Partilhar

Como envernizar uma porta de madeira

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como envernizar uma porta de madeira
Imagem: bricomanias.com

O sol, a umidade e os cupins costumam ser os piores inimigos da madeira. Se a porta da sua casa é de madeira e está com um aspecto amarelo, descascada ou sem brilho, é hora de deixá-la como nova com um toque de verniz. Para realçar a aparência da entrada da sua casa ou quarto com um brilho instantâneo, neste artigo de umComo.com.br dizemos-lhe como envernizar uma porta de madeira.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma porta japonesa de papel
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer para envernizar uma porta de madeira é proteger o chão. O verniz pode manchar o piso, por isso o ideal é cobrir com lonas ou plásticos que protejam de qualquer resíduo que possa cair.

Como envernizar uma porta de madeira - Passo 1
2

Para envernizar uma porta de madeira você também deve proteger as paredes. O ideal é usar fita adesiva para forrar o exterior ao redor da porta, evitando manchar a tinta da parede ou danificar o papel de parede.

Como envernizar uma porta de madeira - Passo 2
3

Antes de começar a trabalhar é importante eliminar os rastros de que possam haver na área, já que qualquer pelinho ou sujeira pode colar na porta após envernizar, ou pior ainda, cair dentro do verniz.

4

Quando tiver realizado os passos anteriores é hora de começar a preencher. Procure detalhes e imperfeições como buracos na porta que deseja envernizar. Quando os identificar, preencha com massinha de madeira de uma cor similar à do verniz que vai usar.

5

Quando a massinha estiver seca e dura (pelo menos duas horas) deverá lixar a porta. Lixe a porta toda até que fique uniforme e tenha eliminado restos ou relevos da massinha. Depois limpe com um pano para eliminar os restos de serragem.

6

Para começar a envernizar sua porta de madeira, umedeça um pincel de cerdas naturais na tinta em gel de sua preferência, tire o excesso e comece a pincelar pela borda inferior até a superior em sentido vertical. Repita até cobrir a porta toda com o verniz, tentando não pintar duas vezes uma mesma área para que não fiquem listras na porta. Espere o verniz secar (4 horas).

7

Lixe novamente a superfície, muito suavemente, e depois comece a envernizar de novo sua porta de madeira. Pode aplicar as demãos que desejar até conseguir a cor que está procurando, no entanto, após aplicar cada camada deverá esperar quatro horas para que seque antes de aplicar uma nova demão, voltando a lixar sempre suavemente e a limpar com um trapo úmido os resíduos da porta.

8

Da mesma forma que você envernizou a porta de madeira, será necessário aplicar o poliuretano, começando por uma ponta até chegar no fim da outra ponta. Deixe secar durante pelo menos seis horas e depois vire a porta para repetir todo o procedimento do outro lado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como envernizar uma porta de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como envernizar uma porta de madeira

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marcos Caldas Tavares
Boa tarde Por gentileza, como faço para sumir os defeitos de uma porta já envernizada Já usei massa, lixei e as marcas não somem
carlos alberto
porta com manchas d'agua como faço para tirar , já lixei manualmente e passei verniz embuia da Suvinil, porém a mancha não saiu e realçou tem soluçao

Como envernizar uma porta de madeira
Imagem: bricomanias.com
1 de 3
Como envernizar uma porta de madeira

Voltar ao topo da página