Partilhar

Como calcular uma escada

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como calcular uma escada

Se está a desenhar a planta de sua casa e quer colocar umas escadas no interior, tem de saber como calcular uma escada. Todas as escadas têm degraus que são constituídos pelo piso e pelo espelho. Existe uma lei, "Lei de Blondell", que estabelece uma relação para os degraus entre o piso e o espelho. O piso é a parte das escadas onde você pisa, enquanto que o espelho é determinado pela distância em altura entre 2 pisos. A Lei de Blondell estabelece a seguinte equação como fórmula correta para que o utilizador possa desempenhar a tarefa de subir as escadas: 2 espelhos + 1 piso = 64cm. A relação ideal é Espelho=18cm e Piso=28cm. Estes são os cálculos apropriados para o desenho de umas escadas. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe com mais detalhe como calcular uma escada.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como arranjar a fachada de uma casa pequena
Passos a seguir:
1

Exemplo para calcular uma escada: se quiser fazer uma escada que suba 3 metros, procede-se da seguinte forma:

Como calcular uma escada - Passo 1
2

O primeiro passo para calcular uma escada é calcular a quantidade de degraus que essa escada vai precisar.

Calcule a quantidade de degraus. 3 m = 300 cm. Então, 300/18 = 16,6.

3

Deve arredondar sempre para cima, então a quantidade de espelhos será 17.

4

Calcule a altura dos espelhos. Então, 300/17 = 17,65cm (será a altura dos espelhos)

5

Calcule o comprimento dos pisos. Sabe-se que 2E + 1P = 64cm, então, 64cm - 2.(17.65) = P = 28,7cm.

6

O espelho não pode ter mais de 18cm e o piso não pode ter menos de 28cm.

7

O próximo passo para calcular uma escada é calcular a sua largura.

Largura da escada. As dimensões de largura da escada dependem do destino das escadas e necessidades do projeto. Nos edifícios públicos devem ter entre 150 a 230 cm, em escritórios (edifícios de administração) entre 130 a 150 cm, habitações coletivas se existir ascensor deve ter um mínimo de 100cm e se não tiver 120 será o limite. Por último se se tratar de uma habitação individual uma largura de 80 cm é o mais correto.

8

A cada 14-18 degraus é necessário colocar um patamar de descanso que deve ter um comprimento de três pisos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular uma escada, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Entre os requisitos, temos o tipo de pavimento que deve ser resistente ao desgaste, ser antiderrapante e ter elementos de segurança (corrimão, por exemplo).
  • As rampas no entanto, permitem o acesso a pessoas com capacidades especiais e requerem um esforço mínimo. A sua inclinação não pode ser superior a 15º pelo que é necessário um grande comprimento.
  • Se gostou das nossas dicas sobre como calcular uma escada ou ficou com alguma dúvida não hesite em dizer-nos através dos comentários.

Escrever comentário sobre Como calcular uma escada

O que lhe pareceu o artigo?
106 comentários
Sérgio Aparecido Meira
Quero construir uma escada em L sendo três degraus mais um patamar, e a seguir do patamar até a lajem, primeiro lance com 0,90 cmm segundo lance com mais 1,80 mt
josé erivaldo
ótima explicação parabéns....fiquei com dúvida quando vc. disse da inclinação que não pode passar 15 graus....Mais quem determina a inclinação já não é o calculo que faço na escolha do espelho e largura do piso ??? quando faço as contas já não me dá a inclinação !!?? Ex... se eu fizer usando a altura de três metros um espelho de 15 cm e um piso de 30 cm ( fora eu sei do ideal ) ....porém irá ficar uma escada mais leve.... com isso a inclinação não será menor !! ?? favor pode me responder no meu e-mail !! obrigado...Mais uma vez esta de parabéns pela didática na explicação...fico no aguardo
ELIZER DO NASCIMENTO
Otima materia, muito bm explicado, facil compreensao para, para quem é leigo no assunto, "como eu" consegue interpretar rapidamente os calculos, obrigado, parabens
Wesley vital
Ótima!! Parabéns pela clareza do conteúdo. Ajudou muito.
rosemeire Gonçalves Elesbão
por gentileza, gostaria de saber como devo fazer uma escada na minha area de trabalho da minha casa que pequena, que so tem 70 cetimentro de largura, quero fazer uma escada cascata em forma de L ou U que fique melhor tenho 3 metro de altura e o tamanho da area 2,5 m, como fazer esta escada ja que a minha area é muito pequena, como calcular este espaço 3 de altura, 70 centrimento de largura e 2,5 de distancia. aguardo resposta, qual o melhor tipo de escada para um lugar tao pequeno
eronildo
27 cm para o piso da escada , não pode porque ?
fernando
boa tarde. preciso construir uma escada para acessar o andar superior. tenho 350 cm de pé direito e distancia de440 cm em linha reta. quais o tamanho dos degraus. (espelho e piso)
A sua avaliação:
Ortencio Bazan Junior
preciso construir uma escada para acessar o andar superior. tenho 270 cm de pé direito e 14 cm de piso superior, uma distancia de 310 cm em linha reta e 410 cm em diagonal do chão até o ponto de ancoragem da escada. Podem me ajudar?
A sua avaliação:
/bianca
E se o piso der menor que .28, no caso de escadas com uma altura menor?
A sua avaliação:
Elio
Estou fazendo uma escada de ferro, sendo que os degraus foram feitos todos com 25cm cada, sendo que a altura do piso inferior ao pso superior e de 3,10 e a extensão também e de 3,10 qual seria a altura de um degrau para o outro.
desde já agradeço a atenção.


Como calcular uma escada
1 de 2
Como calcular uma escada

Voltar ao topo da página