Retirar o mau cheiro da roupa

Como tirar mofo de toalha de banho

 
Ketlyn Araujo
Por Ketlyn Araujo. Atualizado: 22 maio 2023
Como tirar mofo de toalha de banho

O uso contínuo das toalhas de banho, de rosto ou de mãos acaba causando um excesso de umidade e, por consequência, maus odores no tecido. Para que as toalhas durem mais, porém, convém cuidar delas e tratá-las da melhor forma possível.

Neste sentido, é fundamental saber por que as toalhas estão cheirando mal, e encontrar as melhores soluções para o problema. Isso porque, sem conhecermos a causa da umidade, é praticamente impossível tomar alguma atitude, e se você continuar lavando-as da forma que vem fazendo, o cheiro não irá embora. Para descobrir como tirar mofo de toalha de banho usando diferentes produtos, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO.

Índice

  1. Por que as toalhas cheiram mal
  2. Como tirar mofo de toalha de banho com bicarbonato
  3. Como tirar mofo de toalha de banho com vinagre
  4. Como tirar mofo de toalha de banho com amônia
  5. Dicas para evitar o cheiro de mofo nas toalhas de banho

Por que as toalhas cheiram mal

O cheiro de mofo das toalhas se deve, principalmente, à grande capacidade que elas têm de reter umidade. Muitas toalhas de banho são de algodão, tecido que absorve grandes quantidades de água e, por isso, pode provocar tanto o mau cheiro quanto o surgimento de mofo - secá-las bem é o segredo para que isso não aconteça. Outros motivos que podem causar mau cheiro nas toalhas são os seguintes:

  • Exposição constante ao ambiente úmido do banheiro e à água quando nos secamos.
  • Secar as toalhas de maneira incorreta. Você deve deixar as toalhas secarem após cada utilização, expondo-as ao sol ou sobre um aquecedor.
  • Pendurar as toalhas na parte de trás da porta do banheiro, pois a umidade fica concentrada devido ao pouco ar que corre entre essa parte da porta e a parede.
Como tirar mofo de toalha de banho - Por que as toalhas cheiram mal

Como tirar mofo de toalha de banho com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um dos recursos caseiros mais usados para limpar superfícies e ambientes, graças à sua eficácia. Ele também serve para eliminar o cheiro de mofo das toalhas, já que consegue acabar com as bactérias e fungos provocados pelo excesso de umidade. Aprenda a usar o bicarbonato para lavar toalhas seguindo os passos:

  1. Em um recipiente cheio de água morna, adicione uma xícara de bicarbonato.
  2. Mexa bem a mistura para que o bicarbonato comece a se dissolver.
  3. Mergulhe a toalha na água de bicarbonato de sódio e deixe-a de molho por 20 minutos.
  4. Após este tempo, você deve enxaguar a toalha com água limpa.
  5. Seque a toalha ao ar livre aproveitando as horas de sol.
  6. Se a toalha contiver manchas difíceis de remover, aplique o bicarbonato de sódio diretamente esfregando as áreas afetadas antes de mergulhá-lo na água com bicarbonato de sódio.
  7. Por fim, se quiser, você pode colocar a toalha na máquina de lavar e colocá-la em um ciclo normal para tirar completamente o cheiro desagradável da umidade, desde que coloque-a também para secar ao sol ou na secadora pelo tempo necessário.

Como tirar mofo de toalha de banho com vinagre

Lavar as toalhas com vinagre para tirar o cheiro de mofo é outra ótima alternativa. Isso porque o produto tem o poder de neutralizar os maus odores e combater a proliferação de bactérias e fungos formados pelo excesso de umidade. Se você quer lavar as toalhas com vinagre e bicarbonato de sódio na máquina de lavar, faça da seguinte forma:

  1. Coloque as toalhas afetadas pelo cheiro de mofo na máquina de lavar.
  2. Inicie o ciclo de lavagem e pare após alguns minutos.
  3. Adicione uma xícara com a mistura de água quente, bicarbonato e vinagre branco na máquina de lavar.
  4. Deixe as toalhas de molho por 15 minutos para eliminar o mau cheiro.
  5. Inicie a lavagem novamente para que o ciclo seja concluído.

Se você tem vinagre de maçã em casa, também pode usá-lo junto com seu amaciante favorito para obter um delicioso aroma de limpeza. É que o vinagre potencializa e melhora ainda mais o cheiro do amaciante de roupas. Essa é, portanto, uma maneira fácil e eficaz de perfumar roupas.

Também recomendamos que você leia este outro artigo sobre como limpar a máquina de lavar com vinagre, pois também é aconselhável lavá-la bem para evitar odores nas roupas e problemas com o funcionamento da máquina.

Como tirar mofo de toalha de banho - Como tirar mofo de toalha de banho com vinagre

Como tirar mofo de toalha de banho com amônia

Para terminarmos nossa seleção com dicas para saber como tirar mofo de toalha de banho, recomendamos que você recorra à amônia. Apesar do componente demandar alguns cuidados necessários devido ao poder corrosivo que contém, lavar toalhas com amônia para acabar com o cheiro de mofo é outra opção eficaz. Você só precisa usar luvas para evitar possíveis danos na pele e seguir as etapas:

  1. Misture o detergente com amônia diluída e coloque-os em um recipiente com água.
  2. Se as toalhas são muito grandes, opte por fazer a mistura na banheira, caso tenha uma.
  3. Deixe as toalhas de molho por alguns minutos.
  4. Finalmente, coloque as toalhas na máquina de lavar e programe um ciclo normal para que fiquem completamente limpas, sem mau cheiro e macias.

Dicas para evitar o cheiro de mofo nas toalhas de banho

Depois de ajudar você a descobrir como tirar mofo de toalha de banho com esses produtos, nós do umCOMO vamos te dar algumas dicas para evitar esse aroma desagradável:

  • Não deixe as toalhas no cesto de roupa suja. Trate de lavá-las o mais rápido possível, já que podem se misturar com as roupas já sujas e piorar ainda mais o aroma de umidade e mofo.
  • Guarde as tolhas bem dobradas e secas. Certifique-se de que o armário não funcione como uma fonte de umidade, colocando pequenos sacos de café, sal ou arroz para absorvê-la.
  • Troque as toalhas com frequência. Não prolongue o uso de maneira excessiva entre lavagens.
  • Deixe o banheiro ventilar para evitar que muita umidade fique concentrada no ambiente, prejudicando o tecido das toalhas.
  • Seque as toalhas estendendo ao sol pelo maior tempo possível. Se não há luz solar suficiente onde você está use um secador, mas evite guardar as toalhas com pontos de umidade - isso vai fazer com que o mofo e o mau cheiro voltem a aparecer.

Por fim, te convidamos a descobrir, ainda, como deixar a roupa cheirosa neste nosso outro post.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mofo de toalha de banho, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar mofo de toalha de banho