menu
Partilhar

Como fazer um cantinho da leitura em casa

 
Por Juliana Ribeiro. 21 janeiro 2022
Como fazer um cantinho da leitura em casa

Depois de um longo dia no escritório ou no trabalho, nada como chegar em casa, vestir uma roupa confortável e, acompanhado da sua bebida preferida, começar a ler aquele livro que você tanto gosta para se desconectar e se transportar para outras realidades.

A leitura é uma das atividades mais enriquecedoras que temos. É por isso que a maioria dos leitores anseia por ter um cantinho de leitura em algum momento de sua vida, onde possam ficar só e criar um espaço único e especial. Neste novo artigo do umCOMO vamos dar várias ideias para você decorar um espaço em sua casa e saber como fazer um cantinho da leitura em casa para crianças ou adultos com um pouco de imaginação.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como distribuir os móveis em um quarto

Poltrona do papai

Se imaginarmos um típico cantinho da leitura na sala, certamente não podemos deixar de ter uma grande poltrona que é o nosso lugar mais confortável da casa e na qual passamos horas. Esta é uma das ideias mais comuns para fazer um cantinho da leitura em casa e, se tiver espaço, pode colocá-la perto de uma luminária criando o canto de leitura quase de imediato.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Poltrona do papai

Cantinho da leitura no quarto

Você não sabe como preparar um cantinho da leitura? Se não tivermos uma sala muito grande, podemos adaptar o nosso cantinho de leitura no quarto, aproveitando alguns dos cantos com mais luz para colocar um bom tapete, um sofá confortável e uma mesinha para deixar uma xícara e um livro cada vez que terminarmos a leitura do dia.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Cantinho da leitura no quarto

Ao lado da janela

Como preparar um espaço para leitura? Ter uma fonte de luz é essencial para ter um bom cantinho de leitura em casa. É por isso que uma das opções é instalá-lo logo abaixo de uma janela, colocando um pequeno banquinho confortável para sentar-se ou reclinar-se para ler à luz natural.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Ao lado da janela

Cantinho da leitura minimalista

O minimalismo está na moda e pode ser uma das ideias que te incentiva a ter seu próprio cantinho da leitura. Se você não sabe como fazer um cantinho de leitura minimalista, deixamos o seguinte post para que você possa se orientar: Como decorar a casa com estilo minimalista.

Em geral, você deve saber que não importa onde você decida montá-lo, o importante é que seja uma decoração muito simples e limpa, que não o distraia do seu livro e lhe dê paz de espírito e ordem.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Cantinho da leitura minimalista

Com decoração natural

Outra das decorações para cantos de leitura que triunfa entre os amantes dos livros é o regresso à natureza. Optar por mesas e prateleiras de madeira, poltronas de cânhamo e mantas de algodão deixará o ambiente mais agradável e reconfortante para uma boa leitura.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Com decoração natural

Uma pequena biblioteca

Se você é daqueles que devora livros e precisa de um lugar para guardá-los, pode criar um cantinho de leitura na sala, que tenha uma pequena biblioteca ao lado com uma bela estante onde você guarda os livros que tem pendentes e possa tê-los sempre à mão.

Você pode encontrar ajuda para organizá-la em Como organizar uma biblioteca.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Uma pequena biblioteca

Sinta-se confortável no seu divã

Uma boa poltrona é confortável, mas não há nada como uma espreguiçadeira divã, a combinação perfeita entre uma poltrona e um sofá. Você pode colocá-la perto de uma luminária ou de uma janela para ter um cantinho da leitura perfeito e se deitar por horas lendo e relaxando após um dia de trabalho.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Sinta-se confortável no seu divã

Um cantinho compartilhado

Como criar um cantinho de leitura para dois? Se você tem espaço e seu parceiro também tem paixão pela leitura, você pode projetar um cantinho de leitura compartilhado em casa. Você só precisa escolher um espaço para isso e acomodar duas poltronas com uma pequena mesa no centro e uma luminária que possa iluminar vocês dois para desfrutar dessa atividade com companhia.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Um cantinho compartilhado

Seu cantinho secreto

Como fazer um cantinho para leitura em casa? Uma forma original de criar o seu cantinho de leitura é personalizando a decoração. Uma das ideias para dar mais privacidade é colocar um véu ou cortina que envolva o seu canto para que, durante o tempo em que você estiver lendo, ninguém o incomode e você se sinta em outro mundo.

Esta é uma opção perfeita de como fazer um cantinho da leitura infantil, já que a ideia de ter um esconderijo secreto é muito atraente para crianças, onde elas podem desenvolver a imaginação e o gosto pela leitura. Basta adicionar elementos divertidos como bichos de pelúcia, almofadas e brincar com uma decoração rica em texturas e cores. Além disso, você pode até incluir brinquedos ou uma barraca, elas vão adorar!

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Seu cantinho secreto

Um cantinho no chão

Se você tem interesse em saber como fazer cantinho da leitura infatil e não se convence com a barraca, outra opção para cantinhos de leitura para crianças é poder investir em um bom tapete e aproveitar o conforto de poder se espalhar no chão e ler sem se preocupar com espaço ou postura. Você só precisa ter certeza de que seja uma superfície quente e macia na qual você pode se deitar para ler por horas.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Um cantinho no chão

Balanço

É essencial que seu cantinho da leitura em casa seja confortável para que você possa ficar o tempo que quiser sem precisar corrigir sua postura. Uma das opções que nunca falham é uma cadeira de balanço. Desta forma, você estará em um balanço confortável e poderá relaxar e desconectar.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Balanço

Adapte sua área de trabalho

Se você não tem muito espaço na casa para colocar móveis e luminárias, pode aproveitar o espaço da sua área de trabalho e decorá-lo de uma forma que se sinta confortável. Esta ideia de como fazer um cantinho da leitura é prática e simples, pois desta forma, você aproveitará a luz e a superfície da sua mesa de escritório, mas ajudará você a se desconectar do seu local de trabalho com uma leitura enriquecedora.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Adapte sua área de trabalho

Um canto do seu terraço

Se você quer saber como preparar um espaço de leitura e tem um terraço coberto que pode usar durante todo o ano, pode torná-lo o seu lugar favorito da casa, colocando uma pequena superfície macia para se apoiar, algumas almofadas e uma grama artificial. Parecerá que você está no meio do campo lendo e também terá luz natural o dia todo.

Para lhe mostrar mais ideias e despertar a sua inspiração para criar o seu cantinho da leitura no terraço, deixamos-lhe aqui os seguintes artigos sobre Como decorar meu terraço e Como iluminar o terraço.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Um canto do seu terraço

Com mesa suplementar

Estamos dando grande importância às poltronas ou espreguiçadeiras divãs onde vamos sentar e ler. No entanto, para fazer um cantinho da leitura é importante ter uma boa mesa, já que muitas pessoas tendem a ficar com sono quando se deitam para ler depois de um longo dia. No entanto, se você tiver uma mesa grande extra, poderá ficar atento à leitura por horas.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Com mesa suplementar

Adapte-o a pequenos lugares

Você não precisa ter um espaço grande grande para ter seu próprio cantinho da leitura em casa. Pode adaptar o seu quarto, a sua área de trabalho ou colocar uma pequena mesa extra mas, além disso, também pode criá-lo através de pequenos detalhes. Um simples cobertor de um lado do sofá, com uma caixa de vime cheia de livros e revistas também pode se tornar seu espaço de leitura em casa, onde você pode se desconectar e ter um momento de privacidade para relaxar.

No caso do cantinho da leitura infantil, acrescente bichos de pelúcia, cores e texturas variadas para dar um toque divertido ao cômodo. Você também pode acrescentar brinquedos, fotos de animais, almofadas e coisas que as crianças gostam para criar um espaço para elas.

Como fazer um cantinho da leitura em casa - Adapte-o a pequenos lugares

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cantinho da leitura em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Conselhos

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer um cantinho da leitura em casa
1 de 16
Como fazer um cantinho da leitura em casa

Voltar ao topo da página