Como filtrar água em casa
Seja por economia, necessidade ou combate à escassez – já existente em algumas regiões do mundo devido à seca dos mananciais, resultado do mau uso dos recursos naturais – a busca por maneiras alternativas de filtrar a água tem crescido. Elas são fáceis e os filtros podem ser feitos em domicílio, com o uso de materiais simples, baratos e até reutilizáveis. Além disso, garantem saúde e segurança com o sumiço das impurezas. Mas existem, ainda, as formas mais comuns para os que preferem praticidade e o custo não representa um obstáculo. Escolha a sua maneira favorita e aprenda com o umComo.com.br como filtrar água em casa e torná-la potável para o uso.
Vai precisar de:
- 2 baldes para alimento
- 2 vasilhas + 1 jarra grande
- Algodão
- Areia para filtro
- Carvão ativado em pó
- Coador de café ou papel toalha
- Garrafa pet de 2 litros
- Pedrinhas de aquário
- Tesoura
- Torneirinha e vela para filtro
Filtrando e desinfetando
- Despeje a água a ser tratada dentro de uma vasilha.
- Amarre um coador de café ou papel toalha com um elástico na boca de uma jarra grande.
- Passe a água da vasilha para a jarra com o filtro artesanal, onde já será eliminada a maior parte das impurezas.
- Para que seja garantida a limpeza total da água, desinfete-a fervendo por cerca de 1 minuto e transfira para outro vasilhame limpo e tampado.
Com garrafa pet
- Corte a garrafa, medindo para que o lado do gargalo fique com 20 cm.
- Insira um chumaço de algodão na parte do bico, um punhado de carvão ativado em pó por cima, outro de areia para filtro e uma porção de pedras de aquário, formando diferentes camadas.
- Introduza o lado com os materiais na parte vazia da garrafa, que servirá como um apoio para o filtro e reservará a água filtrada. Você também pode utilizar um recipiente ou copo grande.
Com um filtro de cerâmica porosa
- Adquira dois baldes para alimento. Faça um furo no fundo do balde que ficará na parte superior para receber a água suja; um furo na tampa do balde inferior; e outro na parte lateral inferior do balde que ficará embaixo, para armazenar a água limpa.
- Faça os furos na tampa e no balde de modo que fiquem alinhados para que a água passe sem dificuldade.
- O furo na lateral de um dos baldes deve ser feito a, pelo menos, 5 cm do fundo, pois é nele que será inserida uma torneirinha para filtro. Sua instalação é simples e pode ser feita com as orientações dadas pelo próprio fabricante.
- Use uma vela para filtro como elemento de filtragem. Instale-o no furo do recipiente superior com o bico para fora. Posicione o balde superior sobre a tampa e o balde inferior. A água passará de um balde a outro pela vela e você terá o líquido filtrado pela torneirinha.
Com um filtro pronto para uso
Atualmente, o mercado de purificadores de água oferece uma grande variedade de filtros. Os principais são os de potes de barro; portáteis; e eletrônicos, conectados à uma torneira.
Para a montagem de qualquer uma das opções de filtro, siga o manual do fabricante. No caso dos filtros de barro e portáteis, não os encha demais para que a água não transborde e seja filtrada da forma adequada.
Fotos: lalicrazy.blogspot.com, plus.google.com e submarino.com.br
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como filtrar água em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.
Conselhos
- Se você optou pelo processo de desinfecção da água, mas não quer fervê-la, pode misturar uma colher de chá ou oito gotas de água sanitária inodora a cada 4 litros de água. Antes de bebê-la, deixe agir por 30 minutos. Você pode, ainda, usar cinco gotas de iodo 2% para cada litro d’água.
- Os filtros de cerâmica necessitam ser lavados com água corrente e esponja limpa antes de usados pela primeira vez e, depois do uso, a cada três meses.