Ideias para decorar a sala de jantar

Como decorar uma sala de jantar pequena

Como decorar uma sala de jantar pequena
Imagem: ikea.com

Quando uma casa tem uma sala de jantar mais pequena do que o normal, a decoração dessa divisão é um pouco mais complicada se não tiver uma ideia do que quer e se não souber por onde começar. Devemos pensar na forma e no tamanho tanto dos móveis como de todos os elementos decorativos para aproveitar o espaço e fazer com que a nossa pequena sala de jantar seja igualmente elegante e acolhedora com uma grande sala. Neste artigo de umComo.com.br queremos ajudar com alguns truques simples que servirão para decorar uma sala de jantar pequena.

Também lhe pode interessar: Como decorar uma sala pequena
Passos a seguir:
1

Há dois factores principais que servem para ampliar uma divisão da nossa casa, o primeiro de todos: utilizar tons claros e pasteis para pintar as paredes. Cores como o branco, o marfim, o amarelo e o salmão pálido são tonalidades perfeitas para trazer mais luz e brilho para a sala de jantar. Colocaremos o toque da cor através de objetos decorativos como pequenos tapetes, flores ou quadros.

Como decorar uma sala de jantar pequena - Passo 1
Imagem: loadpaper.com
2

O segundo elemento chave para fazer com que a sala de jantar pareça maior do que é, sem dúvida, é colocar espelhos. São objetos que trazem uma maior amplitude e multiplicam a luz natural que entra pelas janelas e pelas portas. Coloque um ou dois na parede, encontrará designs modernos, clássicos, simples, extravagantes... onde poderá escolher aqueles que mais lhe agradar.

Como decorar uma sala de jantar pequena - Passo 2
Imagem: portobello.com.br
3

Quanto ao mobiliário, o melhor é optar por móveis baixos e determinar a forma e o tamanho de cada um. As mesas redondas de vidro ou acrílico são mais favoráveis para espaços pequenos, do que as típicas mesas retangulares de madeira maciça. Pense que uma mesa retangular de madeira escura será muito cansativa e absorverá muita luz. Complemente a mesa de vidro com cadeiras finas, de linha fina e sem apoios para os braços para economizar espaço.

Como decorar uma sala de jantar pequena - Passo 3
Imagem: moveisdecorando.com.br
4

Poderá aproveitar o espaço restante, para colocar outros elementos decorativos como candeeiros de pé, aparadores, mesas ou estantes com objetos decorativos.

5

A ordem é essencial em espaços pequenos. Ter tudo no seu lugar e guardado é a melhor maneira de fazer com que a sua divisão não pareça mais pequena do que aquilo que já é. Se pretender ter uma peça de mobiliário para guardar e expor os seus pratos preferidos ou outros objetos, coloque um pequeno armário de exposição num canto da sala e tente que encaixe perfeitamente com o estilo de decoração da sala.

Como decorar uma sala de jantar pequena - Passo 5
Imagem: coresdacasa.com.br
6

Nas salas de jantar pequenas é importante dispor de uma boa iluminação. Recomendamos que combine luz natural com iluminação artificial e escolha umas cortinas simples que não sejam muito pesadas nem com um tecido grosso. Lembre-se que quanto mais luz entrar para a sala de jantar, maior será a sensação de espaço.

Como decorar uma sala de jantar pequena - Passo 6
Imagem: liderinteriores.com.br
7

Se lhe interessar conhecer alguns truques para decorar outros espaços pequenos no seu apartamento, visite os nossos artigos relacionados com divisões como a cozinha ou os quartos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar uma sala de jantar pequena, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Mirian Mücke de Vargas
Tenho uma mesa oval de vidro, 1,80 mt cadeiras baixas sem braços, o ambiente é pequeno. Sala de jantar e estar juntos. Gostaria de colocar um vaso com lírios brancos. Devo colocar que tipo de vaso, alto ou baixo, quadrado, redondo? Agradeço se me der uma ajuda.
Vanessa Lopes
Helenice obrigada pelo seu comentário :)
Helenice
Nossa, parabéns pelo excelente artigo, compartilho algumas imagens de mesa de jantar: http://www.
Maria Aparecida Bueno
Acabo de comprar um apto desse populares minusculo,as salas são conjugadas e a medida é de 2,40/4.45 ,tenho uma arca de imbuia que tem +ou-60 anos ela tem 1,60 de largura e a minha mesa 0,85/1,30 tbm na cor imbuia c/ vidro no meio.eu queria pintar a arca (uso como cristaleira),mas todos restauradores que a vêem diz que vou estraga-la a minha duvida é se deixa-la na cor natural(imbuia) vai diminuir o ambiente ja que a mesa tbm é escura? obrigada fico no aguardo
Imagem: ikea.com
Imagem: loadpaper.com
Imagem: portobello.com.br
Imagem: moveisdecorando.com.br
Imagem: coresdacasa.com.br
Imagem: liderinteriores.com.br
1 de 6
Como decorar uma sala de jantar pequena