Partilhar

Como tirar o calcário do ferro de passar

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tirar o calcário do ferro de passar
Imagem: delonghi.com

Muitos eletrodomésticos do nosso dia a dia que funcionam com água, passado alguns meses, começam a apresentar menos eficácia nas suas funções. Isso pode se dever a diversas razões, mas uma das mais comuns é a acumulação de calcário no interior. O calcário é um mineral presente em maior ou menor quantidade em algumas águas que pode se alojar no interior de nossa máquina de lavar roupa, ferro de passar, cafeteira e outros, impedindo o normal funcionamento destas. Em relação ao ferro de passar, você consegue detetar que ele tem calcário quando observa que pequenas partículas brancas e de ferrugem começam saindo pelos orifícios da base. É importante que saiba como tirar o calcário do ferro de passar de forma a aumentar a vida útil deste pequeno eletrodoméstico, e poderá fazê-lo seguindo as dicas deste artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Dicas para limpar o ferro de passar
Passos a seguir:
1

Alguns ferros de caldeira contam com um coletor lateral que acumula o calcário produzido ao longo das utilizações. Encontre esse coletor retire-o e despeje o calcário no lixo.

Como tirar o calcário do ferro de passar - Passo 1
Imagem: deco.proteste.pt
2

Ferros a vapor não têm caldeira, porém alguns contam com um sistema automático de limpeza, também chamado de sistema anti calcário, que elimina o calcário no interior através de choque térmico. Para que saiba como esse sistema funciona no seu ferro de passar, consulte as instruções do fabricante.

Como tirar o calcário do ferro de passar - Passo 2
Imagem: valdarmoveis.com.br
3

Você também pode experimentar uma solução caseira bem simples para remover o calcário no interior do seu ferro. Ela se baseia no uso de água e vinagre branco e tem resultado para muitas pessoas.

4

Encha o depósito do seu ferro com quantidades iguais de água e vinagre branco, ligue-o à corrente e selecione a temperatura mais alta (algodão); quando ele atingir essa temperatura, pressione várias vezes o botão de vapor até esgotar toda a água que depositou ou até não saírem mais partículas de sujidade.

Como tirar o calcário do ferro de passar - Passo 4
Imagem: arno.com.br
5

Em seguida volte a encher o depósito, mas desta vez usando água destilada ou filtrada. Passe o ferro sobre uma peça de tecido velho branco não sintético até que desapareçam todas as partículas de sujidade que costuma sair dele.

6

Para garantir que todo o calcário é removido você pode deixar essa mistura de água e vinagre no depósito durante a noite, e realizar o processo acima descrito no dia seguinte.

7

Procure em uma loja de eletrodomésticos produtos anti calcário próprios para usar em ferros de passar. Geralmente eles se diluem em água e são colocados no depósito no ferro, mas aconselhamos que leia as instruções de forma a não errar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o calcário do ferro de passar, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Para evitar o futuro acumulo de calcário no seu ferro de passar, apenas o abasteça com água filtrada ou destilada.
  • Descubra qual o método desde artigo que funcionou melhor para você e repita-o ocasionalmente.
  • Não guarde seu ferro de passar com água no reservatório.

Escrever comentário sobre Como tirar o calcário do ferro de passar

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Alisson
O meu ferro parou com isso quando comecei a usar água do famoso filtro de barro. Nunca mais tive problemas. E com o filtro de pressão sempre tinha que descalcificar
Maria da Fé
Funcionou direitinho, obrigado!!
Sara Silva
Olá Maria da Fé, que bom saber isso! Obrigada!

Como tirar o calcário do ferro de passar
Imagem: delonghi.com
Imagem: deco.proteste.pt
Imagem: valdarmoveis.com.br
Imagem: arno.com.br
1 de 4
Como tirar o calcário do ferro de passar

Voltar ao topo da página