Partilhar

Como limpar piscina de fibra

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar piscina de fibra
Imagem: imoveis.culturamix.com

Ter piscina é um luxo que nos permite refrescar quando quisermos, fazer exercício aquático, divertir-nos com nosso amigos e família, tudo como se fosse a própria praia em nosso jardim. No entanto a parte ruim surge quando temos de fazer a manutenção da piscina. É uma tarefa aborrecida mas que deve ser feita com regularidade de forma a que não se criem fungos na água que possam causar irritações e doenças em nosso corpo, como o caso da candidíase ou balanite. Para que se possa ver livre desses problemas e de forma a manter o bom aspeto de sua piscina, continue lendo este artigo em que lhe mostramos como limpar piscina de fibra.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como pintar uma piscina de fibra de vidro
Passos a seguir:
1

Para limpar sua piscina de fibra comece por limpar a área envolvente, da borda e pátio. Isto é muito importante porque pode dar-se o caso de haver lixo que, com o vento, será transportado para a piscina e arruinará todo o trabalho de limpeza que já tenha sido feito.

2

De seguida, com a ajuda de uma peneira, deve remover os resíduos sólidos da água da piscina, tais como cabelos, folhas, insetos e outros. Durante esta etapa esvazie também o depósito do skimmer, ou coadeira, que é o equipamento que capta as impurezas sólidas da água.

3

Em terceiro lugar procede-se à limpeza do revestimento da piscina, sem escoar a água. É provável que ela apresente vários vestígios de algas, mais popularmente chamadas de lodo, mas não se preocupe porque não serão difíceis de remover. Para isso, deverá ter uma escova com pontas curvas e cerdas de nylon, como representada na imagem. Esfregue bem toda a piscina, principalmente nos cantos.

Como limpar piscina de fibra - Passo 3
Imagem: mercadolivre.com.br
4

Aguarde um pouco até que todas as impurezas assentem no fundo da piscina e, depois, aspire-as com um equipamento próprio. Conecte a mangueira ao aspirador insira-a toda dentro da piscina tentando que não fique ar no seu interior. No aspirador pelo menos um dos dispositivos de retorno deve estar ligado, selecione a opção de filtragem de água e aspire suavemente de forma a não levantar a sujeira do fundo da piscina.

5

Tendo já limpo as impurezas, está na hora de desinfetar. Faça isso com cloro, seguindo as instruções da embalagem. Prefira aplicar o cloro à noite, de forma a evitar a evaporação, e diluído em bom balde com água. Depois, com a ajuda de um kit colorimétrico, meça a proporção de cloro, ou nível de alcalinidade. Se o resultado for menos de 100 ppm deve se usar um Elevador de Alcalinidade, se for superior a 150 ppm use um Redutor de Alcalinidade.

6

Deixe atuar cerca de 6 horas e, em seguida, meça o PH da água. É importante que o faça apenas após a aplicação do cloro, de forma a obter resultados mais satisfatórios. Faça essa medição com a ajuda de um estojo de testes de PH. Os valores deverão estar entre 7,2 e 7,8. Deverá repetir este processo e o anterior entre uma a duas vezes por semana.

7

Se ainda não o tiver feito, limpe agora as bordas da piscina com uma esponja lava-loiça e um detergente especial chamado Lava-Bordas, de PH neutro.

8

Depois de tudo isto, sua piscina está limpa e pronta a ser usada! Não se esqueça que deve fazer semanalmente a manutenção de sua piscina de forma a manter a água própria para banhos. Se quiser prevenir a formação de fungos, aplique também semanalmente um Algicida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar piscina de fibra, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Escrever comentário sobre Como limpar piscina de fibra

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Davi dos Santos Gomes
boa noite ,usei a piscina e a agua ficou turva,coloquei os produtos e quanto tempo leva para clarear a agua ?




willian vicente
nao consigo clarear a agua da minha piscina,como pode me ajudar?
Sara Silva
Olá Willian, confira neste artigo dicas que o podem ajudar: http://casa.umcomo.com.br/articulo/o-que-ter-em-conta-ao-limpar-uma-piscina-8478.html

Como limpar piscina de fibra
Imagem: imoveis.culturamix.com
Imagem: mercadolivre.com.br
1 de 2
Como limpar piscina de fibra

Voltar ao topo da página