Remover cola seca

Como tirar Super Bonder do sofá

Como tirar Super Bonder do sofá

O Super Bonder é um tipo de cola de bastante potente e que pode ser usado para consertar diversos objetos, sendo por vezes a forma ideal para salvar algo que quebramos e que parecia não ter mais solução. Justamente por ser bastante potente, o Super Bonder pode ser também a razão da criação de um problema quando acaba caindo em alguma superfície onde não deveria estar, já que a remoção da cola é bastante difícil de realizar e pode acabar estragando um objeto, principalmente quando se trata de algo feito de pano, já que a cola impregna entre os fios do tecido nos deixando sem esperanças de salvação. Mas, calma, existe solução e você já vai entender neste artigo do umCOMO sobre como tirar Super Bonder do Sofá!

Também lhe pode interessar: Como remover super bonder da pele

Índice

  1. Como tirar Super Bonder do sofá
  2. Como tirar Super Bonder com água quente
  3. Como tirar Super Bonder com lâmina
  4. Como tirar Super Bonder com sabão

Como tirar Super Bonder do sofá

A acetona, que é um tipo de álcool, pode ser uma boa solução na hora de como tirar Super Bonder do sofá de camurça. Antes de partir para a resolução, primeiramente é necessário prestar atenção na coloração do tecido, afinal, a acetona poderá desbotar se for de cor escura e, ainda que remova a cola, poderá deixar uma mancha bastante feia em seu sofá.

Como tirar Super Bonder com álcool

Caso você tenha um sofá de cor clara ou branco, siga os seguintes passos:

  1. Pegue um tecido também de cor clara, de preferência de um tipo que não deixe fiapos como um pano de prato, podendo também optar por um algodão branco;
  2. Molhe o tecido ou algodão em acetona e cuidadosamente passe em cima da parte prejudicada pela cola. Faça movimentos de forma que não espalhe ainda mais a cola;
  3. Vá tocando o pedaço do tecido ou o algodão, evitando assim que a parte já removida do Super Bonder volte a colar no tecido.

Se você perceber que a quantidade de cola é muita e que está difícil de removê-la, limpe a substância com água e um pouco de sabão, espere que seque em então continue o processo. A acetona é um produto que poderá desgastar o tecido, sendo assim, é melhor tomar cuidado e deixar que entre em contato com o sofá durante a menor quantidade de tempo possível. Além disso, com o tecido molhado é bastante difícil de enxergar onde tem e onde não tem mais cola grudada, então, uma pausa para secagem irá te ajudar a observar os pontos mais sujos.

Caso você tenha também se sujado com a cola, veja como remover Super Bonder da pele.

Dica: para evitar acidentes do tipo, principalmente se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, invista em uma capa para sofás. A capa não apenas protegerá o móvel contra acidentes, evitando marcas de cola e de comida, como também o protegerá contra sujeiras, além de ser muito simples de lavar.

Como tirar Super Bonder com água quente

Existe uma forma de tirar Super Bonder do sofá com água quente, entretanto, a dica é mais válida caso seja um sofá cuja capa esteja suja de forma que seja possível removê-la, sendo também uma ótima forma de tirar cola de outros tecidos como roupas.

A técnica da água envolve os seguintes passos:

  1. Em uma panela, esquente água até que comece a ferver;
  2. Com um tecido preferencialmente claro, esfregue a cola até que a água esfrie;
  3. Molhe novamente o tecido em água quente e repita o processo até que toda a cola tenha sido removida.

Caso você tenha alguma roupa suja de cola e queria saber como tirar Super Bonder de tecido, também é possível colocá-la direto na panela após o desligamento do fogo e deixar que o calor vá amolecendo a cola, então, é necessário esfregar para que a região danificada seja recuperada.

Para potencializar a remoção da cola, é possível utilizar também sabão de lavar roupa.

Importante: o processo de remoção deve ser feito com água quente, afinal, a cola não vai se dissolver na água, mas com amolecer com o calor.

Como tirar Super Bonder com lâmina

Se você quer saber como tirar cola Super Bonder de tecido ou de qualquer outra superfície que acabou danificada pela cola, uma das formas é remover a cola seca manualmente. Para isso, primeiramente é necessário deixar a cola secar e, se possível, colocar uma pedra de gelo em cima da região suja para endurecer ainda mais a cola.

Assim que tudo estiver pronto, utilize algum objeto como uma lâmina ou a ponta de uma colher para raspar a tinta, de forma que sairá em pedaços, tirando a parte grossa da cola. Já que a cola gruda pois entra também entre os fios do tecido, talvez seja necessário utilizar alguma solvente como a acetona para remover a parte mais fina. Caso utilize algo afiado como uma lâmina, tome cuidado para não acabar rasgando o tecido, afinal, estamos atrás de solução de um problema e não da criação de outro.

Se você for utilizar a técnica também para remover cola de tecidos soltos como roupas, em vez de utilizar a pedra de gelo também é possível colocá-la alguns minutos no freezer para endurecê-la.

Caso você tenha deixado a cola também cair em algum móvel e queira saber como tirar Super Bonder da madeira, essa é a melhor técnica e certamente removerá a cola da superfície sem causar problemas.

Como tirar Super Bonder com sabão

A forma mais simples de remoção de cola de tecidos é a lavagem comum. Sendo assim, pegue alguma escova (se a região atingida for pequena, é possível até mesmo utilizar uma escova de dentes) e esfregue-a, removendo assim a cola. Se possível utilize água quente para tornar mais efetivo o efeito da lavagem.

Importante: é necessário checar o tipo de tecido que compõe o seu sofá para saber se uma lavagem com água e sabão é possível, afinal, existem alguns tipo que apenas podem ser lavados a seco. Em caso de tecido delicado, o mais recomendável que é você leve o sofá até um profissional que saberá exatamente o que fazer para remover a mancha do seu sofá sem causar danos permanentes.

Veja mais em: Como tirar manchas do sofá

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar Super Bonder do sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rosangela
Como faço p tirar cola superbond dp meu sofa tecido camurça vermelho
Como tirar Super Bonder do sofá