Partilhar

Como fazer goma para tecido

Como fazer goma para tecido

A goma é um produto que pode ser um pouco caro, por isso em umComo.com.br propomos a você poupar algum dinheiro com estes truques simples. Aprenda como fazer goma para tecido com ingredientes que você com certeza tem em casa. Ao engomar você conseguirá dar vida às suas peças de roupa, passá-las com facilidade e inclusive eliminar algumas manchas difíceis, como a de suor, já que ao acrescentar a goma ao tecido, as manchas aderem a este produto. Se quiser fazer sua própria goma, tome nota.

Passos a seguir:
1

Em uma panela ou recipiente que você possa levar ao fogo, acrescente umas 4 xícaras, aproximadamente, de água. Depois, deixe a panela no fogo alto até que a água comece a ferver.

2

Enquanto tiver a água no fogo, incorpore a outro meia xícara de amido de milho e acrescente uma xícara de água fria. Mexa frequentemente a mistura até observar que o milho dissolveu tanto quanto for possível.

3

A seguir, retire a panela com a água quente do fogo e verta com cuidado o líquido no recipiente onde está a solução de milho.

4

Continue mexendo a solução, pois graças à incorporação da água quente você facilitará que o amido de milho se dissolva rapidamente. Quando tiver dissolvido completamente, deixe esfriar a mistura à temperatura ambiente.

5

Após algumas horas, passe a goma por um coador e coloque o líquido -livre de resíduos- em uma garrafa com spray. Quando estiver dentro da garrafa com pulverizador, agite fortemente o líquido, antes de usá-lo e aplicá-lo sobre as peças de roupa.

6

Pronto! Você já tem sua goma para tecido caseira preparada para usar. Veja também como passar uma camisa enrugada nesta página e use sua própria goma.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer goma para tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer goma para tecido

2 comentários
Letícia
Quanto tempo posso armazena-lo e onde? Em geladeira ou armário da lavanderia?
Rony Bueno
Gostei muito da dica de como engomar tecido caseiro. Gostaria de saber como dissolver uma placa amarela que se forma embaixo das mangas das camisas. Parece um acúmulo de desodorante mais bactérias...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rony, nesse link poderá encontrar uma forma de eliminar as manchas de desodorante da roupa: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-mancha-de-desodorante-da-roupa-1355.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como fazer goma para tecido
Como fazer goma para tecido

Voltar ao topo da página