Otros Decoração de interiores

O que é couro sintético

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 12 maio 2023
O que é couro sintético

Os materiais para a fabricação de vestuário e acessórios de moda e o seu impacto ambiental obrigaram-nos a procurar alternativas mais sustentáveis. Nesse sentido, nos últimos anos vem sendo utilizado o couro sintético, também conhecido como couro vegano, cuja presença na indústria têxtil vem ganhando espaço e adquirindo maior consideração tanto pelas fábricas quanto pelos designers.

A pesquisa sobre o couro sintético avançou rapidamente nos últimos anos com o grande objetivo de um dia substituir completamente a pele animal. No entanto, para muitas pessoas ainda é bastante desconhecido, pois não sabem exatamente o que é. Para descobrir o que é couro sintético e como é feito, além de analisar se é realmente sustentável a longo prazo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como decorar casa de praia

Índice

  1. O que é couro sintético
  2. Diferença entre couro sintético e couro ecolológico
  3. Couro sintético é sustentável?

O que é couro sintético

O conceito de pele vegana refere-se a todas as peles cuja origem não seja animal. A partir desta definição, entende-se que o termo é aplicável tanto a couros sintéticos quanto a couros de origem vegetal. Como nenhum deles deriva do abate de animais, são válidos do ponto de vista de todas as pessoas preocupadas com o bem-estar animal.

No entanto, o impacto em termos de sustentabilidade ambiental e poluição é muito diferente entre os dois.

O debate sobre considerar o termo pele vegana como pele é compreensível do ponto de vista semântico. Como definição, couro se refere ao material obtido a partir da preparação ou curtimento de peles de animais.

Portanto, tudo o que não é feito com elementos sintéticos ou derivados de fibras vegetais não poderia ser considerado couro. Assim, o conceito de couro vegano é criado por profissionais de marketing para tentar convencer os veganos de que estão comprando um produto tão bom quanto o couro real.

Diferença entre couro sintético e couro ecolológico

Para determinar como o couro sintético é feito, é necessário diferenciar o couro sintético do couro vegetal. O couro sintético é feito de PVC ou PU, pois costuma ter um cheiro bastante estranho devido aos componentes químicos que contém.

Este odor característico e às vezes desagradável pode ser descrito como um odor de peixe, que muitas vezes é muito difícil de se livrar. O material de PVC também pode liberar algumas toxinas perigosas que exalam esse cheiro desagradável.

Por outro lado, o couro vegetal é derivado de fibras de origem vegetal. É combinado de várias maneiras com outros compostos. Uma vez finalizado o processamento, obtêm-se desta forma couros completamente vegetais, isentos de produtos químicos e tóxicos, PVC e ftalatos.

A aparência do couro sintético se destaca por ser mais plástica, com odor difícil de eliminar. Comparado ao couro vegetal, é menos respirável porque os poros em sua superfície são artificiais e moldados.

O couro totalmente vegetal é feito a partir do processamento de resíduos obtidos da fabricação de outros materiais, como vinho, óleo, etc. São muitas as fibras vegetais que podem ser utilizadas: desde cascas de maçã e laranja, cascas de uva e abacaxi até a pele gerada pelos cactos.

As vantagens do couro produzido a partir de fibras vegetais de cactos são inúmeras, pois se destaca por sua grande maciez ao toque e oferece alto desempenho em termos de durabilidade em relação ao couro sintético.

Você pode estar interessado neste artigo sobre Como tirar o cheiro de couro.

O que é couro sintético - Diferença entre couro sintético e couro ecolológico

Couro sintético é sustentável?

A sustentabilidade do couro vegano está condicionada ao uso de couro sintético ou vegetal. No caso do couro vegetal, é a alternativa mais sustentável e ecológica, pois converte resíduos de produção que requerem processos especiais para serem eliminados em recursos importantes.

A fabricação de couro sintético a partir de fibras vegetais é muito positiva para o meio ambiente por dois motivos:

  1. Evitar a criação de animais, que precisa de grandes quantidades de água. Além disso, quando é intenso, as emissões de CO² para o meio ambiente aumentam.
  2. Reutilização de materiais residuais que, de outra forma, seriam enviados para compostagem na melhor das hipóteses.

O couro vegetal pode ser produzido a partir de resíduos do beneficiamento e por meio de plantas como cactos, ou seja, cultivadas especialmente para esse fim, mas sempre levando em consideração a sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, o couro sintético está longe de ser considerado sustentável, pois é produzido com PVC ou PU, materiais relacionados ao petróleo que requerem tratamento com produtos químicos tóxicos e poluentes. Além disso, o componente plástico demora muito mais tempo para se degradar, com as consequências que isso acarreta para o meio ambiente.

Você também pode estar interessado pelo artigo sobre o que é economia circular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é couro sintético, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é couro sintético