Passar a roupa

Como passar roupa sem ferro

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 14 outubro 2022
Como passar roupa sem ferro

Embora passar roupa seja uma das tarefas domésticas menos desejáveis, na maioria dos casos é essencial porque todos gostamos que, ao nos vestirmos, as roupas fiquem bem lisas e sem amarrotados. Para conseguir isso, o normal é usar o ferro de passar, mas você sabia que pode deixar a roupa perfeita sem o ferro de passar?

Se você não tem um ferro à mão, porque o seu foi danificado ou porque você está viajando e não tem um, descubra no umCOMO como passar roupa sem ferro. Com nossos truques simples, você pode remover amarrotados das roupas sem o ferro de passar.

Também lhe pode interessar: Como passar roupa sem ferro

Índice

  1. A vapor
  2. Como passar roupa com secador
  3. Como passar roupa com vaporizador e chapinha
  4. Utensílios de cozinha que podem te ajudar
  5. Com uma toalha úmida
  6. Enrolando algumas roupas
  7. Com uma secadora

A vapor

É uma das formas mais conhecidas de passar roupa sem ferro e também um dos métodos que nunca falha. É especialmente recomendado para peças grandes com um bom 'caimento', como um vestido esvoaçante ou uma jaqueta de linho. Se depois de seca você achar que suas roupas não estão tão esticadas quanto você gostaria, o vapor d'água é o seu melhor aliado. Isso é tudo o que você precisa fazer:

  • Ferva água, por exemplo, em uma panela, uma chaleira ou cafeteira que você possa manusear com mais facilidade.
  • Pendure a peça em um cabide e aplique o vapor gerado diretamente nela, aproximando a chaleira e movendo-a por toda a roupa (sem tocá-la).
  • Se for mais confortável para você, coloque a panela com a água perto dela, para que o vapor que sai do recipiente quente chegue até a peça de roupa. Em poucos minutos você notará como o tecido ficará esticado.

Quer uma técnica ainda mais fácil?

  • Pendure seu vestido no banheiro com as portas e janelas fechadas.
  • Abra o chuveiro em temperatura muito quente e deixe-o ligado por alguns minutos para que o vapor se expanda por todo o ambiente. Você obterá o mesmo efeito.

Como passar roupa com secador

Se você precisa passar suas roupas e não tem um ferro à mão, mas tem um secador de cabelo, esta pode ser a solução de emergência para remover amarrotados rapidamente. Basta umedecer a peça, adicionando também algumas gotas extras de água onde estão as dobras mais marcadas. Pendure-a e direcione o vento do secador a alguns centímetros de distância em toda a peça. Deixe o secador em baixa potência para que o calor não seja excessivo ou acabe danificando a roupa.

Como passar roupa sem ferro - Como passar roupa com secador

Como passar roupa com vaporizador e chapinha

Este truque é perfeito para suavizar amassados muito aparentes se você não tiver um ferro de passar. É útil, por exemplo, para revisar roupas que, uma vez passadas, não ficaram tão boas quanto você gostaria ou remover as marcas de dobras de roupas em pontos específicos porque você as carregou na mala e as dobras marcaram demais. Coloque um pouco de água em um vaporizador ou, se não tiver, borrife algumas gotas diretamente na área amassada, espalhando-as com os dedos. A seguir, passe a prancha de cabelo na potência mínima sobre o amarrotado e conseguirá 'desamassá-la'.

Utensílios de cozinha que podem te ajudar

Quando se trata de passar roupa sem ferro, você tem as soluções mais imaginativas, porque alguns utensílios de cozinha podem se tornar temporariamente o ferro de passar que você precisa. Uma panela, caçarola ou mesmo uma frigideira com fundo plano e grosso, de certo peso e claro que totalmente limpa pode ser a solução:

  • Ponha água para esquentar em um desses utensílios por alguns minutos para aquecê-los.
  • Retire do fogo e esvazie.
  • Verifique se não está muito quente, pois, neste caso, mais do que passar, você acabaria queimando a roupa.
  • Coloque e estique bem, sobre uma superfície lisa, a peça de roupa que deseja passar e passe suavemente o utensílio sobre ela.
  • Você verá que funciona quase tão bem quanto o seu ferro de passar.
Como passar roupa sem ferro - Utensílios de cozinha que podem te ajudar

Com uma toalha úmida

Uma toalha úmida também pode ajudá-lo a passar roupas sem usar um ferro. Coloque a peça em uma superfície plana e o mais esticada possível. Coloque a toalha úmida (não encharcada) sobre ela e pressione levemente com as próprias mãos enquanto percorre toda a superfície do tecido com movimentos de cima para baixo e de dentro para fora. Nesse caso, a umidade e suas próprias mãos cumprirão a função do ferro.

Enrolando algumas roupas

Você pode nunca ter pensado, mas algumas roupas, especificamente camisetas, podem ser passadas sem ferro e ficam ótimas simplesmente enrolando-as. Tente enrolar as camisetas quando estiverem quase secas. Faça um rolo bem apertado e deixe-as terminar de secar em local ventilado (não na gaveta) e pronto!... desenrole e você verá que elas não estarão amarrotadas.

No caso de camisetas já secas que estão amassadas, faça o mesmo, mas coloque um peso nelas para facilitar o alisamento.

Como passar roupa sem ferro - Enrolando algumas roupas

Com uma secadora

Se você não tem um ferro de passar, mas tem uma secadora, usando este eletrodoméstico corretamente, você não sentirá falta do ferro, pois seguindo algumas dicas simples, sua roupa sairá quase sem amarrotados. Se você estiver neste caso, lembre-se de não carregar demais a secadora para que as roupas não se amontoem e termine de secar com um programa de efeito 'passar' aerado. Além disso, uma vez terminado o programa, retire imediatamente a roupa da máquina de secar e pendure-a para evitar amassados.

Se você quiser saber mais truques sobre como passar roupas, recomendamos os seguintes artigos do umCOMO sobre Como passar roupa delicada e Como passar camisa social.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passar roupa sem ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como passar roupa sem ferro