Cadeiras de vime

Como restaurar uma cadeira de vime de exterior

Como restaurar uma cadeira de vime de exterior

Quem tem algum terraço ou jardim em sua casa, por pequenos que possam ser, adora fazer vida ao ar livre durante todo o verão. Para isso é necessário que você tenha cadeiras e uma mesa para assim poder aproveitar e comer ao ar livre. Muitas vezes estes móveis são de vime, que é uma fibra vegetal utilizada para fazer peças artesanais como, por exemplo, cestas ou cadeiras. Mas este tipo de material é pouco resistente às alterações climáticas e com o tempo estraga. São muitas as pessoas que quando veem que um de seus móveis está em mau estado jogam fora. Mas não é necessário, te contamos como restaurar uma cadeira de vime de exterior para assim poder desfrutar novamente dela.

Vai precisar de:

  • Pano
  • Escova de pontas
  • Recipiente
  • Água
  • Terra abrasiva
  • Mangueira de pressão
  • Pistola de silicone ou um tubo de cola universal
  • Tinta
  • Verniz incolor para exteriores
Também lhe pode interessar: Como restaurar uma cadeira de madeira

Passos a seguir:

1

Passe um pano seco por toda a cadeira para tirar o pó e as farpas que possa ter. A seguir ponha um pouco de água em um recipiente, umedeça o pano e passe-o novamente pela cadeira.

2

Depois você deve utilizar uma escova de pontas com um pouco de terra abrasiva e passá-la por todos os cantos da cadeira, como se esfregasse, assim será mais fácil a tarefa e você vai ter certeza de limpá-la completamente. Você poderá tirar os restos de gordura que a cadeira possa ter e esse pó que se encontra em lugares escondidos e de difícil acesso para ser removido com o pano.

3

Quando tiver limpado todos os cantos da cadeira, use uma mangueira com bastante pressão para tirar toda a sujeira e depois deixe secar.

4

Uma vez que a cadeira de vime estiver completamente seca, você deve restaurar as partes que se soltaram ou que tenham farpas a ponto de quebrar. Para recuperar estas partes você precisa usar uma pistola de silicone ou caso se trate de um reparo mínimo pode fazê-lo com uma cola universal, para colar as partes que se soltaram ou que estão a ponto de quebrar. Quando tiver aplicado o silicone e/ou a cola, você deve deixar a cadeira secar durante umas horas ao ar livre.

5

Finalmente, passadas as horas para que o silicone seque, você pode continuar trabalhando na cadeira. Agora você vai precisar melhorar o aspecto dela. Para isso, você poderá pintá-la e assim cobrirá os defeitos ao mesmo tempo em que pode mudar sua cor.

6

Quando a tinta estiver seca, aplique uma camada de verniz incolor para exteriores em toda a cadeira e deixe-o secar durante umas horas. Passado esse tempo, você poderá voltar a desfrutar do seu espaço exterior com sua cadeira de vime.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como restaurar uma cadeira de vime de exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos

  • Pode utilizar este método para recuperar qualquer peça de vime que tiver.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elizabeth
Gostei da reportagem, apesar de não ter fotos. Mas, o meu interesse maior é restaurar 02 poltronas de vime, que pertenceram a minha avó e, hoje, encontram em um canto, com pernas e outras pecinhas de sustentação quebradas. A cidade onde moro os poucos restauradores que encontrei, não trabalham com vime e nunca viram alguém trabalhar com esse tipo de material. Bom, então tenho que por a mão na massa e eu mesma restaurá-las. Já comprei feixes de vime, suficiente para a restauração. Mas preciso saber mais. Por exemplo: como tratar a madeira de vime que vou utilizar antes de iniciar o trabalho? Ou por onde eu começo a restauração? Vale dizer que as tranças e os acentos estão perfeitos. Por favor. Me ajudem. Preciso de um passo a passo para essa restauração. Obrigada. Beth
Maria da Penha Cezar ferreira
As cadeiras que preciso arrumar não são de vime, são de plástico PVC.poderiam por favor me dar alguma dica.
Como restaurar uma cadeira de vime de exterior