Partilhar

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!

Por Sara Viega. Atualizado: 6 abril 2018
Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!

O banheiro é um dos cômodos mais importantes do lar e que mais rapidamente se torna obsoleto. Você deseja renovar o seu banheiro por ser pouco funcional? Embora seja sempre melhor consultar um profissional, se você necessita uma renovação urgente com um orçamento baixo e sem quebrar paredes ou chão, continue lendo. O umCOMO possui truques práticos e simples para decorar o seu lar: Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!

Também lhe pode interessar: Como escolher os azulejos do banheiro

Reformar banheiro sem quebrar

Antes de iniciar qualquer reforma, quebrando ou não, você deve começar por pensar em quanto dinheiro você deseja gastar. O orçamento é o ponto de partida de qualquer renovação, já que as mudanças que você deseja fazer no banheiro dependem do investimento que você está preparado para fazer. Depois de decidir que tipo de reforma sem quebrar você vai fazer, comece a reforma com estes truques simples:

  1. Esvaziar o banheiro
  2. Dar uma nova demão de pintura
  3. 'Trocar' o piso
  4. Mudar a louça sanitária
  5. Alterar a luz
  6. Ampliar o espaço
  7. Remodelar ou mudar os móveis
  8. Decoração

Em seguida, explicamos cada um destes pontos.

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar! - Reformar banheiro sem quebrar

Esvazie o banheiro para poder reformá-lo

Para iniciar a sua reforma do banheiro sem quebrar, comece esvaziando o cômodo. Retire tudo o que esteja à vista: desde cortinas a tapetes e toalhas, sabões, escovas de dente ou objetos pessoais. Caso você esteja planejando alterar toda a decoração do seu banheiro, também será necessário remover os móveis nesta fase. Depois de ter tudo fora, você pode finalmente avaliar o espaço disponível que você tem para trabalhar.

Nesse momento, será mais fácil decidir a cor da tinta da parede, o que fazer com os móveis antigos ou como aproveitar melhor o espaço. Este é o primeiro passo de qualquer reforma, decidir que alterações fazer e como melhorar o espaço para que se torne mais funcional.

Confira também esse artigo e descubra como fazer uma limpeza profunda no banheiro.

Reformar banheiro com adesivo ou pintura

Se você decide dar um novo ar ao seu banheiro e ficar mais próximo do cômodo perfeito que você tem em mente, a pintura é um ponto fundamental. Uma pintura nova é suficiente para mudar totalmente a imagem do banheiro sem necessidade de quebrar. Além de toda a gama de cores que você pode escolher, existem duas opções para reformar o banheiro com tinta:

Pintar os azulejos: use tinta especial para azulejos.

Cobrir os azulejos: com adesivos de vinil, por exemplo.

Se você quer dar um toque diferente, pode usar as duas opções, combinando as zonas de pintura mais claras com azulejos mais escuros no box do banheiro, por exemplo.

Como reformar piso de banheiro?

É provável que você esteja pensando também em trocar o piso do seu banheiro caso o piso seja antigo. O objetivo dessa reforma sem quebrar é gastar o mínimo possível e, por isso, recomendamos que você aposte num piso de revestimento. O ideal é que você opte por um material que não tenha madeira na sua base para evitar que inche ou se deforme com a água e a umidade.

Este tipo de chão é muito simples de colocar, já que pode ser comprado em peças. Para montar não é necessário remover o piso atual, basta colocar o novo por cima e está pronto!

Repaginar a louça sanitária sem quebrar

A banheira, a ducha, a pia ou o vaso sanitário podem estar velhos e necessitar de uma mudança. Se eles funcionam corretamente mas apenas estão gastos pelo passar dos anos, você pode dar uma demão de tinta branca para melhorar o seu aspecto.

Um truque para reformar banheiro gastando pouco: troque a tampa do vaso sanitário por uma mais moderna que combine com as paredes e chão. Você também pode aproveitar para mudar as torneiras ou substituir as cortinas da ducha por portas, algo mais moderno e confortável. Caso o seu banheiro já tenha essas portas de correr, aproveite para limpá-las e remover a cal para que elas pareçam novinhas em folha. Complete a reforma desta zona essencial do banheiro trocando o ralo da água, uma mudança notável de baixo custo.

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar! - Repaginar a louça sanitária sem quebrar

Reformar banheiro com pouco dinheiro: a iluminação

Você tem luz suficiente no banheiro? Sugerimos que você aposte em dois pontos de luz básicos: um direto no espelho e outro geral no teto. Assim, você consegue ampliar visualmente o espaço do seu banheiro. Além disso, aposte num grande espelho que ajudará a ganhar mais luz. Experimente e comprove!

Acesse também esse artigo e confira como iluminar um banheiro com maior detalhe.

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar! - Reformar banheiro com pouco dinheiro: a iluminação

Otimizar o espaço do banheiro

Não pense que é impossível ganhar espaço sem quebrar as paredes do banheiro. Pense em tudo o que está ocupando o banheiro que você não necessite, como um bidê, por exemplo. Em muitos lares é um item que não é usado e que pode oferecer espaço útil no banheiro.

Você também pode pedir um orçamento para remover a banheira e colocar uma ducha menor e funcional, ganhando espaço.

Reformar os móveis do banheiro

Se você deseja reformar o banheiro sem quebrar, seguramente é para ter mais espaço, decorá-lo melhor e deixar mais organizado. Pense nos móveis que você tem e decida se prefere reformá-los ou trocá-los, de acordo com o seu orçamento.

Estantes, móveis embaixo da pia ou caixas para guardar todos os produtos do banheiro permitem arrumar tudo e acabar com a sensação de desordem.

Decorar o banheiro: simples e barato

Tudo conta na hora de reformar um banheiro gastando pouco e sem quebrar. A decoração também é um ponto importante para conseguir dar uma nova imagem ao banheiro e modernizar o seu aspecto com o mínimo de esforço. Jogue com as cores, os detalhes como a saboneteira ou as velas e tudo isso ajudará a conseguir um resultado perfeito.

Agora que você já sabe como reformar um banheiro sem quebrar, acesse esse outro artigo do umCOMO: Como decorar um banheiro pequeno para aproveitar o espaço.

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar! - Decorar o banheiro: simples e barato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela Moreira
Amei as dicas para reformar banheiro! Como a grana está curta, sempre estou buscando ideias e tutoriais para mudar minha casa sem quebrar. Excelente matéria, valeu.
Editor umComo.com.br
Oi Angela! Que bom que a matéria foi útil. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)

Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!
1 de 5
Como reformar banheiro gastando pouco - sem quebrar!

Voltar ao topo da página