Partilhar

Como fazer um abajur de papel

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um abajur de papel

Os abajures plissados feitos com papel de parede ou de presente são muito decorativos e fáceis de realizar. Poderá servir para combinar com a decoração da sala e atualizá-la quando esta for alterada novamente. Um papel de parede com um pequeno desenho será uma boa escolha para fazer um abajur de papel plissado. O papel de embrulho é outra alternativa que oferece uma ampla gama de modelos e padrões. O ideal é escolher um papel grosso que se dobre bem. Estas são algumas chaves importantes, descubra mais acerca de como fazer um abajur de papel em umComo.com.br.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer balões de papel voadores
Passos a seguir:
1

Meça a altura do abajur ao longo do lado inclinado a acrescente 2 cm. Meça a circunferência da extremidade inferior do abajur e multiplique o resultado por 2,5. Corte uma tira de papel de parede com essas medidas.

Como fazer um abajur de papel - Passo 1
2

Marque no verso do papel com um lápis uma linha paralela ao longo de cada borda e a uma distância de 2,5 cm. Marque uma série de linhas de dobragem entre as linhas paralelas aos bordos curtos e com um intervalo de 4 cm.

Como fazer um abajur de papel - Passo 2
3

Coloque o papel com o lado errado para cima. Com os dedos juntos dobre ao longo de cada linha de dobra. Vire o papel e fazendo coincidir as linhas de dobra adjacentes, dobre de novo para formas pregas de acordeão de 2 cm.

Como fazer um abajur de papel - Passo 3
4

Monte as dobras das extremidades curtas da tira dobrada para formar um círculo. Recorte o excesso de papel, e em seguida divida o círculo de papel em quatro partes dobradas e o abajur ao longo das arestas superiores. Faça um círculo com clips e o abajur com linhas de lápis.

Como fazer um abajur de papel - Passo 4
5

Forme um grupo apertado com o papel dobrado e prenda com tiras de papel e com um cordel (o papel evita que o cordel deixe marcas). Deixe assim o papel durante várias horas para marcar bem as dobras.

Como fazer um abajur de papel - Passo 5
6

Retire o cordel e o papel. Monte os extremos curtos do papel de parede dobrado e cole-os com adesivo. Deixe-os secar durante umas horas.

Como fazer um abajur de papel - Passo 6
7

Ajuste sobre o abajur a base de papel dobrado alinhando os clips com as listas a lápis. Para mantê-lo na sua posição deverá colocar dois elásticos na extremidade superior e inferior do abajur. Ajuste as pregas para que sobressaiam do abajur 1,5 cm.

Como fazer um abajur de papel - Passo 7
8

Cole o papel de parede dobrado no abajur nas bordas superior e inferior com adesivo ou cola quente. Deixe-a secar.

Como fazer um abajur de papel - Passo 8
9

Fazer um abajur plissado atrativo é divertido e oferece a oportunidade de combinar candeeiros de mesa com o esquema decorativo da sala. Se decidiu fazer um abajur como este, esperamos que nos deixe um comentário com o resultado final. Se tiver alguma dúvida sobre algum passo escreva-nos e explicamos-lhe melhor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um abajur de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como fazer um abajur de papel

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Abelha
Me perdi nas instruções do item 4. A foto não ajuda em nada... Muitas informações que poderiam estar melhor exemplificadas.

Como fazer um abajur de papel
1 de 9
Como fazer um abajur de papel

Voltar ao topo da página