menu
Partilhar

Como fechar uma varanda gastando pouco

 
Por Redação umCOMO. 20 agosto 2021
Como fechar uma varanda gastando pouco

Ampliar o espaço-útil da casa, criar um novo ambiente acolhedor para desfrutar o ano inteiro, ganhar intimidade frente aos olhares dos vizinhos ou melhorar o isolamento da casa são algumas das vantagens que implica o fechamento de uma varanda. Entretanto, esse pode ser um processo caro e complexo a não ser que... evitemos as obras!

Se você está pensando em fechar sua varanda, leve em consideração que nem sempre fazer obras e gastar muito dinheiro é necessário para fazer seu sonho se concretizar. Descubra como fechar uma varanda gastando pouco neste artigo do umCOMO e transforme em realidade esse projeto que você tem em mente em menos tempo que você imagina!

Também lhe pode interessar: Como decorar uma sala com pouco orçamento

Toldos

Se você quer saber como fechar uma varanda gastando pouco, tem que conhecer a ampla variedade de toldos, fixos ou retráteis, que tem à sua disposição e que podem adaptar-se a qualquer espaço: toldos do tipo vela para o teto, toldos verticais para dar forma às paredes...

Combinar diferentes tipos de toldos é uma das melhores ideias para fechar uma varanda sem fazer obra e, se algum dia mudar de ideia e quiser que ela volte a ser aberta, só terá que retirar esses elementos e pronto!

Carpintaria metálica

A carpintaria metálica permite fechar uma varanda de forma hermética acoplando os perfis metálicos, geralmente de alumínio ou PVC, às medidas do espaço que se quer fechar. Se você quer fechar varanda com PVC, por exemplo, saiba que a instalação é simples e não requer obras. Além do mais, você poderá fazer o fechamento como preferir, escolhendo portas e janelas, corredeiras, articuladas, dobráveis....

Fechar varanda com madeira

Você também pode ter uma varanda fechada com madeira. Se o que te preocupa é fechá-la para que não te vejam, os painéis de madeira são uma excelente opção. Existem painéis de distintas medidas e desenhos que permitem diferentes graus de ocultação. Com eles, você poderá fechar uma varanda gastando pouco dinheiro e dar um toque acolhedor típico da madeira.

Outra boa ideia são os pergolados de madeira, ideais como estrutura básica para o fechamento de superfícies amplas como grandes varandas ou áticos.

Se você quer conhecer uma maneira de enfeitar um pergolado de madeira de forma natural, veja o nosso artigo sobre a trepadeira brinco de princesa em pergolado.

Como fechar uma varanda gastando pouco - Fechar varanda com madeira

Varanda fechada com vidro

As cortinas de vidro são uma opção ideal se você quiser ter uma varanda panorâmica e desfrutar de bonitas vistas, inclusive nos meses mais frios do ano. As cortinas de vidro são fabricadas em um tipo de vidro específico, altamente resistente, que se instala sem perfis, conseguindo, assim, que o fechamento seja invisível. Os painéis podem ficar fixos ou abrirem-se totalmente ou parcialmente, como você preferir.

Painéis de sanduíche ou pladur

O painel de sanduíche é um material resistente e com boas propriedades isolantes, que o convertem em um bom candidato para quando você se pergunta como fechar uma varanda gastando pouco, especialmente em lugares de temperaturas extremas (tanto frio, como calor). Outra opção pode ser realizar o fechamento com pladur, ainda que, neste caso, você terá que confirmar que se trata de pladur para exterior.

As duas possibilidades são especialmente adequadas quando o objetivo do fechamento é fazer da varanda um cômodo a mais em casa.

Cercas e estacas

As de cercas de bambu ou palha, tanto natural como artificial, também são elementos de ocultação ideais para fechar uma varanda sem obras. São muito acolhedoras, já que dão certo aspecto de lar à varanda com um toque natural.

Além do mais, se você quiser opções originais para fechar uma varanda gastando pouco, pode colocar pallets de madeira que para criar um jardim vertical, simplesmente colocando vasos com plantas pendentes e trepadeiras. Esse tipo de jardim é, sem dúvidas, é uma das melhores ideias para decorar uma varanda gastando pouco.

Como fechar uma varanda gastando pouco - Cercas e estacas

Varanda fechada com grade

Se você quer saber como fechar uma varanda gastando pouco, existe uma solução econômica que, além do mais, te fará ganhar muita intimidade: são as grades. Existem grades de diferentes materiais: plástico, polietileno, PVC... e com tonalidades muito diversas entre as quais você pode escolher a que melhor se adapte ao seu entorno e seu gosto.

As grades se fixam de forma simples e em pouco tempo, por isso poderá instalar você mesmo e economizar dinheiro.

Pranchas metálicas

As pranchas metálicas, mais ou menos grossas, podem ser utilizadas não só para fazer cercados para jardins, como, também, para fechar varandas sem obras. Para isso, utilizam-se metais galvanizados, que evitam a aparição de óxido e oferecem um sem fim de possibilidades de desenhos e acabamentos.

Estas pranchas são uma solução econômica, tanto para fechar as laterais da varanda, como para criar um telhado que proteja da chuva e do sol. Por isso, pode ser o complemento perfeito da carpintaria metálica.

Se essas ideias sobre como fechar varanda gastando pouco te inspiraram, não perca as melhores opções para decorar a sua varanda com plantas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fechar uma varanda gastando pouco, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Combine diferentes elementos. Se você quer fechar uma varanda gastando pouco, coloque sua imaginação para funcionar e teste combinar distintos elementos. Por exemplo, você pode optar por colocar um pergolado e fechar as laterais com um toldo vertical transparente ou semitransparente para um melhor isolamento sem perder a luminosidade. Se quiser também pode testar fazer um fechamento de varanda econômico com cerca de bambu ou palha e adicionar um telhado de vidro ou policarbonato que, inclusive, pode ser motorizado. Como você pode ver, existem muitas ideias para fechar uma varanda gastando pouco e sem obras! Desta vez não é mãos a obras e, sim, mão na massa!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fechar uma varanda gastando pouco
1 de 3
Como fechar uma varanda gastando pouco

Voltar ao topo da página