Guia de plantação de produtos hortícolas

Como plantar batata doce

Como plantar batata doce
Imagem: pt.aliexpress.com

Além das raízes tuberosas, as folhas da batata doce também podem ser consumidas, tornando a planta muito útil para uma alimentação balanceada. Em casa também é possível ter a espécie em seu jardim ou em vasos e o umComo.com.br vai ensinar a como plantar batata doce para que todos os seus benefícios nutricionais sejam aproveitados.

Também lhe pode interessar: Como plantar milho doce
Passos a seguir:
1

O clima adequado para plantar batata doce é aquele em que a temperatura fica entre os 20 e os 26 graus, porém, em locais mais frios a espécie pode ser cultivada em estufas, embora o resultado seja a incidência de raízes menores. Além disso, o local onde a espécie vai ficar, seja em vasos ou diretamente no solo, precisa de boa luminosidade, sendo necessárias algumas horas de luz solar direta diariamente. Locais quentes e úmidos também são indicados.

Como plantar batata doce - Passo 1
Imagem: bbel.uol.com.br
2

O solo ideal para receber a batata doce não deve conter pedras, ser bem drenado, argiloso e rico em matéria orgânica, sendo que o seu pH pode ficar entre 5,5 e 6,5 para que se desenvolva com sucesso. Mesmo que tolere solos mais ácidos do que o indicado, entretanto, não se dá bem se a terra estiver compactada ou possa encharcar. Por isso mesmo, é preciso cuidar para não irrigar a planta quando não for necessário, apenas deve se manter úmida.

3

O cultivo da batata doce pode se dar por meio de sementes, de ramas destacadas de plantas adultas ou mesmo com as próprias raízes brotadas. Em hortas, o mais normal é que se multiplique a espécie através das ramas mais vigorosas, com oito a dez folhas bem desenvolvidas. No solo úmido, as ramas enraízam com facilidade, sendo que o adequado é que apenas parte dela seja encoberta com terra.

4

Onde a temperatura é mais fria, indica-se o cultivo da batata doce por meio de suas raízes. Nesse caso, o melhor é usar batatas doces pequenas, as quais devem ser enterradas apenas a cinco centímetros de profundidade. Outra forma de plantar a espécie em casa é colocando-a em um recipiente com água, sendo que a raiz deve ficar parcialmente coberta para brotar e, assim, ser plantada na terra depois.

5

Já quem optar pelo plantio com sementes pode usar vasos pequenos, com pelo menos 10 centímetros de altura e cinco de diâmetro, sendo que a melhor época do ano é em julho. Já em agosto é o momento mais adequado para transplantes e cultivar mudas. O transplante para o local definitivo, aliás, deve ser feito somente quando as mudas chegarem a 15 centímetros de altura. Se o vaso for o local definitivo, entretanto, é melhor que tenham 35 centímetros de profundidade e de diâmetro.

Como plantar batata doce - Passo 5
Imagem: matosdecomer.blogspot.com
6

Quanto à colheita, é possível que depois de 100 dias do seu plantio já possa ser feita, mas isso vai depender de como foi cultivada e, dessa forma, pode demorar mais 80 dias para ser colhida. Outra dica para saber quando está na hora de colher a batata doce é observar as suas folhas, que devem começar a amarelar. Já para adubar a planta, aconselha-se colocar compostagem junto à sua terra quando estiver crescendo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar batata doce, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Nádia Regina
Qual é o adequado para plantar batata doce,tenho uma na agua,queria plantar.Mais estou com dúvidas??
joao salgado
Ola coloquei uma batata doce num frasco com agua , ganhou raizes e depois pos num baso com terra , ja tem um ramo com 20 cm . como fazer em seguida para pasar para uma horta ???
Imagem: pt.aliexpress.com
Imagem: bbel.uol.com.br
Imagem: matosdecomer.blogspot.com
1 de 3
Como plantar batata doce