Partilhar

Como tirar mancha de café da roupa

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar mancha de café da roupa

Derrubar café é um acidente comum no dia-a-dia, manchar as roupas é consequência. Se a sua maior preocupação quando isso acontece é o borrão marrom nada discreto que impregna nos tecidos, fique tranquilo. As manchas de café não são impossíveis de tirar, o que acontece é que é possível fazer isso de várias maneiras, cada uma é ideal para um tipo de mancha (recente ou seca) e para os elementos que você tem ao seu alcance.

Portanto, preocupe-se em não se queimar com o café derramado e siga as dicas do umCOMO sobre como tirar mancha de café da roupa.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas da roupa
Passos a seguir:
1

Existem diferentes técnicas de tirar mancha de café da roupa, elas variam de acordo com cada situação e as ferramentas que você tem à disposição. O mais indicado é remover a mancha assim que ela acontece.

Como tirar mancha de café da roupa - Passo 1
2

Se a mancha de café na roupa acabou de acontecer, experimente lavar na hora com água fervente ou quente. Cuidado para não se queimar.

3

Se você estiver em casa e tiver Vanish, ou algum alvejante em pó, prepare uma pasta de água morna com o produto, aplique sobre a mancha, esfregue e deixe agir por alguns minutos. Então enxague com água corrente.

Como tirar mancha de café da roupa - Passo 3
Imagem: vanish.com.br
4

Outra solução caseira é a clássica mistura de água e bicarbonato de sódio. Prepare uma pasta concentrada e esfregue sobre a mancha de café da roupa.

5

No caso de já ter se passado um tempo e o local de remoção ser difícil, experimente esfregar gelo. Seja paciente e vá esfregando sobre toda a mancha, você irá observar que o café vai desaparecendo aos poucos.

6

As manchas secas principalmente em tecidos como acrílico, nylon, poliéster ou elastano, podem ser removidas com vinagre branco ou álcool. Para isso, prepare uma solução de um quarto de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e meia colher de chá de detergente, coloque a roupa de molho e deixe reagir por 15 minutos.

Depois enxague com água. Se restar alguma mancha, esfregue com álcool e lave normalmente depois (pode até ser na máquina).

7

Outra possibilidade é remover a mancha de café com vinagre branco e água fria. Para isso, adicione uma colher de chá de vinagre em um litro de água fria. Molhe a mancha com essa mistura e esfregue a mancha com uma toalha felpuda ou toalhas de papel até ela desaparecer.

8

Uma alternativa para remover manchas de café na roupa seca e com máquina de lavar é com o auxílio de Vanish ou algum alvejante em pó. É só acrescentar 1/2 medida de Vanish junto com o sabão ou detergente e ligar a máquina no ciclo que você costuma usar.

9

Se a roupa é de algodão, umedeça a região da mancha de café com água oxigenada e lave depois com sabão em pedra, pode ser de coco ou de glicerina, e água morna.

10

Se a mancha de café não sair na primeira tentativa não coloque a roupa em secadora ou passe-a com ferro quente, isso fará com que a sujeira impregne na roupa deixando a segunda tentativa de remoção mais complicada.

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de café da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar mancha de café da roupa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de café da roupa
Imagem: vanish.com.br
1 de 3
Como tirar mancha de café da roupa

Voltar ao topo da página