menu
Partilhar

Wabi sabi: significado e como usá-lo na decoração

 
Por Redação umCOMO. 7 setembro 2021
Wabi sabi: significado e como usá-lo na decoração

O mundo da decoração tem muitos estilos para todos os gostos. Um deles é o wabi sabi, uma maneira de decorar muito diferente do resto. Inclusive, é considerado como uma filosofia de vida porque adquire uma maior transcendência. Trata-se de uma forma de viver e conceber o mundo com um grande objetivo: aceitar o ciclo de crescimento e a decadência da vida.

Além do mais, centrado no mundo decorativo, o wabi sabi aposta por autenticidade. Mas, o que é realmente? Quais são as chaves deste estilo? Descubra o significado de wabi sabi, tudo o que representa e as origens desta filosofia lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma impressão na parede

Wabi sabi: significado

Para compreender o significado de wabi sabi, devemos ter em conta que se baseia em uma filosofia de vida que cultiva a autenticidade partindo de três realidades:

  • Não existe a perfeição.
  • Não há nada completo.
  • Nada tem duração.

Na decoração, este estilo dá valor a materiais de uma versão real, honesta e pura, com espaços de estética minimalista aos que adiciona um aconchego mediante objetos com significado e história. Quando uma expressão ou um objeto é capaz de provocar sensações de anseio espiritual e melancolia, você pode considerá-los wabi sabi.

Wabi sabi se considera uma parte importante da estética japonesa tradicional, já que se baseia em ideais antigos que se mantém como leis ou normas não escritas de beleza e bom gosto. É um termo não traduzível e indefinido, por isso dá lugar a muitas interpretações.

Origens do wabi sabi

O termo wabi sabi se originou durante a dinastia Song, no ápice do taoísmo na China (960-1279). Posteriormente, foi transmitido no zen budismo. A ideia primária desta filosofia se considerava como uma maneira de apreciação restringida e austera.

O termo wabi sabi está composto por wabi, cujo significado é a beleza elegante daquele simples e humilde. Por sua parte, sabi refere-se ao transcurso do tempo e o consequente deterioro produzido. A combinação de wabi e sabi formam um significado único no Japão, sendo considerado como essencial na cultura japonesa.

Outro aspecto interessante do wabi sabi é que contribui para enquadrar a natureza como uma fonte de beleza, evitando cair na perspectiva de fonte destrutiva e perigosa. Desta maneira, a natureza é provedora de desenhos, cores e padrões, uma força aliada e não inimiga. Não obstante, a mortalidade também enquadra a natureza e é inevitável, sendo o fator decisivo para compreender a filosofia wabi sabi.

Decoração wabi sabi

O estilo wabi sabi é uma filosofia de vida cujas raízes encontram um estilo decorativo. Para decorar com este estilo, você deve conhecer as seguintes chaves:

  • Natureza e cores: a sensação de nostalgia define o estilo wabi sabi. A nostalgia se provoca pela utilização de cores neutras: cinzas, beges e terrosos. Você deve utilizá-los em muros completos e rugosos, sem uso de cores vibrantes que são os que rompem com este estilo decorativo.
  • Imperfeições: está inspirado na natureza e encontra a perfeição através das imperfeições. Os objetos que explicam uma história mediante marcas de clima, oxidação, rachaduras e o passar do tempo são venerados e aceitos no estilo wabi sabi. As esculturas, os vasos antigos e aqueles objetos que cumpram com essa descrição são bem-vindos.
  • Materiais reais e naturais: todos os materiais utilizados no estilo wabi sabi são 100% naturais. Aposte em móveis de madeira natural, tecidos como o linho, o algodão ou juta (vegetais) e objetos de decoração em mármore, pedra, barro ou cerâmica. É muito importante que você evite o plástico.
  • Estética minimalista: o lema menos é mais, muito presente na decoração japonesa, também adquire muito valor no estilo wabi sabi. Trate de encontrar o luxo naquilo que é indispensável e evite qualquer vislumbre de ostentação ou opulência. Neste outro artigo te ensinamos como decorar a casa estilo minimalista.

O estilo wabi sabi se centra em uma estética intuitiva, guiada pelos processos e ciclos naturais. Além do mais, aprecia um ambiente modesto, íntimo, imperfeito e assimétrico. Para criar este ambiente em casa, busque a ordem das coisas, evite uma decoração carregada, encontre o equilíbrio na simplicidade e na potência da imperfeição dos objetos e materiais naturais.

Agora que você conhece o estilo wabi sabi e as chaves para usá-lo na decoração, se você curte conhecer outros estilos de decoração do mundo, talvez você também se interesse por como decorar um quarto com estilo árabe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Wabi sabi: significado e como usá-lo na decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Wabi sabi: significado e como usá-lo na decoração
Wabi sabi: significado e como usá-lo na decoração

Voltar ao topo da página