a válvula alternadora de pressão.

Esse aparelho pode ser adquirido pela internet ou, se você estiver com pressa, na loja de materiais de construção mais próxima de sua residência e deverá ser instalada na caixa de água, aumentando a pressão da água recebida. Após a instalação da válvula, você também perceberá diferenças em relação à pressão de água recebida em outros locais de sua casa, como pias e chuveiro.

Se você concluiu que o problema não está no recebimento de água de sua casa e que o encanamento também está em ordem, continue lendo esse artigo para saber como arrumar descarga fraca de caixa acoplada.

Como aumentar a pressão da descarga do vaso sanitário

Quer saber como consertar caixa de descarga com cordinha ou como aumentar a força da descarga de parede? A verdade é que se a água do vaso sanitário desce devagar existem algumas causas e, consequentemente, algumas soluções que poderão fazer com que tudo volte ao normal. Antes de tudo é válido dizer que, se você seguiu as dicas acima e já viu que a casa e o recebimento de água estão em ordem, não terá problemas em como regular caixa de descarga, bastando alguns truques para resolver o seu problema.

Veja abaixo o que você precisa fazer para aumentar pressão descarga caixa acoplada INCEPA e outras marcas:

  • Confira o registro: se você acabou de se mudar e percebeu que a pressão da água em sua nova residência é pouca, confira se é possível abrir mais o registro, pois é possível que o morador antigo tenha diminuído a vazão de água;
  • Confira o nível da água: abra a caixa da descarga e confira o nível da água. Se estiver muito baixo, aperte o parafuso que fica entre a válvula e o braço da boia da descarga, girando-o em sentido anti-horário;
  • Confira a válvula de descarga: caso você veja que o nível da água não é um problema, é possível que haja um bloqueio na válvula que esteja impedindo o bom funcionamento da descarga;
  • Confira o interior da boia: quando temos problemas relacionados ao mau funcionamento da descarga, é muito comum que tenha relação com a falta de água. Entretanto, outro problema também frequente é o de ter entrado água na boia da descarga, o que impede seu funcionamento. Caso tenha água em sua boia, será necessário comprar outra.

Caso você tenha conferido o funcionamento de todos os mecanismos da descarga e, ainda assim, não tiver conseguido identificar o que passa, talvez seja melhor chamar um técnico especialista no assunto para que seja possível avaliar o problema. Por ser uma parte da casa com a qual não temos costume de mexer, dificilmente temos conhecimento acerca dos funcionamentos de uma descarga e pode ser bastante difícil arrumá-la sem ajuda.

Dica: antes de mexer na descarga, feche o registro para evitar acidentes com a água. Além disso, acione a válvula de fechamento e dê descarga para eliminar a água da caixa e permitir que você consiga avaliar as peças com precisão sem que a água atrapalhe.

Aprendeu como aumentar a pressão da descarga de parede? Veja também como desentupir um chuveiro.

E, se depois de aplicar os truques, a sua descarga ficar 100%, veja como economizar água quando ela estiver funcionando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a força da descarga, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. RIPPEL, E. C.; BUENO, J. C. S.; PATRÍCIO, L.; CECHINATO, L. SANTOS, M. E. G. dos. Apostila: ajustador de hidrômetros. Caxias do Sul: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, 2011. Disponível em: http://www.samaecaxias.com.br/Concurso/DownloadArquivoConcurso/Apostila%20Ajustador%20de%20Hidr%C3%B4metros.pdf/. Acesso em: 27 dez. 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como aumentar a força da descarga
Como aumentar a força da descarga

Voltar ao topo da página