Partilhar

Como filtrar água em casa

Por Michele Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como filtrar água em casa
Imagem: conexaopromessa.com.br

Seja por economia, necessidade ou combate à escassez – já existente em algumas regiões do mundo devido à seca dos mananciais, resultado do mau uso dos recursos naturais – a busca por maneiras alternativas de filtrar a água tem crescido. Elas são fáceis e os filtros podem ser feitos em domicílio, com o uso de materiais simples, baratos e até reutilizáveis. Além disso, garantem saúde e segurança com o sumiço das impurezas. Mas existem, ainda, as formas mais comuns para os que preferem praticidade e o custo não representa um obstáculo. Escolha a sua maneira favorita e aprenda com o umComo.com.br como filtrar água em casa e torná-la potável para o uso.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como funciona um aquecedor de água a gás

Filtrando e desinfetando

  • Despeje a água a ser tratada dentro de uma vasilha.
  • Amarre um coador de café ou papel toalha com um elástico na boca de uma jarra grande.
  • Passe a água da vasilha para a jarra com o filtro artesanal, onde já será eliminada a maior parte das impurezas.
  • Para que seja garantida a limpeza total da água, desinfete-a fervendo por cerca de 1 minuto e transfira para outro vasilhame limpo e tampado.

Com garrafa pet

  • Corte a garrafa, medindo para que o lado do gargalo fique com 20 cm.
  • Insira um chumaço de algodão na parte do bico, um punhado de carvão ativado em pó por cima, outro de areia para filtro e uma porção de pedras de aquário, formando diferentes camadas.
  • Introduza o lado com os materiais na parte vazia da garrafa, que servirá como um apoio para o filtro e reservará a água filtrada. Você também pode utilizar um recipiente ou copo grande.

Com um filtro de cerâmica porosa

  • Adquira dois baldes para alimento. Faça um furo no fundo do balde que ficará na parte superior para receber a água suja; um furo na tampa do balde inferior; e outro na parte lateral inferior do balde que ficará embaixo, para armazenar a água limpa.
  • Faça os furos na tampa e no balde de modo que fiquem alinhados para que a água passe sem dificuldade.
  • O furo na lateral de um dos baldes deve ser feito a, pelo menos, 5 cm do fundo, pois é nele que será inserida uma torneirinha para filtro. Sua instalação é simples e pode ser feita com as orientações dadas pelo próprio fabricante.
  • Use uma vela para filtro como elemento de filtragem. Instale-o no furo do recipiente superior com o bico para fora. Posicione o balde superior sobre a tampa e o balde inferior. A água passará de um balde a outro pela vela e você terá o líquido filtrado pela torneirinha.
Como filtrar água em casa - Com um filtro de cerâmica porosa
Imagem: metaissupremo.com.br

Com um filtro pronto para uso

Atualmente, o mercado de purificadores de água oferece uma grande variedade de filtros. Os principais são os de potes de barro; portáteis; e eletrônicos, conectados à uma torneira.

Para a montagem de qualquer uma das opções de filtro, siga o manual do fabricante. No caso dos filtros de barro e portáteis, não os encha demais para que a água não transborde e seja filtrada da forma adequada.

Fotos: lalicrazy.blogspot.com, plus.google.com e submarino.com.br

Como filtrar água em casa - Com um filtro pronto para uso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como filtrar água em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Se você optou pelo processo de desinfecção da água, mas não quer fervê-la, pode misturar uma colher de chá ou oito gotas de água sanitária inodora a cada 4 litros de água. Antes de bebê-la, deixe agir por 30 minutos. Você pode, ainda, usar cinco gotas de iodo 2% para cada litro d’água.
  • Os filtros de cerâmica necessitam ser lavados com água corrente e esponja limpa antes de usados pela primeira vez e, depois do uso, a cada três meses.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como filtrar água em casa
Imagem: conexaopromessa.com.br
Imagem: metaissupremo.com.br
1 de 3
Como filtrar água em casa

Voltar ao topo da página