Partilhar

Como fazer uma porta japonesa de papel

Como fazer uma porta japonesa de papel
Imagem: Google Images

O shoji (障子), segundo a Wikipedia, é "um tipo de porta tradicional na arquitetura japonesa. Funciona como separador de divisões e consiste em papel washi translúcido com uma moldura de madeira". No Ocidente, conhece-se este papel como papel de arroz e estas portas já são hoje muito comuns em apartamentos e demais edificações. O fato de ser de correr nos permitirá poupar muito espaço, bem como também permitirá filtrar a luz. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos como fazer uma porta japonesa de papel.

Também lhe pode interessar: Como decorar uma porta para a primavera
Passos a seguir:
1

Meça a área onde vai colocar a porta Shoji e compre um trilho metálico da mesma medida que esta área, já que será por onde se estenderá a porta.

2

Fixe o trilho de metal; em função do tipo de piso que tenha em casa (madeira, cerâmica, grés...), poderá usar um mecanismo de fixação ou outro. Também deverá colocar a outra parte do trilho no teto, prestando muita atenção para que fiquem ambas as vias totalmente paralelas.

3

Meça quatro ripas de madeira de uns 2 cm de largura e aproximadamente da mesma altura que o seu teto. Prepare outras quatro ripas, também de 2 cm, iguais entre si de comprimento, porém mais curtas que as anteriores. Estas formarão o contorno de duas portas shoji, um fixo e o outro móvel.

4

Construa a moldura da porta japonesa. Pode unir as ripas com grampos ou pregos, cola para madeira ou então usar um cinzel e um martelo para unir uma peça com a outra.

5

Elabore as grades que formarão a porta shoji, conhecidas como "kumiko" (que significa tecido"). As dimensões variarão em função das dimensões da sua porta japonesa, ainda que as dimensões gerais sejam de meio centímetro de largura e na altura da sua moldura.

6

Cole as tiras da moldura, de forma equidistante, para formar a quadrícula.

7

Cole o papel Shoji, ou papel de arroz, na moldura usando fita de dupla face ou algum tipo de cola que fixe estes materiais.

8

Instale a porta no trilho com o sistema de fixação que trazia de série.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma porta japonesa de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma porta japonesa de papel

6 comentários
A sua avaliação:
Ricardo Camurça
Olá! Como encontrar o papel adequado? Moro em Fortaleza, Ceará. Pesquisando no Google, não consegui nada ainda...
A sua avaliação:
Katia
Gente, desculpe-me mas não é bem assim, a não ser que não haja qualquer preocupação com qualidade.
Paulo Cezar Dias
Temos uma marcenaria e precisamos fazer uma divisória em papel de arroz.
Onde poderia comprar este papel ?
DENISE
onde encontrar este papel de arroz para fazer a porta japonesa? Moro no RJ
de
onde encontrar este papel?
alexandre germanno
papel washi não é papel de arroz.
Carlos Jorge
gostaria de receber por Email maiores instruções sobre como construir porta shoji e outra da arquitetura japonesa. grato...
roberto
Tenho uma sala japonesa em casa com várias portas japonesas com papel arroz. Algumas furaram. Quem ou onde posso pedir para substituir?

Como fazer uma porta japonesa de papel
Imagem: Google Images
Como fazer uma porta japonesa de papel

Voltar ao topo da página