Fazer estantes e prateleiras

Como fazer uma estante embutida

Como fazer uma estante embutida
Imagem: estiloydeco.com

Você tem pouco espaço e precisa armazenar todos os seus livros? Se não souber como fazer isto, preste atenção no seguinte artigo de umComo.com.br. Desta vez, explicamos a você como fazer uma estante embutida. Escolha uma bonita madeira de acordo com o estilo de sua casa, meça o espaço que tem para trabalhar e desenhe uma estante do seu jeito. É muito simples. Com este novo móvel embutido, você vai satisfazer suas necessidades de armazenamento. Mãos à obra!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma estante de livros em casa

Passos a seguir:

1

Espaço. Primeiro, você deve medir o espaço onde quer instalar sua estante. Utilize a fita métrica e tire as medidas de comprimento e profundidade para calcular as dimensões de seu próximo móvel.

2

Procure uma base. Antes de fabricar seu móvel, você deverá encontrar uma base ou estrutura. Lembre-se que ela deve se adaptar às medidas do espaço que você tem para fazer sua estante embutida. Você encontrará a estrutura em lojas de bricolagem ou então de móveis usados, onde sairá mais barato.

3

A partir da estrutura, crie um desenho para as estantes de sua biblioteca. É hora de planejar sua construção. Lembre-se que, no layout você deverá ter em conta tanto o comprimento como a profundidade da estrutura, pois a biblioteca será construída sobre isso.

4

Uma vez que tiver o design de sua estante embutida, marque sua posição na parede. Utilize um lápis, assim você poderá apagar depois as marcas. A seguir, coloque a base sobre as marcas e aparafuse-a na parede.

5

Hora de construir a estante embutida. Corte peças de madeira que sirvam para realizar uma moldura de apoio para o móvel. Utilize uma serra para isso. Recomendamos que sejam de 2,5 cm x 5 cm. Esta medida será suficiente. Depois, corte outras peças - ajustadas à medida da base - que sirvam como estantes.

6

Uma vez que tiver as peças de madeira cortadas, coloque-as sobre a parte superior da base que você já tem na parede. Você pode juntar as extremidades das peças e aparafusá-las para que fiquem bem firmes. Siga seu desenho da estante embutida. Lembre-se de deixar espaço suficiente entre prateleira e prateleira, pois seus livros deverão caber sem problema de espaço.

7

Ocupe com painéis de madeira todo o espaço que tiver. Lembre-se que você já fez um layout da sua estante embutida e que deverá segui-lo. Você só precisa ir colocando as peças umas sobre as outras, ajustando à moldura e à base, bem como às dimensões e medidas tiradas no começo.

8

Você pode fixar as prateleiras com parafusos adicionais. Procure em lojas de bricolagem os melhores suportes para fixar a estante na parede.

9

Pinte a estante embutida. Faça-o seguindo o estilo de que mais gostar e que mais se adaptar ao do ambiente. Quando a pintura ou tinta tiver secado completamente, acrescente uma camada de verniz. Você conseguirá proteger a madeira e dar-lhe mais brilho. Se quiser, também pode pintar as peças por separado antes de colocar sobre a parede.

10

Pronto! Você já tem sua estante embutida na parede. Coloque seus livros, bem como outros objetos decorativos sobre as prateleiras. Você verá que aproveitou o espaço e terá mais lugar para armazenar seus artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma estante embutida, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Christian
Ah, a foto também não ajuda em nada, até por ser stockshot - não tem relação com a matéria. Desenhos seriam bem mais úteis. Isso dito, um elogio: a idéia de um site ensinando as pessoas a fazerem suas coisas com as próprias mãos é excelente! Mas tem que ensinar mesmo...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Christian, obrigada pelo seu comentário ;)
Christian
Seria interessante que a matéria desse sugestões sobre materiais, tipos de suporte possíveis, ferragens, como fixar a moldura na base de forma a ficar firme... do jeito que está, é mais ou menos: "compre uns pedaços de madeira e uns parafusos, junte tudo, e pronto!" ("Você pode juntar as extremidades das peças e aparafusá-las para que fiquem bem firmes"? Claro, né? E como faço isso?)
Imagem: estiloydeco.com
Como fazer uma estante embutida