Utilizar cafeteiras

Como descalcificar uma cafeteira

Como descalcificar uma cafeteira

À medida que usa sua cafeteira, aquele delicioso sabor de café vai se transformando em um gosto estranho que ninguém gosta. Isto acontece por causa do calcário na água que vai se acumulando no interior da máquina e que inclusive pode chegar a estragá-la. Acontece em todos os tipos de cafeteiras: italianas, expresso, de cápsulas... por isso é necessário realizar sempre uma limpeza e descalcificação exaustiva de sua cafeteira de forma regular. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como descalcificar uma cafeteira, seja qual for a sua.

Também lhe pode interessar: Como descalcificar uma Dolce Gusto

Índice

  1. Como descalcificar uma cafeteira italiana
  2. Como descalcificar uma cafeteira expresso
  3. Como descalcificar uma cafeteira Dolce Gusto
  4. Como descalcificar uma cafeteira Nespresso

Como descalcificar uma cafeteira italiana

Na hora de realizar uma limpeza exaustiva de cafeteiras italianas, você pode usar um truque caseiro que consiste em limpar com vinagre, um produto natural com um grande efeito de limpeza. Para isso deverá encher o depósito com uma parte de vinagre branco e duas partes de água, e montar a cafeteira como normalmente mas sem adicionar café.

Coloque no fogo e deixe ferver para que a mistura de vinagre e água suba, como o café faria, limpando ao mesmo tempo toda a acumulação de calcário. Esvazie, volte a encher o depósito com apenas água, e repita o procedimento uma ou várias vezes, para enxaguar completamente. Você pode ver o passo a passo para limpar sua cafeteira tradicional no nosso artigo como limpar uma cafeteira com vinagre.

Como descalcificar uma cafeteira - Como descalcificar uma cafeteira italiana

Como descalcificar uma cafeteira expresso

No caso das cafeteiras expresso, o processo a seguir para descalcificar a máquina deverá estar especificado no manual de instruções da mesma. Desta forma, primeiro deverá ler e consultar as instruções para a sua marca e modelo.

Apesar disso, normalmente costuma-se seguir o mesmo procedimento para o qual precisará de um produto descalcificante e limpador que costuma ser vendido nas lojas de eletrodomésticos ou em supermercados e grandes superfícies.

Desta forma, deverá encher o depósito da cafeteira e adicionar o anticalcário; a seguir, coloque um recipiente suficientemente grande na saída de café e ative a saída de água. Com isso conseguirá que a mistura de água e limpador elimine todo o calcário acumulado nos encanamentos e juntas. Deverá repetir o processo só com água para enxaguar bem a sua máquina.

Como descalcificar uma cafeteira - Como descalcificar uma cafeteira expresso

Como descalcificar uma cafeteira Dolce Gusto

Para descalcificar a Dolce Gusto, deverá realizar passos muito similares aos da cafeteira expresso, já que os produtos de limpeza são parecidos ou são os mesmos! Certifique-se de que não existe nenhuma cápsula no dispensador, será necessário adicionar o anticalcário no depósito cheio de água de sua Dolce Gusto e deixar a mistura sair pela saída de água.

Como descalcificar uma cafeteira - Como descalcificar uma cafeteira Dolce Gusto

Como descalcificar uma cafeteira Nespresso

Assim como na cafeteira Dolce Gusto, na hora de descalcificar uma Nespresso deverá adicionar o agente descalcificador Nespresso ou o produto anticalcário que for usar no depósito de água, tendo a certeza de que não existem cápsulas no dispensador nem no contêiner.

A seguir, deverá ativar a passagem de água para que a mistura limpadora faça efeito no interior da cafeteira. Em função do modelo de Nespresso, o processo varia e talvez você deva apertar mais de um botão ao mesmo tempo; consulte seu manual.

Como descalcificar uma cafeteira - Como descalcificar uma cafeteira Nespresso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descalcificar uma cafeteira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Leticia
A água no Brasil não é calcária. Tida essa explicação é desnecessária.
A sua avaliação:
dilson fernandes
qual produto para descalcificar a nespresso?
1 de 5
Como descalcificar uma cafeteira