Ideias de decoração

Como organizar uma biblioteca

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como organizar uma biblioteca
Imagem: lampert.com.br

Existem alguns objetos no nosso cotidiano que merecem uma atenção e cuidados especial, e os livros são um deles, pois eles transmitem conhecimento, proporcionam bons momentos e ajudam a relaxar e refletir. Assim sendo é importante que lhes reserve um espaço especial, com o objetivo de os preservar ao longo dos anos, podendo passá-los de geração em geração. Amantes de livros costumam ter vários espalhados por sua casa, ou em um cômodo específico onde os guardam e no qual põem em prática a leitura com tranquilidade, geralmente uma biblioteca. Para saber como organizar uma biblioteca, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer um cantinho da leitura em casa

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar trate de reunir todos os seus livros. Poderá encontrá-los espalhados pela casa, em malas, na sua viatura e em outros locais dependendo da quantidade que tiver e da frequência com que os utiliza.

2

Defina o tipo de organização que pretende ver representada na sua biblioteca. Será por gênero, autor, tamanho ou ordem alfabética?

3

Uma forma fácil de escolher a regra de organização é perceber que livros tem. Se eles forem muito variados quanto a gênero e autor, disponha-os por gênero. Se tiver muitos livros dos mesmos autores, pode organizá-los por ordem alfabética ou data de lançamento.

Como organizar uma biblioteca - Passo 3
Imagem: dicas.gospelmais.com.br
4

Livros que estejam em mau estado de conservação ou que sejam muito antigos é preferível que fiquem guardados num espaço mais reservado, por isso coloque-os de lado e concentre-se nos outros.

5

Escolha o cômodo para construir sua biblioteca. Deverá ser um espaço seco, arejado e que receba uma boa quantidade de luz ao longo do dia.

6

Em seguida, planifique a arrumação. A forma mais comum de organizar livros é através de estande, por isso escolha uma que tenha prateleiras de 35 cm de profundidade e 40 cm de altura. Tendo em conta estas medidas a maioria de seus livros caberá nas prateleiras. Estantes com módulos facilitam a separação de livros consoante a regra de organização que estabeleceu.

Como organizar uma biblioteca - Passo 6
Imagem: casadefilo.com
7

Lembre-se de escolher um ou dois móveis fechados ou que combinem prateleiras com portas. O espaço fechado deles ficará reservado para guardar os seus livros mais debilitados.

8

Com a arrumação planificada, deixe algum espaço para a decoração. Alguns módulos das estantes poderão ficar vazios para preencher com fotografias emolduradas, arranjos florais, bolas de vidro ou com o seu livor preferido em destaque. Não se esqueça dos porta livros, essenciais para manter direitos os livros que não ocupam todo o espaço da prateleira.

Como organizar uma biblioteca - Passo 8
Imagem: blog.lolahome.com.br
9

Por último, tenha em atenção de que não deverá colocar os livros demasiado "colados" uns aos outros, pois isso irá dificultar na hora de tirar um e não permite o arejamento entre eles. Coloque também sachês anti-mofo e anti-umidade nas prateleiras de forma a manter os seus livros em bom estado ao longo do tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma biblioteca, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Bianca
Precisava de uma lista de gêneros
Imagem: lampert.com.br
Imagem: dicas.gospelmais.com.br
Imagem: casadefilo.com
Imagem: blog.lolahome.com.br
1 de 4
Como organizar uma biblioteca