Limpar tapetes

Como limpar um tapete de lã

Como limpar um tapete de lã

Que lindos são os tapetes e como ficam bem em nossa casa! Se você tem este elemento decorativo, já deve saber que fica realmente bem em qualquer cômodo da casa, mas também deve ser consciente da frequência e do muito que se suja e que sua manutenção pode ser um pouco cara. Cheiros ruins, pó ou manchas são alguns dos problemas mais comuns que poderá encontrar na hora de lavar um tapete, além de ser um grande ninho de germes se não cuidar dele com frequência. Se deseja que seu tapete proporcione a sua casa um ambiente íntimo, elegante e bonito, deverá mantê-lo em bom estado. De seguida, em umCOMO explicamos como limpar um tapete de lã, um dos materiais mais delicados na hora de realizar a manutenção. Tome nota e conseguirá que seu tapete fique perfeito em qualquer ocasião.

Também lhe pode interessar: Dicas para limpar o tapete

Passos a seguir:

1

Os tapetes de lã não são agradáveis apenas para o tato e para a vista, mas também se caracterizam por dar à sua casa um toque de estilo decorativo e elegância, que traz aos cômodos de sua casa um ambiente quente e íntimo. Apesar deste tipo de tapete ser muito duradouro, costuma reter mais sujeira em suas fibras, por isso requer uma manutenção constante e regular para conseguir uma aparência limpa enquanto é usado.

2

O primeiro passo para limpar um tapete de lã é sacudi-lo no exterior. Com este passo conseguirá eliminar o pó acumulado no tecido desde a última vez que realizou uma tarefa de manutenção. Mas lembre-se, antes de sacudir certifique-se de que está seco, caso contrário produziria o efeito contrário: o pó grudaria ainda mais.

Não sabe como sacudir seu tapete? É simples. Tente colocá-lo em um varal ou pendurá-lo onde puder e depois bata com força usando, por exemplo, uma vassoura, com o objetivo de eliminar o pó incorporado.

Como limpar um tapete de lã - Passo 2
3

Outra tarefa de manutenção que deverá fazer com frequência é passar o aspirador sobre o tapete: é a melhor maneira de eliminar o pó superficial. Desenhe um "V" enquanto passa o aspirador, pois com isso conseguirá alternar a direção do equipamento e não amassará as fibras da lã. Por outro lado, certifique-se de que seu aspirador conta com uma opção para maior altura, para evitar que o material se danifique.

Deverá repetir o processo três vezes sobre o tecido. Se deseja que o tapete esteja sempre limpo, recomendamos que o aspire pelo menos duas vezes por mês. Quanto à parte de trás do tapete é conveniente aspirar a cada dois meses aproximadamente.

4

Após eliminar o pó e a areia mais superficial, é hora de lavar bem o seu tapete de lã. Para o fazer, precisará de água fria e sabão. Mergulhe uma esponja na mistura e passe suavemente pelo tecido para umedecer.

Preste atenção à direção da lã, ou seja, qual é a parte que sente mais suave em função da direção, quando passa a sua mão por cima. Após lavar o tapete deverá enxaguar com água em abundância. Tenha certeza de eliminar todo o sabão, caso contrário com o tempo poderia danificar o tecido.

5

Quando acabar de lavar o tapete de lã deverá secá-lo rapidamente, para que a umidade não se instale nas fibras. É verdade que precisam de bastante tempo para secar, mas pelo menos deverá se certificar de eliminar o excesso de umidade e água.

Recomendamos pendurar ao ar livre ou utilizar o calor de um aquecedor para acelerar a secagem. Primeiro deverá secar a parte de lã e, depois, a parte posterior, mas ambos os lados devem ficar completamente secos antes de colocar em seu lugar habitual. Se depois de seco notar que ficou rígido, passe o aspirador de pó mais uma vez para suavizar a lã. E pronto!

6

Nos passos anteriores vimos como limpar habitualmente o tapete de lã para contribuir para a sua manutenção. Mas se o problema é que o manchou recentemente, aconselhamos limpar a mancha de imediato para não grudar no tecido e não perdurar muito tempo de forma antiestética.

Como limpar um tapete de lã - Passo 6
7

Não esfregue para eliminar uma mancha em seu tapete de lã, pois assim só conseguiria o efeito contrário, a sujeira penetraria ainda mais no tecido. O que deve fazer é umedecer a área manchada dando pequenos toques com uma toalha. Depois pulverize bicarbonato de sódio para remover a mancha e deixe atuar por uns 30 minutos aproximadamente. Por último, aspire a área manchada. Sumiu?

8

Um dos melhores truques para limpar tapetes e eliminar as manchas em um tapete de lã é aplicar uma solução de vinagre branco (1/2 xícara) diluído em água (2 xícaras) e sabão (1/2 colher de chá). Mergulhe uma esponja com a mistura e passe sobre a mancha. Tente não esfregar com força para não danificar as fibras da lã.

Por outro lado, recomendamos experimentar a solução primeiro em uma zona pouco visível do tapete para comprovar se o remédio funciona. Para secar a mancha, passe uma toalha limpa dando pequenos toques ou pressionando com suas próprias mãos para absorver a umidade.

9

Depois de explicar como limpar um tapete de lã, lembramos que a manutenção do mesmo inclui lavar muito bem uma ou duas vezes por ano, aspirar regularmente e rodar ou girar o tapete uma ou duas vezes por ano. Com a rotação você garante que nem sempre a mesma parte seja pisada e assim reparte a frequência de utilização.

Por último, é conveniente reduzir a quantidade de luz recebida diariamente, visto que a exposição solar direta pode debilitar as fibras da lã e contribuir para que sequem e deteriorem com mais facilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um tapete de lã, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Elaine Castelo Branco
Muito esclarecedor. Obrigada pelas explicações que me vão ser muito úteis.
1 de 3
Como limpar um tapete de lã