Remover cola

Como tirar marca de adesivo

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 maio 2020
Como tirar marca de adesivo

As marcas de adesivo acontecem quando a cola que grudava o adesivo à superfície é removida apenas superficialmente. Esse tipo de marca pode aparecer em potes, paredes e objetos distintos. É importante remover esse resto de cola, pois além do aspecto feio, acaba grudando sujeira e poeira tornando-se então cada vez mais difícil de ser tirada. Um pouquinho de técnica e paciência vão deixar a superfície desejada com o aspecto de que nunca foi coberta por um adesivo antes. Quer saber como tirar marca de adesivo? Basta seguir as dicas do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tirar cola de madeira

Índice

  1. Como tirar marca de adesivo de objetos de plástico e vidro
  2. Como tirar marca de adesivo da parede
  3. Como tirar marca de adesivo da geladeira e outros eletrodomésticos
  4. Como tirar marca de adesivo de madeira

Como tirar marca de adesivo de objetos de plástico e vidro

As marcas de adesivo em objetos de plástico e vidro são as mais comuns. Potes de conserva, brinquedos, garrafas e embalagens costumam ser os principais protagonistas dessa situação. Existem algumas maneiras bem simples de remover esse tipo de marca:

  • Com a unha: se a cola ainda é recente e a quantidade não é muito grande, em questão de minutos você pode tirar essa marca apenas esfregando a unha sobre o adesivo que resta.
  • Água quente: deixar o objeto por algumas horas mergulhado em água quente faz com que a cola saia com muita facilidade com a simples fricção dos dedos ou de uma esponja. Se você tem pressa, sob água morna corrente, esfregue uma bucha com detergente por cima da superfície com cola.
  • Óleo: tanto óleo de cozinha quanto óleos essenciais podem tirar marca de adesivo. Molhe um pano ou papel toalha com o óleo que você tiver em casa e esfregue sobre os resíduos. Para essa técnica é importante testar em uma região pequena do objeto antes para evitar manchas.
  • Álcool: embebede um pano limpo ou toalha de papel com álcool e cubra a área marcada com o mesmo. Deixe agir por pelo menos 1 minuto e finalize raspando os resíduos.

Se as marcas não saírem por completo, repita o procedimento que for mais fácil para você.

Como tirar marca de adesivo - Como tirar marca de adesivo de objetos de plástico e vidro

Como tirar marca de adesivo da parede

Marcas de adesivo em paredes podem ser provenientes de adesivos de vinil, fitas adesivas ou papéis de parede e requerem uma delicadeza especial para que a tinta não saia junto com a cola. Se ainda restam pedaços do adesivo, utilize um secador para amolecer a cola e conseguir retirar com mais facilidade e limpe com um pano ou esponja úmida sem forçar muito. Seque com um pano limpo e seco.

No caso dos papéis de parede, existem alguns truques para tirar papel de parede. Um deles é, após ter removido o papel, preparar uma mistura de água quente e detergente e aplicar sobre a cola com o auxílio de uma esponja. Enxágue com água e seque com um pano limpo.

Como tirar marca de adesivo - Como tirar marca de adesivo da parede

Como tirar marca de adesivo da geladeira e outros eletrodomésticos

É comum grudar adesivos para decolar geladeiras e eletrodomésticos, o que parece difícil e livrar-se da marcas sem riscá-los. Para evitar riscos, o procedimento que indicamos a seguir pode ser usado em geladeiras e eletrodomésticos (inclusive os de inox):

  1. Molhe um pano limpo ou pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha (de girassol, canola, ou algum de sua preferência)
  2. Com o auxílio do pano ou papel, aplique o óleo sobre a mancha
  3. Deixe agir por alguns minutos
  4. Com um pano seco ou um papel higiênico limpo faça movimentos circulares para que a cola saia
  5. Se a marca estiver muito grossa, utilize uma espátula de plástico para remover o excesso
  6. Finalize com um multiusos ou o produto de limpeza que você está acostumado a limpar os seus eletrodomésticos
Como tirar marca de adesivo - Como tirar marca de adesivo da geladeira e outros eletrodomésticos

Como tirar marca de adesivo de madeira

Mesas, cadeira e outros móveis podem ser vítimas dos adesivos. O procedimento para remover esse tipo de cola é muito parecido com o da parede. Comece com um secador quente para amolecer a cola e então utilize uma esponja macia molhada por água quente e detergente neutro. Seque com uma flanela e se sentir necessidade, finalize com um lustra móveis.

Como tirar marca de adesivo - Como tirar marca de adesivo de madeira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar marca de adesivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Faça sempre um teste em uma área pequena da superfície para saber como o material reage a aquele produto
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
MARIO GARCIA
PARA TIRAR RESIDUO DA COLA DE ADESIVOS COLADO EM VIDRO, USE UM PANO UMEDECIDO COM AGUARRÁS OU BUFFALO - TIRA E RAPIDO 100% GARANTIDO
1 de 5
Como tirar marca de adesivo