Teste para a água dura

O que é a água dura e macia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a água dura e macia

De certeza que já ouviu falar mais do que uma vez da água dura e da água macia, verdade? A diferença entre ambas deriva dos níveis de cal que contém: a água dura é a que maior quantidade de cal contém, enquanto que na macia concentra-se em menor proporção. Este fato deriva, principalmente, da natureza geológica do solo e a área geográfica de onde provém a água. As águas mais duras podem gerar problemas, uma vez que a cal da água afeta a nossa casa e pode gerar problemas. Se quer saber mais sobre o tema, não perca por este artigo de umComo.com.br sobre o que é a água dura e macia.

Também lhe pode interessar: Como a cal afeta a roupa

Índice

  1. Água dura
  2. Água macia
  3. Água média
  4. Como afeta a cal

Água dura

Conhece-se como água dura aquela que contém um alto nível de minerais, concretamente de sais de magnésio e cálcio. Este tipo de águas costumam ser as subterrâneas em solos calcários, que elevam os níveis de cal e magnésio, entre outros.

Estes minerais são os que dificultam que outras substâncias se dissolvem corretamente na água, como pode acontecer no caso do sabão na hora de lavar a roupa. Além disso, as águas duras deixam mais resíduos, por exemplo a cal em tubos e drenos, provocando assim problemas em casa. É por este motivo que nas zonas geográficas com águas duras, recomenda-se usar produtos que evitem a formação de cal.

Água macia

Pelo contrário, a água macia é a água em que se encontram dissolvidas mínimas quantidades de sais. Costumam corresponder às águas do poço ou àquelas que provêm de águas superficiais.

A água mais macia é a água destilada, pelo fato de não possuir nenhum mineral e de não ser apta para o consumo humano.

Água média

Embora a água dura e a água macia sejam as mais conhecidas popularmente, também podemos encontrar uma dureza média da água. Será aquela que se situa nos níveis intermédios entre a considerada dura e a macia na base da quantidade de minerais que tem.

Como afeta a cal

Embora à primeira vista possa parecer que a cal da água não está afetando nenhum aspeto de nossa casa, não é assim. Os seus efeitos são "invisíveis" mas muito prejudiciais, tanto a nível material como econômico. Alguns dos efeitos adversos da água dura são:

  • Obstrução e oxidação dos tubos.
  • Marcas e traços brancos nos chuveiros, banheiros, torneiras...
  • A cal modifica o sabor da água.
  • Estraga eletrodomésticos, como máquinas de lavar a roupa e louça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a água dura e macia, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos

  • Pode realizar um teste para verificar a dureza da água de sua casa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é a água dura e macia