Limoeiros

Como plantar um limoeiro

Como plantar um limoeiro
Imagem: consumer.es

O limoeiro é um das árvores mais populares que podemos encontrar nos jardins, pois se trata de uma planta que pode chegar a crescer até 7 metros oferecendo uma sombra excelente ao mesmo tempo em que podemos saborear seu fruto precioso: os limões. Se estiver pensando em plantar um mas não sabe por onde começar, em umComo.com.br explicamos a você como plantar um limoeiro, sob quais condições e qual é o momento adequado para fazer isso.

Também lhe pode interessar: Como plantar limão siciliano em vaso
Passos a seguir:
1

O primeiro que você precisa considerar é o clima da área onde você mora. Se estiver em um lugar onde os invernos são muito frios, o limoeiro não é uma planta adequada para sua região pois o frio máximo que suporta é de 3ºC; trata-se de uma planta adequada para climas quentes ou temperados. A temperatura ideal para o limoeiro encontra-se entre 17 e 28 ºC.

2

Além disso, é importante escolher muito bem o lugar onde vai plantar o limoeiro e considerar o tipo de terra a usar. O limoeiro precisa de luz direta do sol, por isso você deve colocar a planta em um lugar bem iluminado durante o dia.

A terra deve ser sempre semileve, de PH neutro e permeável pois requer uma boa drenagem.

3

Uma forma muito fácil de plantar um limoeiro é através das sementes do limão. Pegue as sementes e lave-as bem, eliminando os resíduos da fruta. Você pode plantar seu limoeiro em um vaso, mas quando estiver maior deverá transplantar o pé; ou pode plantar diretamente na terra, em um espaço marcado do seu jardim.

4

Escolhendo uma terra com as condições mencionadas no passo 2, abra um pequeno orifício de apenas 1,50 centímetros de profundidade. Coloque a semente do limão e tampe bem com terra.

Depois pode colocar turfa para proteger a área. Você deverá manter a terra do limoeiro bem úmida, impedindo que seque pois é uma planta que requer água. Depois de um mês, um mês e meio, começará a ver as primeiras folhas: é muito importante que continue regando a planta com a frequência necessária para que a terra esteja sempre úmida.

5

Lembre-se que o limoeiro é uma planta que precisa de água abundante e sol. Também é bom adubá-la durante a primavera, verão e outono. A primavera é o momento ideal para podá-la.

Bem cuidada esta planta pode atingir até 7 metros de altura, dando deliciosos frutos e uma sombra maravilhosa em seu jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar um limoeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
João Saraiva
Boa tarde : tenho um terreno em argila (barro) antes tinha vinha, sera que posso plantar limoeiros?
ana christina mesquita melo
Comprei a uns 4 anos um limoeiro já com uns limões bem pequenininhos.Plantei no meu quintal ,num local aonde tem sombra e sol .Logo apos o transplante os limõezinhos caíram.Depois de um tempão,florou mas só nasceu um fruto e este mesmo caiu bem pequenininho.E agora já faz outro tempão que não acontece nada. Pode me ajudar?
A sua avaliação:
Rita
O limão siciliano de casa ainda não deu limão e está com uns 3m, queremos mudá-lo de lugar. Qual o mês mais apropriado? Como deve ser feito o buraco pra tirá-lo e replantá-lo?
Gilvan
ola sara tenho uma duvida.no meu quintal a terra não é boa a areia é fina ou seja muito solta para algumas arvore.exemplo plantei caju pegou,manga pegou,laranja pegou,limão pegou.mas algumas não pegaram por exemplo:jaca,acerola,mamão,saputi.essas não estão ficando bonitas e o muda de goiaba morreu com 1,20.o que você recomenda.
gilvan
esta sendo ótimo as sua dicas de plantas.pois tem um quintal bom e vou plantar pra mim e o meio ambiente.eu, estou gostando das sua digas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilvan, que bom saber isso! Se tiver alguma dúvida em relação ao seu quintal, não hesite em perguntar. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
MANUEL
INFORMAÇÃO FÁCIL E MUITO ÚTIL.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Manuel, que bom saber que foi útil para você :) Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades!
Imagem: consumer.es
Como plantar um limoeiro