Partilhar

Como colocar papel de parede

 
Por Sara Viega. 26 julho 2019
Como colocar papel de parede

O papel de parede é uma tendência que fez muito sucesso no as anos 60 e 70 mas até hoje é uma opção rápida, simples e econômica para decorar as paredes de casa. Aplicar papel de parede é fácil e a grande variedade de cores e estampas disponíveis nos permitem adaptar cada cômodo da casa ao nosso estilo, proporcionando uma atmosfera diferenciada e requintada.

Se você considera essa técnica de decoração para dar um toque diferente aos cômodos da sua casa, atente-se a este artigo do umCOMO. A seguir, te explicamos como colocar papel de parede em qualquer ambiente e conseguir um acabamento perfeito. Descubra quais são as melhores técnicas e conselhos para renovar a sua casa sem errar!

Também lhe pode interessar: Como decorar uma parede com papel de parede

Conselhos para escolher um papel de parede

O papel de parede é uma opção ideal e práticas para revestir as paredes do seu lar e ainda oferece uma infinita gama de opções decorativas: estampas, flores, lisas, infantis, com detalhes... São tantas opções de papel de parede! E as vantagens são muitas: é fácil mantê-los porque são laváveis, protegem a parede de rachaduras, podem ser combinados com paredes pintadas, podem recriar ambientes e texturas diferentes em cada parede e são ideais para tapar rachaduras, manchas ou qualquer outras imperfeição.

Antes de escolher o papel de parede para o cômodo desejado, avalie as suas necessidades e qual o seu objetivo com isso:

  • Destacar uma parede: se o objetivo é destacar as paredes do cômodo em questão, sugerimos uma combinação de papéis. Você pode optar por tons mais claros e outros mais chamativos. Outra boa opção também é apostar em vinis de letras ou de algum tem concreto, para dar à parede o protagonismo merecido.
  • Ampliar o ambiente: se o objetivo é que o ambiente pareça maior, opte por papéis de parede lisos e, preferencialmente, em tons mais claros. Isso trará um efeito de amplitude e luz ao ambiente. Lembre-se que se o objetivo é o contrário, diminuir a amplitude de espaços maiores, você deverá escolher cores mais escuras.
  • Ambiente acolhedor: com papéis de parede em tons mais quentes você conseguirá um efeito acolhedor em qualquer ambiente.
  • Transformar seus móveis: se tem uma coisa que o papel de parede é conhecido, é o seu poder de criar um ambiente diferente em casa. É por isso que eles são uma aposta certeira para quem tem vontade de renovar os móveis sem ter que se desfazer deles. Aplicar papel de parede adesivo no fundo de uma estante ou armário, promove uma renovação rápida, simples e econômica.
Como colocar papel de parede - Conselhos para escolher um papel de parede

Tipos de papel de parede

As opções na hora de usar o papel de parede são infinitas, já que existe uma grande variedade de estilos de papel (lisos, estampados, imitação de materiais...) e diferentes texturas. Se você vai colocar papel de parede, é importante saber quais são os tipos mais comuns para escolher o papel de parede adequado:

  • Vinílico: é composto por uma base de papel e uma camada de vinil. É forte, resiste à luz e à umidade, por isso, recomenda-se o seu uso em paredes mais expostas. Além das múltiplas possibilidades decorativas, vantagem do papel de parede vinílico é a sua aplicação rápida e simples: basta passar a cola e colocá-lo na parede que quiser.
  • TNT (tecido não tecido): trata-se de uma papel que tem a base têxtil e vinílica. É ideal para quartos infantis, banheiros, cozinhas e corredores devido à sua resistência ao desgaste. Assim como o vinílico, o papel de parede TNT tem uma aplicação simples à base de cola.
  • Papel: é mais delicado do que as opções anteriores, por isso se recomenda colocá-lo em paredes menos transitadas. Sua composição com base têxtil e papel tem um resultado, após a aplicação, sofisticado e elegante. Essa é a opção menos rápida, já que é preciso passar cola no papel e na parede. No entanto, os resultados são extraordinários.

Na hora de escolher um papel de parede para colocar você também precisa considerar o tipo de superfície que será revestida. Não são aconselhadas, por exemplo, as paredes chapiscadas ou de madeira, onde é mais complicado colocar o papel de parede nesses casos. No chapiscado o papel costuma ficar enrugado e isso passa a impressão de uma má aplicação, com um resultado insatisfatório e que não é bonito. Já no caso da madeira, você pode colocar papel de parede sempre quando a superfície é lisa e estável. Nesses casos, recomenda-se aplicar o papel de parede TNT, que são os mais indicados para móveis e superfícies de madeira.

Como colocar papel de parede - passo a passo

Agora que você já entendeu o que é o papel de parede e quais as opções que existem, chegou a hora de decorar as paredes de casa e entender como colocar papel de parede. A seguir, estão as instruções sobre como colocar papel de parede:

  1. Prepare o cômodo. Antes de aplicar o papel de parede, você precisa preparar o local que será trabalhado. Mesmo que a aplicação seja simples, é importante mover os móveis que possam te impedir de trabalhar bem. Esvazie esse cômodo para trabalhar sem obstáculos.
  2. Prepare a superfície. Preparar a superfície que será empapelada é básico, tanto para escolher o papel de parde, quanto para trabalhar bem. A parede precisa estar pronta, uniforme e ser absorvente. Em caso de rachaduras ou buracos, aconselha-se passar massa sobre a parede para deixá-la uniforme. Se o cômodo que você deseja colocar papel de parede já está revestido por outro, você precisará remover o antigo para poder aplicar o novo. Para isso, veja mais informações no artigo sobre truques para tirar o papel de parede.
  3. Corte o papel. Continuando, corte o papel de parede que será utilizado. O recomendado é medir a altura da parede em vários pontos e deixar sempre uns 5 cm a mais de margem nas partes superiores e inferiores. Corte o papel em tiras fazendo o seguinte cálculo: divida o comprimento do rolo pela altura da parede mais a metade da repetição.
  4. Passe a cola. Uma vez que o papel esteja preparado, é hora de passar a cola para depois colocar o papel de parede. Lembre-se que no caso dos vinílicos ou TNT, basta passar a cola na base, já com papel, também será preciso passar cola na parede. Prepare a cola consultando as instruções e utilize um pincel para espalhá-la sobre o papel de parede.
  5. Aplicação! É hora de colocar o papel de parede. Vá colocando tira por tira, de maneira que elas fiquem coladas e esticadas sobre a parede sem deixar buracos entre elas. Passe um pincel limpo ou a mão para que o papel fique completamente liso. Esse é um trabalho de precisão por isso o importante é que as tiras estejam alinhadas e imperceptíveis. Na hora de aplicar papel de parede nas esquinas, molduras de portas ou janelas, ou isolar algum obstáculo como ares condicionados ou aquecedores, você deverá deixar uns centímetros sobrando e cortá-los com a ajuda de um estilete ou tesoura.

Colocar papel de parede não é uma tarefa muito difícil, mas, sim, requer paciência, cuidado e atenção. Para um resultado satisfatório, não tente aplicar papel de parede com pressa. Agora que você já sabe como colocar papel de parede corretamente, faça isso com calma para conseguir um resultado adequado às suas expectativas.

Como colocar papel de parede - Como colocar papel de parede - passo a passo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar papel de parede, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como colocar papel de parede

O que lhe pareceu o artigo?

Como colocar papel de parede
1 de 3
Como colocar papel de parede

Voltar ao topo da página