Ideias de decoração

Estilo étnico: o que é e ideias de decoração

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 12 maio 2023
Estilo étnico: o que é e ideias de decoração

Quer dar uma cara nova a um cômodo da sua casa ou mudar a decoração como um todo? Nesse caso, o estilo étnico é uma opção que deve ser considerada porque combina elementos tradicionais, mas de forma inovadora. Está mais na moda do que nunca, pois é tão bonito quanto quente e alegre, por isso é uma tendência que continua a conquistar adeptos. Se quer descobrir todos os seus segredos, neste artigo do umCOMO te contamos sobre estilo étnico: o que é e ideias de decoração.

Índice

  1. O que é o estilo étnico?
  2. O natural como protagonista
  3. A combinação de estilos
  4. Contrastes de cores
  5. Mobília
  6. Os detalhes

O que é o estilo étnico?

A decoração étnica, embora tenha um estilo próprio, não é fácil de definir porque acomoda elementos muito diferentes, desde tecidos feitos com fibras naturais, até belas cerâmicas ou móveis de madeira. É, portanto, um estilo eclético, cuja principal característica é englobar, em uma fusão harmoniosa, diversas culturas e tendências muito distintas que alcançam um equilíbrio perfeito.

No estilo étnico prevalece o natural e os tons terrosos juntam-se às cores mais vivas, conseguindo sempre um toque exótico e fácil de identificar e que procura criar ambientes simples, mas acolhedores. Materiais, formas, texturas, cores… o estilo étnico triunfa porque é difícil resistir a algumas das suas tonalidades.

Estilo étnico: o que é e ideias de decoração - O que é o estilo étnico?

O natural como protagonista

É sem dúvida um elemento diferenciador do estilo étnico que toma, como ponto de partida para a decoração, os materiais fornecidos pela própria natureza.

Cadeiras ou poltronas de vime, tapetes coloridos de lã ou tipo kilim, detalhes em todo o tipo de madeira, artesanato em barro. Tudo o que é 'autêntico' e remete às raízes culturais de qualquer povo tem lugar no estilo étnico onde, além disso, a natureza deve estar presente em qualquer estância, por exemplo, com o predomínio de alegres plantas de interior que se encarregam de dar frescor e cor, em partes iguais.

A combinação de estilos

Como dissemos, cabem no estilo étnico elementos de culturas muito diversas, do africano ao asiático, sem esquecer detalhes típicos de países latino-americanos ou europeus.

Um quarto étnico, por exemplo, pode ter uma esplêndida cabeceira em wengué e ser completado com pequenos tapetes geométricos ou com estampas de animais para os pés da cama. Tudo seria uma referência da decoração africana, que poderia ser perfeitamente combinada com algumas grandes almofadas de seda com um toque asiático e completadas com algumas lâmpadas para as mesas de cabeceira em tons intensos de terracota. Como podem ver, uma mistura de estilos diversos, mas com um resultado lindo.

Estilo étnico: o que é e ideias de decoração - A combinação de estilos

Contrastes de cores

A ousada combinação de tons é provavelmente uma das características mais marcantes do estilo étnico. Como ponto de partida, a decoração étnica se baseia na grande variedade de tons terrosos existentes, desde o terracota mais intenso e avermelhado, aos castanhos, beges ou areia.

Estas são as cores predominantes e os tons claros como laranjas, ocres, azuis e toda a gama de verdes, entre outros, contrastam perfeitamente com elas. Esses contrastes são o que dão um toque quente a qualquer ambiente e são apresentados tanto em tons sólidos quanto em estampas florais ou geométricas.

Mobília

O estilo étnico se caracteriza por incluir na decoração apenas os móveis necessários, evitando excessos. Procuram-se espaços abertos, que permitam liberdade de movimento sem elementos inúteis que só sobrecarregam. A riqueza e cordialidade da sala são fornecidos pelos ricos tecidos: colchas, cortinas, tapetes, almofadas... e não tanto pelos móveis, que são simplesmente os suficientes.

Para cadeiras e poltronas, o couro e o couro sintético são os materiais predominantes, embora não faltem estofados alegres em padrões exóticos que proporcionam um toque de máxima criatividade. Quanto à sua altura, predominam os móveis baixos (em conexão com o chão que pisamos). Puffs, camas ou colchão em estilo oriental, mesinhas e poltronas feitas com pallets, são alguns móveis comuns do estilo étnico.

Estilo étnico: o que é e ideias de decoração - Mobília

Os detalhes

Os pequenos detalhes decorativos têm um papel especial neste estilo particular porque são eles que personalizam o estilo étnico, tornando cada espaço único. Cestas tecidas como elementos de organização de um banheiro com decoração étnica, uma série de máscaras africanas, um espelho com moldura de vime ou algumas tapeçarias indianas como decoração nas paredes da sala, objetos de barro em uma prateleira de bambu como móveis auxiliares, uma antiga eira como base para uma mesa original, alguns alegres pratos de cerâmica na parede do terraço. No estilo étnico, os detalhes, carregados de significado, são um elemento essencial que nos permite 'viajar' para outras culturas e para lugares exóticos que nos lembramos ou talvez, ainda não visitamos.

Agora que você já sabe sobre o estilo étnico: o que é e ideias de decoração, também pode se interessar por estes artigos sobre O que significa o estilo wabi sabi: origem e decoração e Estilo Japandi: o que é e ideias de decoração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estilo étnico: o que é e ideias de decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Estilo étnico: o que é e ideias de decoração