Ideias de decoração

Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 8 março 2023
Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração

Se você está pensando em renovar o estilo da sua casa ou dar uma nova cara a um cômodo em específico, tem interesse em conhecer o estilo Japandi, uma nova proposta de decoração de interiores que, nos últimos meses, virou pura tendência. O seu sucesso reside na simplicidade e em ser uma forma de decorar espaços ao fundir elementos muito diferentes que se harmonizam com perfeição.

Se você gosta de estar atualizado no design de interiores, no umCOMO contamos a você sobre estilo Japandi: o que é e ideias de decoração para que você possa colocá-lo em prática em sua casa.

Índice

  1. Como é o estilo Japandi
  2. Armários baixos, de linha simples e em madeira
  3. Natureza em casa
  4. Têxteis
  5. Artesanato
  6. Cor como contraste

Como é o estilo Japandi

Japandi é o engenhoso termo escolhido para se referir a um estilo inovador que obteve grande sucesso no mundo do design ao unir, em uma mesma proposta, chaves do estilo e até da cultura japonesa, com outras típicas do estilo e decoração escandinavo, ou seja, Japandi é: Japão + Scandi. Na verdade, o resultado não é a soma de uma série de elementos desconexos, mas, sim, uma tendência única em si, com detalhes que lembram um estilo e outro em uma combinação perfeita.

O estilo Japandi é baseado na simplicidade, em não sobrecarregar os espaços com uma infinidade de móveis e detalhes decorativos, por isso está incluído nas novas tendências minimalistas. Elementos naturais, por exemplo, em materiais como: madeira, bambu, vime ou linho, aparecem em móveis e têxteis para que, com eles, qualquer ambiente seja acolhedor e também convide ao relaxamento.

Quanto às cores, predominam o branco (bem escandinavo) e os tons suaves e neutros: bege, areia, marfim, cinza...eles predominam, mas também há algum preto, vermelho ou uma estampa em cores vivas que nos lembram o país japonês.

A iluminação, como responsável por criar espaços confortáveis, cuida dos detalhes no estilo Japandi, assim como se busca móveis que atendam a algumas condições mínimas: que sejam práticos, ou seja, que tenham uma função, que sejam confortáveis ​​e, portanto, contribuam para o nosso bem-estar e que sejam bonitos, para que ajudem a embelezar aquele ambiente tão importante que é a nossa casa.

Essas premissas básicas do estilo Japandi podem ser traduzidas em ideias práticas e originais de decoração como:

Armários baixos, de linha simples e em madeira

Em uma sala decorada no estilo Japandi, a madeira é o material predominante e podemos encontrá-la no mobiliário em geral e também em detalhes como pisos de madeira, estantes, cabeceiras... a madeira preferida são os tons claros, para que cada peça seja gere leveza. Além disso, seguindo a linha japonesa, os móveis tendem a ser baixos. Mesas de sala, camas e mesinhas de cabeceira, sofás... dispensam altura excessiva, procuram a sobriedade nas suas linhas e ficam o mais próximo possível do chão (por exemplo, optando por camas sem pés e em tatame) para, lembrar a Terra, inspirada na cultura japonesa.

Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração - Armários baixos, de linha simples e em madeira

Natureza em casa

Não apenas os materiais naturais são fundamentais neste estilo, a própria natureza está presente na casa na forma de detalhes decorativos. Uma grande planta natural como único ornamento no canto de uma sala de estar, um vaso com belos ramos, espigas e algumas flores secas, um mini jardim zen como centro de mesa original ou mini vasos com ervas aromáticas como uma decoração prática na cozinha. Estas são algumas ideias pelas quais a decoração Japandi aposta.

Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração - Natureza em casa

Têxteis

O fato desta proposta ser claramente minimalista não significa que seja austera. Conseguir a máxima comodidade e conforto em casa, para poder relaxar, é o seu objetivo e, por isso, os têxteis desempenham um papel importante.

Tapetes aconchegantes em tecidos naturais como sisal, juta ou bambu para os diversos cômodos; edredons fofinhos nos quartos, cortinas e persianas de linho em tons claros, para dar privacidade mas não subtrair a luz natural, almofadas de vários tamanhos para até mesmo colocar no chão se você quiser sentar em uma mesa baixa... os têxteis são um ponto chave em uma casa Japandi.

Quer conhecer outros estilos de decoração? Descubra também como é o estilo Wabi Sabi.

Artesanato

Este estilo decorativo inovador aposta no menos é mais mas, colocadas em prática, as suas ideias não resultam em um ambiente sem alma ou sem graça, pelo contrário! Nesta proposta, cada móvel e cada detalhe tem um valor porque os diferentes elementos, ou pelo menos a maior parte deles, são feitos à mão.

Esse amor pelo artesanato é especialmente perceptível nos enfeites ou pequenos detalhes essenciais para personalizar um ambiente. Uma bela peça de cerâmica, um quadro pintado à mão na parede, ou uma tapeçaria, uma luminária de vime, uma estatueta de vidro...

Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração - Artesanato

Cor como contraste

Espaços sem sobrecarregar, com tons suaves como protagonistas, são a chave da decoração Japandi, mas neste estilo um toque de cor também tem lugar para aproveitá-lo recorrendo a belos contrastes.

Por exemplo, em uma parede cinza, você pode encontrar uma bela pintura com sinais de caligrafia japonesa em preto ou vermelho. Outra ideia pode ser incluir alguma peça no mobiliário básico, como uma mesinha lateral de ferro forjado e vidro para que o ferro se destaque da madeira predominante, ou recorrer a um biombo original e colorido para diferenciar dois ambientes da sala. Essas são apenas algumas ideias para entender que o estilo Japandi busca a serenidade da decoração minimalista, mas cuidado! não é nada entediante.

Te deixamos outras Ideias de decoração no estilo glam, caso queira experimentar um estilo diferente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração