Como organizar uma biblioteca


Como organizar uma biblioteca

Existem alguns objetos no nosso cotidiano que merecem uma atenção e cuidados especial, e os livros são um deles, pois eles transmitem conhecimento, proporcionam bons momentos e ajudam a relaxar e refletir. Assim sendo é importante que lhes reserve um espaço especial, com o objetivo de os preservar ao longo dos anos, podendo passá-los de geração em geração. Amantes de livros costumam ter vários espalhados por sua casa, ou em um cômodo específico onde os guardam e no qual põem em prática a leitura com tranquilidade, geralmente uma biblioteca. Para saber como organizar uma biblioteca, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Imagem: lampert.com.br

Instruções
  1. Em primeiro lugar trate de reunir todos os seus livros. Poderá encontrá-los espalhados pela casa, em malas, na sua viatura e em outros locais dependendo da quantidade que tiver e da frequência com que os utiliza.

  2. Defina o tipo de organização que pretende ver representada na sua biblioteca. Será por gênero, autor, tamanho ou ordem alfabética?

  3. Passo 3 de 9 - <p>Uma forma f&aacute;cil de escolher a regra de organiza&ccedil;&atilde;o &eacute; <strong>perceber que livros tem</strong>. Se eles forem muito variados quanto a g&ecirc;nero e autor, disponha-os por g&ecirc;nero. Se tiver muitos livros dos mesmos autores, pode organiz&aacute;-los por ordem alfab&eacute;tica ou data de lan&ccedil;amento.</p><p>Imagem: dicas.gospelmais.com.br</p>

    Uma forma fácil de escolher a regra de organização é perceber que livros tem. Se eles forem muito variados quanto a gênero e autor, disponha-os por gênero. Se tiver muitos livros dos mesmos autores, pode organizá-los por ordem alfabética ou data de lançamento.

    Imagem: dicas.gospelmais.com.br

  4. Livros que estejam em mau estado de conservação ou que sejam muito antigos é preferível que fiquem guardados num espaço mais reservado, por isso coloque-os de lado e concentre-se nos outros.

  5. Escolha o cômodo para construir sua biblioteca. Deverá ser um espaço seco, arejado e que receba uma boa quantidade de luz ao longo do dia.

  6. Passo 6 de 9 - <p>Em seguida, planifique a arruma&ccedil;&atilde;o. A forma mais comum de organizar livros &eacute; atrav&eacute;s de estande, por isso escolha uma que tenha prateleiras de<strong> 35 cm de profundidade e 40 cm de altura</strong>. Tendo em conta estas medidas a maioria de seus livros caber&aacute; nas prateleiras. Estantes com m&oacute;dulos facilitam a separa&ccedil;&atilde;o de livros consoante a regra de organiza&ccedil;&atilde;o que estabeleceu.</p><p>Imagem: casadefilo.com</p>

    Em seguida, planifique a arrumação. A forma mais comum de organizar livros é através de estande, por isso escolha uma que tenha prateleiras de 35 cm de profundidade e 40 cm de altura. Tendo em conta estas medidas a maioria de seus livros caberá nas prateleiras. Estantes com módulos facilitam a separação de livros consoante a regra de organização que estabeleceu.

    Imagem: casadefilo.com

  7. Lembre-se de escolher um ou dois móveis fechados ou que combinem prateleiras com portas. O espaço fechado deles ficará reservado para guardar os seus livros mais debilitados.

  8. Passo 8 de 9 - <p>Com a arruma&ccedil;&atilde;o planificada, deixe algum espa&ccedil;o para a <strong>decora&ccedil;&atilde;o</strong>. Alguns m&oacute;dulos das estantes poder&atilde;o ficar vazios para preencher com fotografias emolduradas, arranjos florais, bolas de vidro ou com o seu livor preferido em destaque. N&atilde;o se esque&ccedil;a dos porta livros, essenciais para manter direitos os livros que n&atilde;o ocupam todo o espa&ccedil;o da prateleira.</p><p>Imagem: blog.lolahome.com.br</p>

    Com a arrumação planificada, deixe algum espaço para a decoração. Alguns módulos das estantes poderão ficar vazios para preencher com fotografias emolduradas, arranjos florais, bolas de vidro ou com o seu livor preferido em destaque. Não se esqueça dos porta livros, essenciais para manter direitos os livros que não ocupam todo o espaço da prateleira.

    Imagem: blog.lolahome.com.br

  9. Por último, tenha em atenção de que não deverá colocar os livros demasiado "colados" uns aos outros, pois isso irá dificultar na hora de tirar um e não permite o arejamento entre eles. Coloque também sachês anti-mofo e anti-umidade nas prateleiras de forma a manter os seus livros em bom estado ao longo do tempo.

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como organizar uma biblioteca, recomendamos que entre na nossa categoria de Ideias para a decoração do lar.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como organizar uma biblioteca:


                
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências