Limpar um colchão

Como tirar mancha amarela do colchão

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. 7 maio 2020
Como tirar mancha amarela do colchão

Graças ao uso contínuo e após certo tempo, é normal que os colchões fiquem manchados. É que o tecido que os reveste, como acontece com qualquer superfície protetora, acaba sofrendo grande desgaste por conta do contato humano. Seja por consequência da sujeira acumulada ao longo dos anos, do suor do corpo ou por outras substâncias como urina e vômito, colchões estão sempre sujeitos a ganhar manchas amareladas bem características.

E ainda que os colchões sejam limpos com frequência, nem sempre é fácil remover completamente essas manchas. Diante disso, aqui no umCOMO vamos explicar em detalhes como tirar mancha amarela do colchão. Te ensinamos, a seguir, diferentes métodos simples e fáceis de serem aplicados em casa, para que você deixe seu colchão feito novo – e, mais importante, livre de bactérias.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de vômito do colchão

Índice

  1. Como tirar mancha do colchão com bicarbonato
  2. Como tirar mancha amarela do colchão com vinagre branco
  3. Como tirar mancha de colchão com água oxigenada
  4. Como limpar colchão com limão e bicarbonato
  5. Como tirar mancha amarela do colchão com detergente
  6. Vaporizador
  7. Amoníaco

Como tirar mancha do colchão com bicarbonato

O bicarbonato de sódio, quando combinado à água morna, forma uma mistura muito eficaz para ser usada como tira manchas. Assim, o bicarbonato permite desinfetar o colchão contra bactérias e germes acumulados em sua superfície, geralmente consequência das manchas. Para saber como limpar um colchão com bicarbonato, basta seguir estes passos simples.

  1. Em um recipiente plástico, misture 3 colheres de bicarbonato de sódio com meia xícara de água morna. Mexa até que se forme uma pasta.
  2. Tire os lençóis da cama e leve-os ao cesto de roupas sujas para que sejam lavados.
  3. Aplique a pasta diretamente sobre as manchas do colchão. Com auxílio de uma escova, espalhe-a em toda a área afetada, mexendo com movimentos circulares.
  4. Deixe a mistura de bicarbonato secar. Em seguida, limpe as áreas com uma esponja úmida para remover detritos que ficaram na superfície do colchão.

Como tirar mancha amarela do colchão com vinagre branco

O vinagre branco também funciona como um poderoso tira manchas para colchões. O que você precisa fazer é apenas aplicá-lo diretamente sobre o colchão, com um pano delicado, e verá que as manchas de suor e urina vão desaparecer rapidamente. Siga as dicas a seguir para tirar as manchas do colchão usando vinagre:

  1. Pegue um pano limpo e suave (que não seja felpudo), e o umedeça com vinagre branco, principalmente nas extremidades do tecido.
  2. Limpe a superfície do colchão com o pano embebido em vinagre, esfregando com mais intensidade as partes manchadas.
  3. Depois, passe uma esponja abrasiva umedecida com detergente por cima das áreas manchadas. Isso será necessário, principalmente, quando as manchas amareladas forem muito antigas.
  4. Limpe tudo com um pano úmido e deixe secar naturalmente.

Como tirar mancha de colchão com água oxigenada

Se o seu colchão está muito sujo, a água oxigenada pode ser uma excelente aliada na hora de lavá-lo a seco e remover aquelas manchas amarelas mais resistentes. Da mesma forma, funciona maravilhosamente bem contra manchas causadas por ácaros, como as de fezes e de sangue. Siga as etapas a seguir para usar a água oxigenada para tirar as manchas do colchão:

  1. Pegue um pedaço grande de algodão e molhe-o com água oxigenada.
  2. Limpe as manchas usando o algodão, e aplicando a água oxigenada com movimentos circulares.
  3. Quando o algodão estiver muito sujo, troque-o por um novo, igualmente embebido em água oxigenada.
  4. Assim que você perceber que a superfície está livre de manchas, passe uma esponja com água morna por cima do colchão.
  5. Use um pano limpo e seco para enxugar a água. Depois, coloque o colchão em um ambiente com ventilação para que ele possa terminar de secar naturalmente
Como tirar mancha amarela do colchão - Como tirar mancha de colchão com água oxigenada

Como limpar colchão com limão e bicarbonato

O limão, quando misturado com água morna, é mais um excelente truque caseiro que pode ser facilmente colocado em prática na intenção de remover manchas amarelas, além de deixar o colchão mais branco. É que o ácido cítrico presente na fruta é um potente tira manchas que, além de tudo, faz com que o colchão seja descontaminado e ajuda a remover os maus odores produzidos, principalmente, por manchas de urina.

  1. Esprema 3 limões em uma xícara com água morna.
  2. Misture bem e, com auxílio de um pano suave, limpe as manchas do colchão.
  3. Esfregue vigorosamente, umedecendo o pano sempre que necessário.
  4. Polvilhe bicarbonato de sódio por cima das manchas e, caso elas persistam, esfregue com uma esponja.
  5. Deixe o colchão secar ao ar livre. Você vai ver como as manchas e o mau cheiro terão desaparecido.

O limão é um dos produtos naturais mais eficientes para limpar a casa. Descubra como usá-lo no nosso artigo como limpar com limão.

Como tirar mancha amarela do colchão com detergente

Se você notar que nenhum dos truques caseiros para limpar o colchão mencionados acima funcionou, sempre existe a possibilidade de usar sabão detergente, que é excelente para limpar colchões com muitas manchas ou muito sujos. Basta seguir estas etapas para saber como lavar um colchão muito sujo em casa:

  1. Misture uma xícara de detergente líquido com água morna. Dê uma olhada nas instruções de uso encontradas na embalagem do detergente, garantindo que ele não seja agressivo demais para a superfície do seu colchão.
  2. Umedeça uma esponja na mistura, e esfregue-a bem sobre as áreas manchadas do colchão.
  3. Depois, passe um pano molhado por cima de tudo, para remover os restos de detergente.
  4. Deixe o colchão secar naturalmente, de preferência ao ar livre. O sol vai ajudar a descontaminar os tecidos manchados, além de alvejar o tecido.

Vaporizador

Conforme vimos acima, a água morna costuma ser bastante eficaz para tirar mancha amarelada do colchão, e se você não quiser aplicar nenhum outro produto que possa agredir o tecido, vale apostar em um método diferente, capaz de te dar resultados imediatos. Siga os passos a seguir e aprenda como limpar colchão com vaporizador:

  1. Encoste o colchão na parede, de maneira que ele fique na horizontal.
  2. Com um aspirador de pó, remova toda a sujeira acumulada na superfície do colchão.
  3. Coloque água no vaporizador e comece a borrifá-lo nas áreas manchadas. Lembre-se de verificar as instruções do dispositivo antes de usá-lo pela primeira vez.
  4. O vaporizador vai, aos poucos, expelindo o vapor de água no tecido. Depois, use a mangueira do aparelho, fazendo movimentos lentos, até que todas as áreas manchadas estejam cobertas.
  5. Espere cerca de 5 minutos e aplique novamente o vaporizador no colchão. Em seguida, deixe-o secar ao ar livre, por aproximadamente 12 horas, de preferência em um ambiente limpo, ventilado e com luz solar.
Como tirar mancha amarela do colchão - Vaporizador

Amoníaco

A amônia (ou amoníaco) dissolvida em água é bastante eficaz na remoção de manchas amareladas do colchão. Ela costuma tirar, inclusive, manchas de sangue e outros líquidos resistentes, desinfetando os tecidos graças às suas propriedades antissépticas. No entanto, para aprender como limpar um colchão usando amoníaco, é muito importante que você use uma máscara de proteção e luvas, já que o cheiro desse gás é muito forte. Escolha trabalhar em uma área muito bem ventilada, e mantenha crianças e animais de estimação longe da limpeza.

  1. Coloque a máscara protetora e as luvas de látex..
  2. Misture 2 xícaras de água morna com meia xícara de amoníaco.
  3. Adicione meia xícara de água oxigenada à solução, e misture tudo.
  4. Com a mistura pronta, umedeça um pano limpo e esfregue as manchas do colchão. Molhe o pano novamente e repasse-o sobre as áreas que julgar necessário.
  5. Em seguida, passe uma esponja molhada com água fria para remover o que sobrou da mistura.
  6. Coloque o colchão para secar ao ar livre, exposto à luz solar. Se necessário, você também pode usar um secador de cabelo nas áreas mais úmidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha amarela do colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar mancha amarela do colchão