Fazer estantes e prateleiras

Como fazer prateleiras

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer prateleiras
Imagem: materiaincognita.com.br

As prateleiras, a par dos quadros, são uma das melhores opções para preencher as paredes vazias de um cômodo. Além da sua função estética, também se revelam muito úteis para armazenar objetos que não sabemos onde colocar e que podem servir também eles de decoração, ao ficarem expostos. Existem vários tipos de prateleiras, com diferentes formas e feitas de diferentes materiais, e se você é do tipo de pessoa que gosta de fazer artesanato, certamente lhe agrada a ideia de construir suas próprias prateleiras em vez de as comprar. Se lhe faltam ideias, não se preocupe, pois neste artigo de umComo.com.br apresentamos-lhe várias propostas de como fazer prateleiras. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma estante embutida

Passos a seguir:

1

Prateleira básica. Por vezes menos é mais e, seguindo esta filosofia, nada melhor que saber como fazer uma prateleira básica. Para isso você irá precisar de uma tábua de madeira da cor que preferir e de suportes para prateleira. Corte a tábua com a dimensão pretendida para a prateleira, passe lixa nela, limpe a sujeira e aplique verniz para madeira, de forma a conferir brilho. Em seguida estude como a quer colocada na parede (mais para cima, mais para baixo, mais para a esquerda...), abra buracos com o berbequim para prender os suportes e, depois, coloque a tábua sobre eles. O resultado: uma prateleira simples e de aspeto natural!

Como fazer prateleiras - Passo 1
Imagem: vaicomtudo.com
2

Prateleira tipo muralha. Este tipo de prateleira revela-se muito útil sobretudo para armazenar livros, pois não precisará de suporte para eles se manterem direitos. Para recrear uma prateleira estilo muralha como a da imagem ao lado, adquira tábuas de madeira e corte-as de acordo com cada uma das faces: umas de formato quadrado para as laterais e outras mais longas para suporte. Lixe, limpe e pinte da cor que preferir, ou simplesmente deixe na cor original. Una cada uma das tábuas nas extremidades com pregos e fixe a prateleira agora formada à parede, com a ajuda de um berbequim.

Como fazer prateleiras - Passo 2
Imagem: pinterest.com
3

Prateleira caixa. Este tipo de prateleiras dá a ilusão de módulos suspensos na parede, conferindo um aspeto muito interessante e moderno. Para recriar este tipo de prateleiras simplesmente adquira tábuas de madeira de número par e corte-as de tamanho igual. Poderá mudar-lhes a cor ou não, dependendo da sua preferência e do que tem planejado para elas. Una quatro dessas tábuas quadradas nas extremidades, formando um quadrado, e prenda-as com pregos. Em seguida fixe-as à parede com um berbequim, tal como faria com qualquer outra prateleira.

Como fazer prateleiras - Passo 3
Imagem: efox.com.pt
4

Prateleiras de caixas de fruta. Ao criar prateleiras com caixas de fruta estará reciclando este objeto que, à primeira vista, depois de cumprir a sua função, deixaria de ter utilidade. Para isso prepare a caixa, limpando-a, fixando as tábuas que possam estar soltas e lixando a madeira que a compõe. Depois, pinte-a de uma cor diferente ou simplesmente aplique verniz de madeira para a deixar com a sua cor original. Fixe-a à parede com a base encostada nela, certificando-se de que fica bem presa. Depois disso é só colocar sobre ela os objetos que quiser!

Como fazer prateleiras - Passo 4
Imagem: blog-planetpink.blogspot.pt
5

Livros-prateleira. As prateleiras são muitas vezes usadas para guardar livros, mas já pensou que os próprios livros podem virar prateleiras? Na imagem ao lado vemos que isso é possível, e acredite que é muito fácil de fazer! Simplesmente fixe à parede um suporte, pegue em alguns livros que tenha (prefira os grossos e de capa dura) e coloque-os centrados sobre o suporte. Se tiver optado por usar o primeiro suporte e se ele for estreito, aconselhamos você a colar nele a contracapa do livro que fica em baixo, de forma a ficar mais estável.

Como fazer prateleiras - Passo 5
Imagem: serraofertas.com.br
6

Móveis-prateleira. Por último, uma outra ideia bem original para fazer prateleiras, neste caso a partir de móveis! Para a recriar, você irá necessitar de toucadores ou mesas de centro antigas e que que possam ser destruídas. Corte-as ao meio ou com a largura que pretende para a prateleira, mantendo as laterais com as pernas. Depois faça o que deve ser feito consoante o estado de degradação em que o móvel se encontrar: pregando de novo as pernas, lixando, dando uma nova pintura, disfarçando defeitos, etc. Fixe essas partes cortadas na parede com o berbequim, e empilhadas umas sobre as outras. Sem dúvida que, no final, todos ficarão impressionados com esta autêntica obra de arte!

Como fazer prateleiras - Passo 6
Imagem: lardocelardali.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer prateleiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
João Xavier de Aquino
Boa noite. Sensacional. Só não sei o nome das peças para fixa-las na parede. Vou tentar fazer. Obrigado pelas dicas
Sara Silva
Oi João! Se você for a uma loja de artigos para casa ou de bricolagem, lá ajudarão você a identificar essas peças. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: materiaincognita.com.br
Imagem: vaicomtudo.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: efox.com.pt
Imagem: blog-planetpink.blogspot.pt
Imagem: serraofertas.com.br
Imagem: lardocelardali.wordpress.com
1 de 7
Como fazer prateleiras