Remover cola

Como tirar cola de etiqueta

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 1 fevereiro 2021
Como tirar cola de etiqueta

Atualmente, praticamente todos os artigos e peças de roupa que compramos contam com uma etiqueta. Em alguns casos não importa que a etiqueta seja visível, mas quando falamos sobre objetos que usamos com certa frequência, e cujas etiquetas ficam à vista, elas podem incomodar um pouco tendo, inclusive, pouco apelo estético. Ao remover a etiqueta, muitas vezes também temos de tirar a cola, que pode manchar superfícies e deixá-las grudentas.

Tirar cola de etiqueta pode ser complicado caso você não o faça da maneira correta. Por isso, dedicamos este artigo do umCOMO a te ensinar como tirar cola de etiqueta, para que isso se torne uma tarefa simples. Explicamos como tirar a cola de diferentes materiais e ainda te contamos os melhores produtos para você fazer isso.

Também lhe pode interessar: Como tirar cola de madeira

Índice

  1. Como tirar cola de etiqueta em metal
  2. Como tirar cola de adesivo de madeira
  3. Como tirar cola de etiqueta da roupa
  4. Como tirar cola de etiqueta de plástico

Como tirar cola de etiqueta em metal

Tirar cola de etiqueta de um metal pode ser um tanto quanto perigoso para nossos novos itens, porque os metais ficam arranhados com maior facilidade. Todos nós provavelmente já estragamos um objeto metálico recém-adquirido tentando remover a cola de uma etiqueta que ficou grudada no metal.

Um exemplo é o aço inoxidável: é muito comum encontrá-lo em utensílios de cozinha e acessórios de banheiro ou de decoração, mas se manusearmos mal esses objetos, podemos danificá-los facilmente e fazer com que apresentem riscos e marcas. Os dois primeiros erros ao tentar remover a cola do metal são, geralmente, usar uma esponja de limpeza e fazer isso com água.

O mais importante a levar em consideração é que a maioria das colas é removida com óleo, e não com água. Portanto, se quisermos tirar uma etiqueta ou restos de cola que ficaram no metal, devemos fazê-lo com qualquer tipo de óleo. Considere as seguintes dicas sobre como tirar cola de metal:

  • Você pode usar qualquer óleo que tiver em casa: óleo cosmético (como o de amêndoas ou para bebês) ou de cozinha (azeite, óleo de girassol, óleo de soja...).
  • Se preferir, você também pode usar óleos para uso industrial. O óleo será muito útil para remover cola de vidro, metal e plástico.
  • Para evitar marcas ou arranhões, use um pano macio ou pedaço de algodão. O truque é esfregar suavemente - na direção da fibra do metal - até que os restantes da cola desapareçam completamente.
  • Se você notar que o metal perdeu um pouco de brilho, você pode esfregar o objeto uma última vez usando vinagre - o resultado final será impecável.

Vale ressaltar que essa dica também funciona para tirar cola de vidros.

Como tirar cola de etiqueta - Como tirar cola de etiqueta em metal

Como tirar cola de adesivo de madeira

Os armários de madeira costumam ser um dos lugares favoritos para as crianças colocarem adesivos. À primeira vista, remover resíduos de cola da madeira parece uma tarefa interminável e, por outro lado, o material é mais suscetível a arranhões e danos. Por isso você deve ter cuidado especial ao remover a cola desses objetos. Lembre-se das seguintes dicas de como tirar cola de madeira para salvar seus móveis e deixá-los como novos:

  • Você pode usar esmalte de unhas ou acetona para tirar cola da madeira. Umedeça a área com o líquido e, aos poucos, remova o adesivo com uma pequena escova.
  • Se você usar acetona bastam algumas gotas, pois a substância é bastante forte.
  • Se algum resíduo de adesivo permanecer, você pode removê-lo com uma faca ou espátula. Para evitar arranhar a madeira, faça-o em um ângulo inclinado de cerca de 4° em relação à madeira. Sempre vá na direção da fibra da madeira.
  • O vinagre branco também é eficaz para tirar cola de adesivo de madeira. Aplique o produto na área onde está a cola e deixe agir por alguns minutos. Remova com uma escova pequena. O vinagre também vai te ajudar a restaurar o brilho dos móveis.
Como tirar cola de etiqueta - Como tirar cola de adesivo de madeira

Como tirar cola de etiqueta da roupa

Em primeiro lugar, lembre-se de que as etiquetas das suas roupas e os resíduos de cola não vão desaparecer apenas com a lavagem das peças na máquina de lavar. Como já dissemos, a maioria das colas é solúvel em óleo, e não em água. Mesmo assim, será que o tecido não vai estragar se for esfregado com óleo? A resposta é: claro, sim. Portanto, para retirar a cola da etiqueta que grudou nas roupas, devemos pensar em substituir o óleo por outro solvente. A solução, acredite, está no álcool: mas ele não deve ser usado sozinho e é sempre importante observarmos o tipo de tecido.

O álcool, misturado com sabão, é uma das soluções mais eficazes para eliminar os restos de cola de etiqueta das roupas. A melhor escolha está em optar por um sabão que seja próprio para lavar determinados tecidos, mas usar sabão neutro costuma funcionar para qualquer um deles, sem danificá-los. Para tirar cola de etiqueta da roupa, leve em consideração o seguinte:

  • O processo de remoção da cola das etiquetas nas roupas é o mesmo: molhe um pano, tecido ou esponja que não deixe resíduos e esfregue suavemente na etiqueta.
  • Se falamos de tecidos resistentes, há mais soluções. A acetona (a mesma que usamos para remover esmalte de unha) é muito eficaz na remoção de cola.
  • Se usarmos acetona, devemos ter cuidado com as cores das peças, pois o poder corrosivo do produto pode danificá-las. Outra alternativa é usar um removedor de esmalte que não contenha acetona na fórmula.
  • Se a mancha de cola quase não estiver visível, você pode tentar removê-la com água morna, pois a cola se dissolve com o calor.
  • Usar o calor diretamente nas etiquetas ou pedaços grandes de adesivos não é uma boa ideia. Por exemplo, se você usar o ferro de passar em uma etiqueta, é bem possível que a cola se espalhe na roupa e penetre ainda mais no tecido, além de manchar o ferro. Porém, em tecidos delicados, molhar com água quente pode ser uma solução possível, rápida e sem perigo para a roupa.

No nosso artigo como tirar cola da roupa, você vai ver mais truques, dicas e soluções para limpar suas peças por completo.

E o seu problema não for com cola de etiqueta, mas sim, cola quente nas roupas, descubra neste outro artigo como fazer a remoção correta.

Como tirar cola de etiqueta - Como tirar cola de etiqueta da roupa

Como tirar cola de etiqueta de plástico

Para remover etiquetas de objetos de plástico, você pode usar qualquer uma das soluções apresentadas acima, e mais algumas outras. Tanto o óleo quanto o álcool são eficazes nesse sentido, mas será ainda mais fácil lavar o objeto usando água quente e um produto desengordurante para louças.

Você também pode usar vinagre, bicarbonato de sódio, qualquer tipo de leite, um demaquilante e até pasta de dente. Tenha em mente as seguintes dicas sobre como tirar cola de etiqueta de plástico:

  • Com qualquer um desses produtos o processo é o mesmo: você deve umedecer o objeto com água quente e esfregá-lo suavemente com um pano, esponja ou outro tecido até que a etiqueta e os restos de adesivo desapareçam.
  • Evite esfregar com muita força para não danificar a cor ou a textura do plástico.
  • Se a cola for resistente, vale também deixar o objeto de molho em água quente por alguns minutos, e repetir o processo logo em seguida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cola de etiqueta, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tirar cola de etiqueta