Partilhar
Partilhar em:

Como plantar Bálsamo

Como plantar Bálsamo
Fonte: novatrento.com.br

O bálsamo é um tipo de planta suculenta que embeleza e aromatiza ambientes, mas também possui propriedades terapêuticas, como digestiva, cicatrizante e emoliente. A espécie pode atingir 90 centímetros e suas folhas pequenas e brancas surgem nos meses mais frios. Para saber como plantar Bálsamo confira as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como plantar alpiste
Passos a seguir:
1

A melhor forma de plantar bálsamo é um local em que haja abundância de sol, embora a planta tolere bem a meia-sombra, desde que consiga receber sol pelo menos durante cinco horas, todos os dias. Caso contrário, ela nasce fraca e tem dificuldades em se desenvolver. Mesmo que se dê melhor em climas quentes e secos, a espécie pode ser cultivada em outras atmosferas.

Fonte: novojardim.com
2

Vale lembrar que as condições adequadas não são importantes apenas para que a planta cresça, mas também para que mantenha as suas propriedades medicinais e o seu aroma, os principais motivos de ser cultivada. Quanto ao seu solo, o ideal é que seja bem fértil, rico em matéria orgânica, podendo conter adubo, estrumo curtido e/ou húmus de folhas. Deve ser ainda bem drenável, leve e, de preferência, areno-argiloso. Se o solo onde o bálsamo for plantado for duro, recomenda-se usar areia grossa para melhorar a drenagem.

3

A cova para plantar a muda deve ter, pelo menos, 30 centímetros. Já que de forma geral as ervas se adaptam melhor aos solos neutros ou levemente alcalinos, é importante fazer um teste de pH e, se ele estiver com acidez maior que 7,5, aplicar uma camada de cal. O bálsamo pode ser plantado em vasos, os quais devem ter altura mínima de 25 centímetros. Além de furos no seu fundo, exigem-se os mesmos cuidados para manter a drenagem do solo, bem como a sua qualidade.

4

Para uma boa drenagem, é possível colocar argila expandida em primeiro lugar, no vaso, depois uma camada de areia ou uma manta e, por fim, o substrato. Após plantar a muda, o vaso pode ser completado com mais terra. Para manter o bálsamo adubado, é possível, a cada 30 dias, ou um pouco mais, usar húmus de minhoca. Quem for remover a espécie do vaso para o seu local definitivo pode colocar na terra em que será transplantada uma fina camada de pequenos cascalhos, a fim de garantir a umidade necessária.

5

O melhor é irrigar o bálsamo uma vez por semana, nos meses mais quentes, sendo que nos meses mais frios basta molhá-la uma vez por mês. Uma dica para saber se ela precisa de água é colocando o dedo na terra para certificar-se de que esteja seca. Além disso, ao fazer a colheita do bálsamo é indicado usar uma tesoura para cortar o ramo nas pontas ao invés de arrancar a folha, o que pode enfraquecê-la. Assim como outras espécies de ervas, o bálsamo pode sofrer com o ataque de fungos, ácaros, ferrugem ou lagartas.

Fonte: pinterest.com
6

Uma dica é fazer um repelente natural com aquelas ervas que dificilmente são atacadas, como arruda e hortelã. Despeje água fervente sobre algumas das folhas dessas plantas, na medida de três partes de água para uma de ervas, e aguarde 15 minutos. Depois de esfriar, o líquido pode ser colocado em um recipiente para ser pulverizado sobre as plantas, uma vez por semana e depois das chuvas, mas sempre com uma nova infusão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar Bálsamo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (7)

Escrever comentário sobre Como plantar Bálsamo

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Bruna
Tive uma muda no verão e desenvolveu bastante, mas n inverno morreu, agora estou com uma muda nova e esta morrendo, esta em emia sombra... irei colocar no sol pra ver se melhor.
CLAUDIA MARIA PRAES XAVIER
adorei . ou plantar.
A sua avaliação:
Gisele
Muito bom!
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Gisele! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
ONEIDE RENATO DOS SANTOS
OI, GOSTARIA DE SABER COMO EU CONSIGO SEMENTE DE BALSAMO
A sua avaliação:
Marcos Ferreira Pinto
Muito útil
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marcos! Que bom saber que foi útil :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
iracema
Bom dia! gosto muito de plantas, eu tenho uma muda da planta balsamo mas não sabia como cultivar, peguei a explicação com vocês entendi e vou começar a cuidar dela muito obrigada.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Iracema! Que bom saber que as explicações foram úteis para você!
Deise Cardoso Silva
Adoro plantas e tenho curiosidade em ve-las crescer.
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Deise, obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como plantar Bálsamo
Fonte: novatrento.com.br
Fonte: novojardim.com
Fonte: pinterest.com
1 de 3
Como plantar Bálsamo