Remover as nódoas da roupa

Como salvar roupa tingida

Como salvar roupa tingida
Imagem: tabloideaescmamao.blogspot.com

Tingir roupas por acidente é mais comum do que parece! Esse problema pode acontecer de diferentes formas: espirrando produtos químicos, derramando alguma substância de difícil remoção e até lavando roupa colorida que solta muita tinta junto às outras.

Esse problema pode se agravar se você utilizar um removedor de manchas de forma incorreta ou mesmo tentar reparar de maneiras que estraguem sua roupa.

Apesar de nem toda a roupa poder ser salva, neste artigo, o umComo.com.br separou dicas especiais para que você aprenda truques de como salvar roupa tingida.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de roupa branca

Índice

  1. Suco de limão
  2. Água gelada
  3. Spray para cabelo
  4. Vinagre
  5. Cobrir as manchas

Suco de limão

Pegue a roupa tingida por acidente e coloque-a em um balde com suco de limão concentrado puro. É importante que você não tente qualquer lavagem antes deste processo. Deixe a roupa de molho durante a noite. Após 24 horas submersa no balde com limão, poderá lavá-la. Durante esta lavagem, adicione um removedor de cor à água caso você esteja lavando uma roupa branca manchada ou tingida por acidente. Dependendo do quão grande e profunda é a mancha, o processo deverá se repetir. Isso porque a primeira lavagem poderá clarear porém, na maioria dos casos, não irá remover por completo alguns pontos.

Água gelada

Se suas roupas foram tingidas por acidente devido ao contato com algum objeto enferrujado ou barro, a água gelada poderá retirar a mancha ao mudar do tom avermelhado para um amarelo descolorido. Em seguida, aplique removedor de manchas em um balde e as deixe de molho. Depois, você poderá lavar a roupa normalmente.

Como salvar roupa tingida - Água gelada
Imagem: blogdovaldes.wordpress.com

Spray para cabelo

Se a sua roupa foi tingida com tinta, jogue spray para cabelo em uma esponja. Passe suavemente sobre a mancha. Cuidado para não esfregar e danificar sua roupa. Em seguida, enxague-a e lave-a como faria normalmente, adicionando um antimanchas. Caso o spray não resolva, existem outros truques para remover manchas feitas com tinta.

Vinagre

Lavar roupa com vinagre é ótimo quando se trata de remover manchas de todo o tipo nas roupas. Isso porque seu nível de acidez é alto. O mesmo vale para qualquer outro tipo de produto que possua esta característica, caso você esteja buscando por uma alternativa. Para salvar sua roupa tingida usando vinagre, aplique-o em um pano e esfregue os pontos manchados. Em seguida, mergulhe a roupa na água com vinagre e deixe de molho por algum tempo. Fique de olho e perceba a mancha desaparecer. Quando isso acontecer, lave a roupa normalmente.

Cobrir as manchas

Caso a sua roupa tingida não tenha sido salva, isso porque as manchas são muito grandes, profundas ou feitas de forma permanente, não se preocupe. Você ainda poderá usar sua roupa. Para isso, basta tingir o tecido em casa, da forma que achar melhor. Há diversos truques, aplicações e cores que você pode usar para não só disfarçar o problema, mas transformar sua roupa danificada em uma nova peça da moda!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como salvar roupa tingida, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Uma roupa manchada por acidente é mais fácil de salvar se ela não estiver seca. Ou seja, não espere muito tempo para lavar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
nubia
bom dia tenho um polo cor creme e o colo negro coloquei de molho e manchou toda a. peça o que posso fazer muito obrigado
MARIA JOSE FAIAS
FIQUEI COM UMA CAMISOLA AZUL E BRANCA DESBOTADA POR ACIDENTE, COMO DEVO RESOLVER ESTE PROBLEMA, A PARTE AZUL TINGIU A BRANCA.
OBRIGADO.
A sua avaliação:
Alexandre Siqueira
Oi bom dia, acidentalmente caiu agua sanitária na minha calça jeans e ficou muito danificada e descorada não sei o que fazer. Será que tem alguma solução para que eu não perca a calça?
Editor umComo.com.br
Oi Alexandre! Neste artigo poderá encontrar algumas recomendações para tirar manchas de água sanitária da roupa: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-manchas-de-agua-sanitaria-da-roupa-13700.html
ana lucia
Bom dia! Gostaria de uma ajuda: tenho uma calça de tecido fino que ja foi tingida por ter manchas e não consegui fazer com que as manchas sumissem totalmente. Será que devo tingi-la novamente? não estraga o tecido?
katia
pingou em varios pontos de uma calça azul minha candida, o que faço para salvar minha calça?
deisinha
Adorei as dicas
Editor umComo.com.br
Obrigada Deisinha ;)
Imagem: tabloideaescmamao.blogspot.com
Imagem: blogdovaldes.wordpress.com
1 de 2
Como salvar roupa tingida