Passar a roupa

Como limpar o ferro de engomar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar o ferro de engomar

Todos nós gostamos que ao vestir a nossa roupa a mesma esteja limpa e passada. Para isso também é necessário realizar uma correta limpeza e manutenção de nosso ferro de engomar, porque caso contrário só conseguiremos sujar e estragar nossas roupas. É frequente aparecerem manchas na base do ferro, bem como restos de cal procedentes da água usada. Se não retirarmos toda esta sujeira, ela ficará incorporada e passará para a roupa que passarmos. Para você saber a melhor forma de fazê-lo, em umComo.com.br explicamos como limpar o ferro de engomar.

Passos a seguir:
1

Caso a superfície metálica do seu ferro tenha manchas escuras, você deve colocar muitas folha de papel de jornal e estender por cima uma camada de sal grosso. Em seguida, ligue o ferro e, quando estiver morno, você deverá passá-lo por cima do sal. Se ainda ficar sujeira, você poderá retirá-la com um pano, esperando que o ferro esfrie para evitar se queimar.

2

Quando a sujeira está incorporada, pode usar um pano ou trapo úmido com detergente. Neste caso, tenha a certeza de que o ferro está desligado e, quando tiver removido as impurezas, deverá tirar os restos e secar o ferro com outro trapo seco.

3

Para eliminar restos de materiais sintéticos que possam ter ficado incorporados no ferro, deveremos usar uma vela com a qual esfregaremos a base do ferro. Desta forma, a cera da vela obstruirá os orifícios e depois de o deixar repousar uns minutos, limpamos a superfície com um pano suave. A seguir, ligamos o ferro e ativamos a saída de vapor para destapar os buracos e retirar toda a sujeira.

4

Alguns ferros também têm incorporado um sistema de autolimpeza, especialmente para as válvulas de vapor. Se não souber como utilizá-lo, você deverá consultar o guia de instruções do seu ferro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o ferro de engomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Tenha cuidado ao limpar a base do ferro para não arranhá-la ou danificá-la.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar o ferro de engomar