Passar a roupa

Como fazer goma para tecido

Como fazer goma para tecido

Algumas peças de roupa ficam mais bonitas e melhor apresentadas quando são tomados alguns cuidados durante e após a lavagem. Um desses cuidados é o fato de engomar a roupa no momento de passar. Para alguns isso pode parecer um costume muito antigo e em desuso, mas só quem aplica goma para roupa sabe a diferença que faz. A goma é um produto que pode ser um pouco caro, por isso no umCOMO propomos a você poupar algum dinheiro com estes truques simples para fazer goma em casa. Aprenda como fazer goma para tecido com ingredientes que você com certeza já tem. Ao engomar você conseguirá dar vida às suas peças de roupa, passá-las com facilidade e inclusive eliminar algumas manchas difíceis, como a de suor, já que ao aplicar a goma na roupa, as manchas aderem ao produto e saem da roupa com facilidade. Se quiser saber como fazer goma para roupa em casa, continue lendo este artigo e tome nota.

Também lhe pode interessar: Como lavar roupa de renda

Índice

  1. Como fazer goma para roupa com amido de milho
  2. Como engomar camisa social
  3. Como fazer goma para endurecer tecido

Como fazer goma para roupa com amido de milho

Como prometido, a receita de como fazer goma de roupa é super simples e usa ingredientes que você, provavelmente, já tem em casam sendo o principal deles o amido de milho. Abaixo te ensinamos o passo a passo para fazer goma de roupa em casa:

  1. Adicione 4 xícaras de água em uma panela e leve ao fogo. Deixe a panela no fogo alto até que a água comece a ferver.
  2. Coloque meia xícara de amido de milho e uma xícara de água fria em outro recipiente e mexa até se dissolver bem.
  3. Retire a panela com a água quente do fogo e despeje com cuidado o líquido no recipiente onde está a solução de amido de milho e água fria que você acabou de preparar.
  4. Continue mexendo a solução, pois graças à incorporação da água quente o processo de dissolução do amido de milho será facilitado e ele será dissolvido rapidamente. Quando tiver dissolvido completamente, deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente.
  5. Passe a goma por um coador livre de resíduos, após algumas horas, e coloque o líquido em uma garrafa com bocal se spray limpa. Quando estiver dentro da garrafa com pulverizador, agite fortemente o líquido, antes de usá-lo e aplicá-lo sobre as peças de roupa.
  6. Pronto! Você já tem sua goma caseira para roupas preparada para usar.

Lembre-se que a quantidade de produto que você irá borrifar depende do tecido em que você está trabalhando, se forem delicados e as peças forem pequenas a quantidade aplicada deverá ser menor.

A superfície ideal para passar roupas engomadas é uma tábua de passar, se você não dispuser de uma em casa é possível fazer sua própria tábua com a ajuda do umCOMO.

Como engomar camisa social

Uma das peças em que mais se usa a goma de roupa é a camisa social e agora que você já sabe como fazer goma para roupade maneira simples na sua casa, você pode estar se perguntando como engomar camisa social corretamente. No umCOMO entregamos as dicas para que você faça essa tarefa com destreza:

  1. Coloque a camisa sobre uma superfície plana e firme, preferencialmente sobre a tábua de passar;
  2. Pulverize a goma para roupa que você preparou sobre a camisa em se esquecer de nenhum cantinho. É importante aplicar no colarinho, punhos, debaixo dos braços e em qualquer dobrinha.
  3. A primeira parte que você deve passar é o colarinho. Capriche, pois é uma parte da camisa que fica bastante em evidência. Em vez de passar o ferro diretamente sobre a peça, você pode colocar um lenço de pano sobre o colarinho e passar por cima do lenço.
  4. Em seguida, passe a parte superior da camisa, depois passe para a parte de baixo, sempre alisando muito bem o tecido sobre a superfície.
  5. Repita o processo na parte de trás.
  6. Finalize passando mangas e punhos. Dê uma atenção especial também aos punhos, que são outro detalhe importante de uma camisa social.
Como fazer goma para tecido - Como engomar camisa social

Como fazer goma para endurecer tecido

A goma para roupas usando amido de milho e água é uma maneira mais natural de confecção. Porém, se você não tem o amido de milho à mão e precisa engomar tecidos com urgência, como guardanapos de pano para um evento, por exemplo, você pode utilizar outro ingrediente que você deve ter em casa para fazê-lo: a cola branca.

Se você quer saber como fazer goma para endurecer tecido utilizando cola branca, saiba que é um processo super fácil em que você vai utilizar basicamente cola e água.

Para fazer goma caseira com esses ingredientes basta usar uma parte de água para duas partes de cola. A quantidade você vai eleger de acordo com o número de peças que você vai engomar e o tamanho delas.

Use um recipiente suficientemente grande para que você possa mergulhar as peças nele. Separado o recipiente, coloque a quantidade de água e a quantidade de cola necessárias. Mergulhe as peças nesse recipiente e deixa-as secar naturalmente sobre uma superfície plana.

Após o tempo de secagem, passe o tecido com o ferro em temperatura média e pronto! O tecido ficará firme e bonito a noite toda.

Agora que você já sabe como fazer goma para roupa em casa, conheça outros truques para passar roupa no nosso outro artigo.

As principais peças de tecido que costumam ser engomadas são camisas, toalhas de mesa, guardanapos de tecido, toalhas e lençóis. Mas você pode usar esse recurso em vestidos de algodão ou linho, por exemplo, e basicamente qualquer outra peça que você deseje que o tecido fique mais estruturado e sem vincos.

Uma das peças que causa polêmica na hora de passar são os lençóis de elástico, se você tem dificuldade de passá-los, veja dicas de como fazê-lo no nosso outro artigo sobre como passar lençol de elástico.

Como fazer goma para tecido - Como fazer goma para endurecer tecido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer goma para tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
emila branca
a cola branca e a cola de madeira?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Emila, agradecemos o seu comentário. Não, seria a cola escolar, a cola de madeira pode estragar suas roupas por ser muito forte. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Letícia
Quanto tempo posso armazena-lo e onde? Em geladeira ou armário da lavanderia?
Rony Bueno
Gostei muito da dica de como engomar tecido caseiro. Gostaria de saber como dissolver uma placa amarela que se forma embaixo das mangas das camisas. Parece um acúmulo de desodorante mais bactérias...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rony, nesse link poderá encontrar uma forma de eliminar as manchas de desodorante da roupa: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-mancha-de-desodorante-da-roupa-1355.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
1 de 3
Como fazer goma para tecido