Roupa, secadores elétricos

Dicas para limpar o ferro de passar

Dicas para limpar o ferro de passar

Para mantê-lo em ótimas condições, é necessário ter uma manutenção e limpeza constantes do ferro de passar roupa. Caso contrário, pode deteriorar ou manchar suas peças, bem como também é possível que o ferro se estrague. Sabe-se que manter o ferro limpo é uma tarefa tediosa, por isso, em umComo.com.br oferecemos dicas para limpar o ferro de passar.

Também lhe pode interessar: Como tirar o calcário do ferro de passar

Índice

  1. Vinagre para o interior do ferro
  2. Sal para a base do ferro
  3. Ferro queimado ou manchado

Vinagre para o interior do ferro

É comum que se acumulem restos de sujeira no interior do ferro, como, por exemplo, cal da água -sobretudo se você não a usa destilada-, algo que pode danificá-lo facilmente. Para acabar com este problema, deverá acrescentar um copo de água e outro de vinagre no depósito de seu ferro, sempre antes de ligá-lo.

Em seguida, ligue-o, deixe que se esquente e aperte o botão de saída de vapor e água para que se limpe por dentro e retire os acúmulos do seu interior. Depois disso, passe o ferro em pano seco e continue apertando até que pare de sair sujeira. Desconecte o ferro de novo e, quando estiver frio, esvazie a água com vinagre do interior e volte a encher apenas com água que também deverá ser esvaziada, para eliminar completamente o vinagre.

Dicas para limpar o ferro de passar - Vinagre para o interior do ferro
Imagem: mujer.starmedia.com

Sal para a base do ferro

Na hora de limpar a base metálica do ferro, pode usar sal grosso de cozinha. Para isso, terá que colocar várias folhas de papel de jornal e espalhar sobre elas uma camada de sal. A seguir, ligue o ferro e espere que esquente; com ele morno, passe-o por cima do sal.

Se ainda ficam restos de sujeira depois do ferro esfriar, use um pano limpo e seco para completar esta dica caseira para limpar seu ferro.

Dicas para limpar o ferro de passar - Sal para a base do ferro
Imagem: sociedad.com

Ferro queimado ou manchado

Se queimou a superfície do ferro ou ficou manchada, poderá usar uma esponja de aço inoxidável para limpá-la, sempre com muito cuidado para não riscá-la. Acrescente um detergente neutro ou não abrasivo para facilitar a tarefa e retire todos os restos incrustados no ferro de passar roupa.

Dicas para limpar o ferro de passar - Ferro queimado ou manchado
Imagem: jumadidirecto.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para limpar o ferro de passar, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Teresa
Estas dicas não valem para ferro com anti-aderente, não é? O que fazer nesse caso?
Imagem: mujer.starmedia.com
Imagem: sociedad.com
Imagem: jumadidirecto.es
1 de 4
Dicas para limpar o ferro de passar